Comércio indiano aposta alto nas vendas por aplicativo

A Myntra.com, grande varejista online de moda indiana, decidiu fechar seu site recentemente. A varejista online decidiu concentrar toda a sua operação no aplicativo para dispositivos móveis. Segundo o The Times Of Índia, este é um dos primeiros exemplos de grandes players de e-commerce a migrar todo o modelo de negócio para o mobile. Outra empresa do mesmo grupo, a Flipkart.com, especializada em produtos eletrônicos, também deve seguir o mesmo caminho. A Flipkart adquiriu a Myntra em maio de 2014.

A Myntra está com todos seus canais de marketing voltados para a divulgação da migração para o aplicativo. O player atualmente atrai 80% de todo seu tráfego e 70% das suas vendas a partir do aplicativo. O Flipkart também traz bons números, com 60% das suas vendas vem do aplicativo. As duas empresas aparecem entre os top 7 e-commerces da Índia em 2014. Em terceiro lugar, a Flipkart vendeu 17,2 milhões em 2014 e em sexto lugar, a Myntra vendeu 9,2 milhões de dólares.

top7-sites-verejo-india

Segundo relatório publicado recentemente, a expectativa do mercado indiano de penetração (em porcentagem de usuários de internet) é um crescimento significativo de 9% em 2013 para 36% em 2020 impulsionado principalmente por vendas de comércio eletrônico. A Associação da Índia de Internet & Celular estima que o total de internautas superaram os 300 milhões em dezembro de 2014, com cerca de 60% através de conexões mobile.

No ranking mundial de participação do e-commerce em relação ao varejo, a Índia está na 21ª colocação. No mesmo ranking, o Brasil é o 15º com 3,8% de vendas pelo e-commerce. Por aqui, as vendas pelo celular (contando aplicativos e versão mobile de e-commerce) já chegaram a 10% dos 35,8 bilhões vendidos em 2014, segundo os dados divulgados pela E-bit. A líder mundial no e-commerce hoje é a China, com projeção para que o faturamento online supera a marca de 1 trilhão de dólares em 2018. O Brasil está em décimo lugar.

Share de e-commerce no Brasil cresce 2.1%

As vendas via mobile em e-commerces no Brasil representaram um total de 12,2% no primeiro trimestre de 2015, de acordo com dados da Criteo, empresa de tecnologia especializada em performance de marketing digital. Nos últimos três meses de 2014, esse tipo de venda representava 10.1% do total, sendo esperado que no mesmo período de 2015 o número chegue a 20%.

Ainda de acordo com os dados da empresa, a maioria das transações é realizada em smartphones, sendo que no primeiro trimestre dois terços de todo e-commerce foi realizado nesta plataforma. Entretanto, dados divulgados pelo Paypal mostram que apenas um a cada três consumidores já fizeram compras via smartphones.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.