como achar seu nichoEntão você ouviu naquele happy hour quinta passada que é possível ganhar dinheiro online …

Não só isso, você também ouviu que há gente tirando uma bela de uma boa renda só pela internet. Talvez até mais do que você ganha no seu trabalho, que você precisa ir dia após dia, enfrentar trânsito e tudo mais.

Curioso você começa a ir atrás e pesquisar mais para saber como é essa tal história de se ter um negócio próprio na web e como você também pode fazer para trabalhar de casa vestindo pijamas.

Sim … Nada conseguirá lhe parar e você irá até o fundo do oceano se precisar em busca da sua resposta.

Então você começa a ler sobre otimização de sites, tráfego, Google Adsense, mídias sociais e de quebra aprende mais um monte de acrônimos que você ainda não tem muita certeza de como usá-los ou para que servem: SEO, SEM, HTML, CSS, CTR, CTA, CRO etc.

Aos poucos as coisas começam a fazer sentido, mas mesmo assim parece que falta algo.

Você até já tem um ou até mais sites, consegue trazer certo tráfego para ele, talvez até alguns cliques em anúncios, mas por algum motivo, parece que você simplesmente não consegue ganhar o suficiente para largar tudo e ir trabalhar na praia levando um laptop nas costas e chamando ele de escritório.

Soa familiar!?

É, eu também já passei por isso e levou um tempo até eu descobrir porque eu simplesmente não conseguia atingir os resultados que eu achava que deveria atingir.

Mas não tema caro amigo, eu estou aqui para ajudar!

Escolhendo o seu nicho

A resposta para grande parte dos seus problemas está no nicho que você está atuando e como você está posicionado dentro dele.

“Ahh não … Mais um daqueles artigos que falam um monte, mas nada prático …”

Não, calma. Acompanhe o raciocínio e garanto que ao final deste artigo você terá uma melhor visão de onde e como você deve atuar se quiser ganhar dinheiro pela internet.

Vou falar uma verdade que poucas pessoas admitem:

A maioria dos nichos são PÉSSIMOS para se trabalhar!!

Pronto! Falei.

Isso não significa que não se consegue lucrar com eles, mas as suas chances são bem menores e o potencial de lucro também.

Mas então, como fazemos para garantir que estamos atuando em um mercado não só interessante, mas que também apresente uma maior chance de lucro e crescimento!?

Simples.

Deixe eu lhe apresentar …

Os 4 Grande Mercados

quatro grandes mercadosVou lhe apresentar o que eu gosto de chamar dos 4 grande mercados que nada mais são que mercados altamente lucrativos com maior chance de lucro para o seu negócio.

Sim, eles apresentam uma maior concorrência pois, ao contrário do que minha mãe insiste em dizer, eu não sou o cara mais inteligente (e bonito!) a existir na face da terra.

Com certeza há muitas outras pessoas muito mais inteligentes que eu e também sabem da existência dos 4 grandes mercados.

Mas quais são afinal os 4 grandes mercados?

  • Quero dinheiro;
  • Quero transar;
  • Não quero morrer;
  • Hobbies caros.

Vamos analisá-los um por vez:

Quero dinheiro

O 1° dos grandes mercados envolve tudo o que for relacionado a dinheiro: empresas, bancos, seguros, cartões de crédito, etc.

Basicamente tudo o que envolver transações e movimentação de dinheiro, seja por simples transações monetárias ou por negócios realizados por empresas, há uma boa chance de ser um mercado lucrativo.

Tudo que envolver como ganhar dinheiro, como investir, como economizar, como apostar, etc., tudo isto, provavelmente, oferecerá uma boa chance de lucro.

Quero transar

No nosso 2° grande mercado é tudo que for envolver relações e sexo.

Neste caso então categorias que se encaixariam aqui seriam divórcios, casamentos, sexo, relações pessoais, xavecos e toda indústria de conselhos amorosos e assim vai.

Relações pessoais (e perpetuação da espécie) são necessidades que nós sempre tivemos e que muito provavelmente ainda vai demorar MUITO para desaparecer.

Até talvez pelo contrário: com o avanço da internet, facebook e tudo mais, estamos cada vez mais conectados, mas ao mesmo tempo cada vez mais ansiosos e com conexão mais superficiais.

Não quero morrer

O 3° grande mercado lida com outra necessidade humana intrínseca: sobrevivência.

Dentro do mercado de “Não quero morrer” podemos incluir toda indústria de saúde e fitness como musculação, dietas, perda de peso, exercícios, esportes, etc.

