Dicas para escrever conteúdo relevante em blogs para mulheres

Por que falamos em escrever conteúdo relevante para mulheres em seu blog?

Antes que me perguntem por que esse é um post com foco na comunicação para mulheres, digo: comunicar para homens e mulheres é completamente diferente. 

Você não pode entrar nos hábitos diários de leitura de uma mulher , se não compreendê-la e dominar o assunto que ela busca informação. E essa é uma tarefa difícil!

Quando se trata de gerar conteúdo relevante em blogs para as mulheres, é seguro dizer que a abordagem cor-de-rosa e delicada já está mais do que antiquada, então cuidado com a pasteurização da informação!

Dirigir conteúdo para o público feminino é interagir com elas e fomentar o debate sobre problemas que são importantes para elas, assim como fazer uma conexão individual com áreas de interesse específicas.

As mulheres têm mais poder de compra do que você imagina. Quando se trata de consumir conteúdo ligado ao estilo de vida, à moda e às necessidades básicas do lar, as mulheres são as principais responsáveis pelas decisões na maioria dos lares.

Como produzir conteúdo relevante em blogs para mulheres

Se você possui uma linha de beleza, uma marca de jóias ou um spa, você quase sempre faz conteúdo para as mulheres. Mas você está escrevendo o tipo certo de conteúdo? As mulheres estão constantemente sujeitas a preconceitos de várias frentes – não seja uma delas. 

Aqui estão nossas dicas para criar conteúdo relevante em sua página dirigida a um público feminino.

1. Fuja dos estereótipos e da generalização

Embora as mulheres sejam geralmente vistas como um único grupo geral na sociedade, cada uma delas é uma personalidade única, multidimensional, com vários interesses e vivências. 

Há “mães”, “empresárias”, “esposas”, “estudantes” e muitas outras, cada uma delas com experiências de vida que formaram seus ideais e preferências. Tentar escrever para elas apenas como “mulheres” não será um bom plano a longo prazo.

2. Alinhe-se a uma causa 

Muitas mulheres optam por gastar seu tempo e dinheiro politicamente, apoiando e consumindo conteúdo de quem apoia causas relevantes

Desta forma, sentem que não estão apenas gastando tempo e dinheiro em seus desejos e necessidades, mas também ajudando e apoiando causas que são importantes e as representam. 

3. Entenda termos específicos do público feminino

Quando se trata de terminologia e de saber falar com as mulheres de maneira respeitosa, tenha certeza de saber do que se está falando. Apesar de estarmos em tempos “modernos”, o uso de algumas expressões e gírias pode ser inadequado ou ofensivo. 

Você pode ter um retorno indesejado se não estiver familiarizado com palavras específicas de nicho, portanto, pesquise como se comunicar com seu público-alvo.

4. Menos frases prontas, mais conexão

Ao invés de usar frases prontas, gírias da moda ou imagens clichê, procure ser o mais sincero e direto o possível no seu conteúdo.  Isto ajudará seu público-alvo feminino a se sentir mais conectado à sua escrita, convertendo-as em consumidoras dedicadas!

5. Cor-de-rosa não é coisa de mulher

Não é por ser rosa que é conteúdo relevante para as mulheres. Este é um dos preconceitos mais comuns que as mulheres experimentam. Não adianta apenas focar na estética do seu blog ou página para mostrar que você está se concentrando em captar a atenção das mulheres. 

Experimente diferentes estéticas, abordagens e linguagens para saber o que se encaixa melhor no seu público.

  1. Respeite a diversidade

Envolva todos os tipos de mulheres em seu conteúdo – mulheres trans, mulheres negras, mulheres LGBT, e outras. Apreciar a singularidade de suas identidades e pesquisar sobre seus interesses te ajudará muito a criar conteúdo relevante. Descubra seus interesses individuais se você quiser promover seus produtos e serviços para as mulheres.

Cada uma é única e especial à sua maneira, pois todas elas são distintas. Permita que seu conteúdo centrado na mulher absorva suas características e lhes forneça algo especialmente projetado para elas. 

Acolha o público feminino de hoje

Como as mulheres na cultura atual são muito versáteis, não há uma abordagem “receita pronta” para escrever conteúdo relevante para as mulheres. Para interagir efetivamente com grupos de mulheres, é fundamental que suas mensagens combinem com seus valores e necessidades compartilhados.

Produzir conteúdo relevante para mulheres é mais complexo do que colocar um rótulo cor-de-rosa em tudo o que você faz. Ao desenvolver a voz da sua página, leve em conta aspectos como etnia, idade, idioma, status socioeconômico, orientação sexual e religião.

No final, tudo se resume à compreensão e ao respeito. Procure aprender sobre seu público feminino e os problemas que ele enfrenta. Você ficará surpreso com os resultados depois que seu conteúdo se conectar com as mulheres!

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito correto o post e acredito que muitas “blogueiras” deveriam ler, afinal o que mais vejo é exatamente a pausterização da informação e os blogs estão se tornando tudo mais do mesmo.

    Parabéns pelo post.

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