Criando a melhor estrutura de URL para SEO

A maioria de seus visitantes chega ao seu site através de um link, assim você pode estar se perguntando se importa mesmo o que está escrito no URL de uma determinada página.

Pode ser uma surpresa pra você, mas a estrutura de seus URLs é de fato super importante para o seu SEO on-site.

As URLs são componentes críticos na criação de um site bem otimizado e amigável em termos de SEO. As URLs definem a relação e a estrutura de todo o conteúdo em um site. 

Sem uma estrutura de URL eficaz, os mecanismos de busca e os próprios visitantes teriam dificuldade para navegar em seu site. Ou até mesmo não conseguiriam acessar as informações de jeito nenhum.

Estruturas de URL podem, e devem, ser diferentes

Nem todos os sites utilizam a mesma estrutura de URL. Isto já é de se esperar, já que a estrutura de URL de uma página é determinada pelas particularidades do site.

A estrutura de URL de um blog pode ser diferente da de uma loja on-line, de um site de notícias ou de uma rede social, por exemplo. 

A estrutura de URL varia de acordo com os objetivos do site, mas não importa o formato adotado, as boas práticas básicas permanecem as mesmas para garantir uma estrutura de URL consistente.

Exemplos práticos de estrutura de URL

Para o site da sua empresa

Se você tem um site que fornece informações sobre sua empresa e serviços (sem loja on-line ou blog), recomendo usar a menor URL possível. Isto permite que os leitores retornem facilmente a estas páginas e mantém suas URLs limpas e simples. 

Ao criar um site corporativo, tente mantê-lo bem básico, evitando as URLs longas e desnecessárias.

http://exemplo.com.br/contato/

http://exemplo.com.br/sobre-nos/

Para lojas online

Quando se trata de uma loja on-line, você tem duas opções para as URLs das páginas de seus produtos:

http://exemplo.com.br/produto/

http://exemplo.com.br/categoria/produto/

Quando você cria uma página de produto, certos sistemas de gerenciamento de conteúdo geram automaticamente as URLs. Se for o caso da sua página, você pode usar rel=canônico para direcionar o mecanismo de busca para aquele que você deseja ver nos resultados.

Mesmo assim, o assunto da estrutura de URLs permanece em aberto. Quando se trata de uma loja on-line, você pode usar URLs para informar os visitantes sobre sua linha de produtos. Por exemplo, se sua loja tem categorias que facilitam a divisão dos produtos, adicione também estas categorias em sua URL. 

Como resultado, sua URL, breadcrumbs e menu indicarão onde o visitante está em seu website e o que mais ele pode esperar encontrar:

http://exemplo.com.br/roupas/camisetas

http://exemplo.com.br/mercadorias/camisetas

No exemplo acima, as categorias incluídas na URL indicam os produtos adicionais que podem ser encontrados naquele site. 

Pode ser também uma boa idéia para SEO adicionar a categoria, já que categoria e produto estão intimamente relacionados, e isto pode ajudar o mecanismo de busca a entender suas páginas um pouco melhor.

Para blogs

Se sua página se trata de um blog ou site de notícias, há duas maneiras de encarar a estrutura de URL:

  • http://exemplo.com.br/post-titulo/
    Se seu site em geral tem um tema único e forte, você pode considerar focar apenas no título do post para construir uma URL favorável ao SEO. 

Se o seu material for sempre consistente, as ferramentas de busca vão entender o tema principal do site, então não há necessidade de incluir isso no URL.

  • http://exemplo.com.br/categoria/post-titulo/
    Quando você tem um site onde você escreve sobre muitos temas, incluir o tema na estrutura de URL é uma boa idéia. Isto ajudará tanto os visitantes do site quanto às ferramentas de busca a entender o conteúdo da página. 

O nome da categoria fornece um contexto extra e uma indicação de que outros artigos podem ser encontrados na página. 

Por que a estrutura de URL importa para SEO?

As URLs são a organização de todo o conteúdo do seu site. Elas são o link entre o seu conteúdo e o visitante. Uma boa estrutura de URL importa e afeta seu SEO por duas razões principais: 

Experiência do usuário

Quando se trata de SEO, o componente mais crítico é uma excelente experiência para o usuário.

Use uma estrutura sensata de URL, com hierarquia de páginas, para melhorar a experiência dos seus usuários. Eles acharão mais fácil navegar pelo seu site se o conteúdo for organizado de forma lógica.

A intenção deve ser tornar seu site o mais simples possível de usar, para que os visitantes possam navegar por ele com confiança e não com confusão.

Além de usar uma estrutura de URL com organização intuitiva, otimizar esse URL para SEO vai ajudar bastante, e vamos ensinar como mais pra frente aqui no artigo.  URLs simples, fáceis de ler e que incluam palavras-chave são um bom exemplo de otimização em termos de SEO.

Por exemplo, se o usuário está buscando informações sobre brigadeiro, uma URL como https://pt.wikipedia.org/wiki/brigadeiro vai provavelmente fazê-lo clicar no link.

Já uma URL como https://www.example.com.br/index.php?id_wca=490&clcp17sap não explica nada do que o usuário pode encontrar na página, e muita gente (eu inclusive) pode não querer arriscar clicar neste link.

URLs otimizadas para SEO, com palavras-chave descritivas e claras, além de facilitar a experiência do usuário, ajudam as ferramentas de busca a entregar resultados relevantes para quem as usa.

Ranqueamento

As estruturas de URL informam ao mecanismo de busca sobre o conteúdo das páginas distintas de um site e como elas se relacionam umas com as outras. Links internos ajudam muito com isto.

Quando você otimiza suas URLs para as pessoas, você acaba facilitando o rastreamento e o entendimento de seu site pelas ferramentas de busca para que elas possam encontrar material relevante.

O fato é que o Google usa URLs como elemento de classificação.

Isto significa que estruturas de URL melhoradas ajudam o Google PageRank, método pelo qual o Google determina o valor de uma página e sua relevância para uma pesquisa.

URLs otimizadas para SEO aumentam a probabilidade de que o link seja clicado, o que pode aumentar sua classificação no PageRank.

Boas práticas de SEO para sua estrutura de URL

Vou deixar aqui para você uma lista de boas práticas de SEO para se ter em mente na hora de criar sua URL:

  • Consistência é a chave do negócio: escolha um formato para a sua estrutura de URL e siga com ele por todas as páginas;
  • Palavras-chave! Elas vão ajudar a descrever o conteúdo das suas páginas, como já falamos mais acima;
  • Use o HTTPS e não HTTP na sua URL, por questões de segurança e para dar mais confiança ao usuário;
  • Procure ser sucinto na URL. Um limite de 80 caracteres é bem bacana. Nem curtas demais, nem de menos;
  • Use hífens (ao invés de espaços ou sublinhados) para separar as palavras;
  • Todas as palavras sempre em letras minúsculas;
  • Procure evitar preposições e palavras de ligação
  • Nada de pontuação e caracteres especiais!
  • Fuja das datas, para manter seu conteúdo atual;
  • Sua URL não deve ser uma cópia exata do título.

Montando sua estrutura de URL

Criar uma estrutura de URL consistente vai exigir um pouquinho de esforço e pesquisa, mas quando você conseguir definir sua estrutura primária, a escolha das URLs secundárias para cada uma das suas páginas é uma das partes mais simples SEO on-site.

Certifique-se de personalizar suas URLs para obter os melhores resultados, sempre. É um método simples para impulsionar seu SEO e garantir uma melhor experiência ao visitante.

Para o seu site, como foi o processo de estrutura das URLs? Me conta aqui nos comentários?

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