Também incluso neste mercado estão combate a doenças, ervas medicinais e tudo aquilo que oferecer como solução para melhorar não só a qualidade de vida das pessoas, mas principalmente seu bem-estar físico.

Hobbies caros

O último 4° grande mercado se baseia em hobbies que temos, mas que envolvem uma grande quantia de dinheiro.

Esportes como futebol e volley por exemplo não se encaixam bem aqui (mesmo com alguns preços absurdos de chuteiras e tudo mais).

Os hobbies caros que me refiro aqui são esportes como: golf, mergulho, paraquedismo, kitesurfing, wakeboard, windsurf, polo etc.

Todos estes esportes que geralmente requerem um equipamento um pouco mais avançado do que 2 havaianas cravadas na areia para servir como trava de gol, provavelmente envolvem e giram bastante dinheiro.

Não só são caros, mas provavelmente as pessoas que praticam estes esportes são completamente apaixonados pelo esporte que praticam pela simples quantidade de dinheiro investida para praticar o esporte.

O pensamento, mesmo que inconsciente, é mais ou menos assim: “Agora que eu já gastei tudo isso, melhor eu aproveitar!”

O que fazer agora?

Agora você já sabe quais são os grandes mercados, você deve estar se perguntando:

“Tá … mas como diabos eu vou dominar o mercado de golf!? Há lojas e sites gigantes atuando neste setor.”

Você não vai.

O que iremos fazer agora é dividir o nosso mercado em fatias menores para nos posicionarmos de maneira favorável.

O segredo está em combinar dois ou mais dos grandes mercados para acharmos o nosso nicho de atuação ideal.

Vamos a exemplos:

Combinando 2 dos grandes mercados

Combine 2 grandes mercados e a chance de você achar um nicho menor que você não só pode dominar completamente, mas como também terá uma chance muito maior de lucro irá aumentar.

Acompanhe os exemplos:

QUERO DINHEIRO + HOBBIES CAROS

“Artesanato Em Madeira: Como Se Divertir E Lucrar Com Seu Hobby”

QUERO DINHEIRO + QUERO TRANSAR

“Como Envelhecer Sem Perder O Conforto Com Sua Mulher” (Investimento Para Casais)

QUERO DINHEIRO + HOBBIES CAROS

“Como Ser Pago para Viajar e Conhecer o Mundo” (Mochileiros)

QUERO DINHEIRO + NÃO QUERO MORRER

“Como Garantir O Melhor Plano De Saúde Para Sua Família (Sem Precisar Ter Que Vender O Seu Rim Para Isso)”

Conclusão

Estes são apenas alguns exemplos que dei aqui para mostrar como você pode combinar mercados e achar algum para estabelecer o seu negócio.

Ao focar em mercados menores dentro de mercados altamente lucrativos, você aumenta suas chances de desenvolver um empreendimento de sucesso.

Agora basta você adaptar as estratégias aqui apresentadas para que você comece hoje mesmo a desenvolver o seu empreendimento.

Qualquer dúvida que tiver ou se quiser uma opinião sobre o seu site e nicho de atuação, não hesite em postar um comentário abaixo que eu vou ter o maior prazer em lhe ajudar.

Até, se puder por favor deixe um comentário abaixo falando do que você achou deste texto e qual sua opinião sobre o assunto!

Bruno é o autor do Manual do Empreendedor Digital, um manual 100% gratuito que serve como um guia para aqueles que desejam iniciar o seu empreendimento digital hoje mesmo. Com mais de 100 páginas recheadas de puro conhecimento, o manual já ajudou centenas de pessoas e com certeza irá ajudar você também. Baixe gratuitamente o manual hoje mesmo – você não tem nada a perder e prometo que não irá se arrepender!
  • Fala Bruno!

    Muito boa essa dica de combinações de mercados!

    Valeu.

    Abraço!

    • Fala seu Maurício!

      Valeu pelos elogio ;) Se tiver mais algo que eu possa ajudar sou todo ouvidos

      Grande abraço fera!

  • Anderson

    Muito bom, cara. Gostei do texto, é o primeiro que leio aqui. Farei outras visitas ao site, com certeza.

    • Opa, td bem Anderson?

      Obrigado pelos elogios :)

      Fique a vontade para voltar ai no site. Eu sou apenas um entre tantos autores aqui do site e é um melhor que o outro! Então pode ter certeza que conteúdo de qualidade é o que não falta :)

      Qualquer dúvida só perguntar que estamos ai para ajudar!

      Grande abraço!

