Em mais uma atualização oficial apresentada no Blog para Webmaster do Google nessa terça-feira (18 de Novembro), o que vem sendo falado a algum tempo começa a ficar cada vez mais claro. O quanto o gigante de busca está preocupado com Mobile e está tomando ações para começar a favorecer sites que já estão preparados.

O foco principal do comunicado foi apresentar como o Google está ajudando os usuários a encontrar páginas compátiveis com dipositivos movéis.
Quem nunca se deparou com um site onde você tem que forçar seus olhos ou dar um zoom na tela para poder ler o conteúdo?

Isso acontece todo dia e acreditamos que o objetivo principal com essa atualização, não é só favorecer quem está pronto, mas também incentiver webmasters do mundo todo a se planejar e preparar melhor; Pois mobile não para de crescer.
E para reforcar, podemos ver na projeção abaixo que nesse ano (2014) usuários mobile superariam o desktop. Projeção que foi confirmada em Janeiro pelo Search Engine Watch, quando o mobile passou desktop pela primeira vez na história.

grafico de crescimento de mobile de 2007-2015

 

Veja no exemplo abaixo. uma snippet que mostra a mensagem “Para Mobile”, indicando que aquele site está preparado para dispositivos móveis.

Resultado de busca do google com mensagem de que site está pronto para dispositivos móveis

De acordo com o Google, a mudança vai ocorrer mundialmente durante as próximas semanas. Então se seu site ainda não segue alguns dos critérios básico para mobile, veja o que você vai precisar atender para ganhar o selo “para mobile”.

  • Evitar softwares que não são compativeis com dispositivos móveis (Ex: Flash)
  • Manter seus textos legíveis sem necessidade de zoom
  • Ajustar o conteudo para ser apresentado na resolução atual sem necessidade de scoll horizontal.
  • Links que podem ser clicados sem problemas (Ex: Links com fontes e espaçamento adequado)

 

E por fim, para garatir que você fez tudo certo, que tal testar seu site para ver se ele já está compátivel com dispositivos móveis?