  • Viviane

    Adorei as dicas !! =)
    Você conseguiria me dar um exemplo de combinação de mercado para o serviço de fotografia para que eu possa entender melhor? Não consegui fazer a combinação com alguma dessas dicas que vc deu, não sei se foi por que não consegui entender rs ou por que não consegui combinar um ao outro.=/

    • Eai Vivi! Td bem?

      Claro! Deixa eu ver se consigo te ajudar:

      O que eu geralmente recomendo é que vc se especialize: seja qual for o nicho que vc decidir entrar (no caso dentro do ramo de fotogragia), vc tem que ter uma CLARISSISSIMA visao de como seria possivel vc se tornar A MELHOR no que vc faz … nem que para isso vc precisa subdividir (pode ser um nicho menor, ou começando pela sua propria cidade/bairro/grupo já é um bom ponto de partida)

      Dps disso vc poderia combinar com por exemplo o mercado “quero transar” que envolve relaçoes num geral. Uma que imediatamente vem a cabeça: casamento (pq acredito que vc não quer entrar na industriia porno haha apesar de provavelmente ter um bom $$$ envolvido ;))

      Vc poderia simplesmente se posicionar como A fotografa de casamento. Vc faz e somente faz casamentos e nada mais .. mas vc é a melhor nisso!

      “ah mas vou estar deixando de lado um monte de gente ..”

      Sim … mas isso é bom!

      O que é melhor? 5 clientes pagando $100 … ou 1 cliente pagando $500?

      Financeiramente, igual .. agora em termos de stress e negocio, eu prefiro MUITO mais 1 cliente de $500 :)

      E vc sendo especialista vc pode cobrar preços assim .. pq vc é uma especialista, vc se dedicou a somente essa area

      Fora que o casal que já está gastando uma paulada no casamento, n vai se importar em gastar um pouco a mais pra pegar “aquela fotografa DE CASAMENTOS que alguem do trabalho recomendou”

      Percebe como tem muito mais poder!?

      Dá uma procurada por “Kyle Hepp”. Ela tem um trabalho especializado em casamento bem diferenciado e nd digamos, “comum”..

      Com ctz um monte de gente n gosta e jamais contrataria … em compensação os POUCOS que gostam AMAM o trabalho dela e n se importam de pagar um pouco a mais .. e é exatamente estes que devem importar mesmo!

      Outra ideia: fotografia por si só já é um hobby. Há diversos cursos sobre como fotografar melhor etc. De repente vc poderia se especializar e ser professora de fotografos mesmo!! Mas nao geral … pq ninguem iria lhe pagar isso ..

      Novamente a resposta é especialização ..

      Por ex, se especiliza em fotos noturnas … ou de paisagens .. ou de animais .. ou de bebes .. e monta um curso sobre isso…

      Ai adivinha só quando aquele outro fotografo precisar aprender mais sobre sei lá, fotografia de bebes, quem ele vai ir atras!?

      O curso “aprenda a fotografar tudo, todos, em qualquer hora, lugar e dia”

      Ouuuuu…

      “Aprende a fotografar bebes, faze-los rir e tirar aquela foto que farão seus pais choraraem!”

      É esse que deve ser o pensamento ;)

      Ultima dica: VIAGEM + HOBBY (fotografia): como viajar o mundo tirando fotos e vender para revistas como national geographic.

      APOSTO que já algum curso assim nos EUA .. por aqui? Nao sei .. Quem sabe vc não faz o primeiro!? ;)

      Espero ter ajudado e qualquer coisa só aparecer lá no blog para mais dicas! Tb já recomendo que baixe o manual que tenho lá no site de graça que ai tb vc já recebe minha newsletter com mais um monte de dicas

      Abraçao e sucesso!!

      • Viviane

        Oi Brunoooo =)
        Td bem sim e vc?

        Fato, voce acabou de descrever meus pensamentos sombrios quando eu pensava em relação a só fotografar casamentos ou fotografar só um tipo de nicho, sempre pensei que se eu fotografar só casamentos ou só ensaios talvez eu estaria me limitando demais, porém lendo o que vc me escreveu, compreendi perfeitamente que vale MUITO MAIS a pena ser uma fotógrafa especialista em determinado nicho da fotografia do que ser a FOTOGRAFA que não tem especialidade em nada e fotografa tudo, não soa como confiavel e muito menos como bom fotógrafo pois quem não é especialista em nada, é como se não tivesse se encontrado ainda na fotografia !!

        Obrigada, por gartar seu tempo escrevendo e me ajudando, vc não sabe o quanto isso me acrescentou !! Obrigada !! Agora é hora de colocar os pensamentos no lugar e correr pra coloca por em prática ebaaaa =) YEHHHH

        • Eai Vivi! Fico feliz que eu tenha conseguido te ajudar :)

          Isso ai, agora é uma boa dose de trabalho que o sucesso é basicamente uma questão de tempo ;)

  • Viviane

    PS: Esqueci de comentar um outra coisa =)
    Lindas as fotos da Kyle Hepp !! Beliissimo trabalho !! Diferenciado e UNICO !!

  • Jeferson Souza

    Olá Bruno, parabéns pelo texto e pelo trabalho!
    A leitura foi muito útil para mim e eu fiquei com uma dúvida na cabeça: Será que eu posso aliar minha formação (logística) a alguma área de sistemas de informação gerencial? creio que este é um mercado em expansão e eu gostaria de explorá-lo e só fiquei em dúvida se eu posso usar seus ensinamentos como base para investir nesta área que oferece tantas oportunidades, principalmente na logística digital (E-commerce)

  • Fala Jéferson!

    Olha, pra ser sincero a sua pergunta não é tão simples de responder.

    Por um lado, sim, claro que vc pode, mas por outro: tem demanda? Como vc vai vender? Pra quem vc vai vender? Pode executar sozinho ou precisa de um time para conseguir fornecer uma solução completa para uma loja de e-commerce?

    Geralmente o maior problema é a execução em si e para saber se isso é realmente viável, ai só vc, que conhece melhor ambas áreas, para me dizer se vc realmente conseguiria viabilizar uma proposta.

    Tente imaginar como se alguem fosse investir no seu projeto e tente colocar passo a passo desde a criação até o recebimento dos pagamentos pelos clientes da prestação dos seus serviços.

    Se vc acha que consegue “fechar o circutio” então ótimo :)

    Grande abraço!

  • Luiz

    Olá Bruno gostei da frase ” ouviu naquele happy hour quinta passada que é possível ganhar dinheiro online “, comigo foi assim em 2006, nessa época estava não sabia nada de computador , rede sociais, internet, “EU TINHA MUITO MEDO DE COMPUTADOR”, mas quando você quer algo de verdade o aprendizado e conhecimento não tem limites, estudei sobre o assunto venho me aprimorando durante os anos em cursos, faculdades, livros, etc.. em 2010 criei um site, onde tive uma idéia de ajudar pessoas conhecendo as suas dificuldades na internet, coisas que geralmente temos medo de fazer, ou dúvidas de como fazer, não imginava que poderia ganhar US$2.651,60 Pagamento mais recente 26/11/2012, média mensal com somente com o site.

  • Vania

    Olá Bruno, adorei seu texto muito bom mesmo, entre todos que li o melhor até agora, eu estou procurando aonde me encaixo no mercado, eu tenho uma loja online de vestuários e um blog de moda, tanto para o público feminino como para o masculino, voce poderia me dar um exemplo de como me direcionar no mercado? obrigada.

    • Oi Vania!

      Olha o que eu recomendaria é parecido com o que falei pra Vivi:

      Foco na area onde você consiga ver claramente que você pode ser A MELHOR na area que você escolher.

      De repente pd ser vestuario feminino para fitness e musculação (que já deve ter uma bela competição mas é só como exemplo)

      Quanto mais focado melhor :)

      Abraços!

  • Américo

    Olá Bruno,
    Tudo bem ?
    Excelente seu artigo!Aqui ficou demonstrado como pode-se dizer muito escrevendo pouco;com objetividade.
    Vou baixar seu livro agora para aumentar meus conhecimentos digitais.
    Até breve.

  • leonardo

    olá bruno mt bom seu artigo!
    uma duvida:para quem está começando com seu nicho de mercado agora ,pode-se pesquisar na internet notícias relacionadas ao seu nicho de mercado e posta-lo em seu blog ou site?
    Se a resposta for sim.
    Isso não seria plagio?pois para quem está começando é mt dificil criar artigos para seu site ou blog.
    E se não for abusar muito da sua boa vontade,conte-nos como fez para criar seus primeiros artigos!

    Um grande abraço e mt sucesso

  • Olá Bruno. Já há algum tempo que sigo o seu
    trabalho e quero dar-lhe os parabéns…
    Grande Abraço

  • Pingback: ganhar | ganhandoblog()

  • ana

    Olá bruno
    Gostaria de saber a sua opinião sobre um blog de fotografia e moda
    um grande abraço.