Em meio a grande quantidade de informações disponibilizadas nos meios digitais,  ter um conteúdo que desperte interesse e seja relevante tornou-se obrigação e requisito básico para ser encontrado pelo  público alvo. Entretanto, muitos ignoram aspectos básicos de uma publicação bem sucedida na web, como a importância do estudo de palavras-chave, título, uma boa divulgação, monitoramento entre outros pontos essenciais para um bom posicionamento de um artigo ou post no google ou qualquer outro mecanismo de busca. Através desse artigo, lembraremos alguns pontos essencias e importantes para um bom rankeamento dentro do Google.

Palavras Chave

A busca na web sempre começa com palavras-chave. Entretanto, mesmo tendo conhecimento disso muitas vezes ignoramos e não dedicamos o tempo necessário para avaliar e estudar quais palavras-chave devem ser trabalhadas. O estudo das palavras-chaves irá revelar o que seu consumidor está procurando e fará grande diferença na qualidade e quantidade dos leitores de seu post.

Uma vez ouvi(acho que do Conrado Adolpho) que: “Descobrir o que seu mercado procura indica, o que seu mercado compra”. Isso é uma grande verdade, pois o estudo básico, além de fornecer informações e insights irá revelar as necessidades e desejos de seu público alvo .

Para um estudo de palavras chaves use as próprias ferramentas gratuitas do Google: GoogleAdWords – Ferramenta de Palavras-chave e Google Insights. Vale a pena também conferir a SEMRush, que é uma excelente ferramenta de análise para buscas.

Escrevendo o post

Agora, que já foram definidas as palavras-chave, é hora de começar a escrever o post com o assunto escolhido em função da demanda do público alvo.

É interessante que as palavras-chave escolhidas estejam presentes no título e no primeiro parágrafo do post, pois isso servirá como um “sinal” para o Google sobre qual assunto está se referindo o artigo. O primeiro parágrafo deve passar uma visão sobre o que se refere o assunto e incluir os pontos chaves que serão abordados.

Escolha do título

A escolha do título do blog é extremamente importante, pois cada vez mais estamos recebendo grande quantidade de informações, seja no email, timelines, SERP’s ou leitores de RSS e será através do título que o interesse pela leitura será despertado em seu público.

Uma formula interessante para composição do título é Ação + Descrição + Beneficio. Alguns exemplos do uso dessa composição:

  • Como ter / mais tempo / e aumentar sua produtividade
  • Como posicionar / seu site nos buscadores / e ter mais visitas

Naturalmente somos atraídos por listas numeradas, o que torna a composição de título com listas irresistível. Veja alguns exemplos:

  • 5 Dicas para obter mais tráfego para seu site
  • 4 Lições que aprendi com Steve Jobs sobre Marketing Digital

Muitos especialistas recomendam passar metade do tempo escrevendo um artigo e a outra metade escolhendo o título.

Imagem

Uma imagem vale por mil palavras…Coloque, ao menos, uma imagem em cada post e não esqueça de otimizar as imagens.

  • Renomeie corretamente as imagens colocando as palavras-chave(ex: redes-sociais-para-pequenas-empresas.jpg) ;
  • Insira a tag ALT(texto alternativo no Worpress), caso sua imagem não abra será substituído por esse texto indicando a que ser refere a imagem, além disso essa informação pode ser usada para o Google Images indexar a imagem;

Sites para conseguir imagens gratuitas:

FreeDigitalPhotos – imagens que podem ser usadas gratuitamente desde que cite a fonte.

Compfight – Reúne imagens do Flick com busca por tema.

Links

Enriqueça o artigo com menções e links externos(internos também) que irão contribuir para maiores informações do assunto que está sendo tratado. Além de contribuir com seu leitor, oferecendo um  aprofundamento sobre o tema, isso irá criar relacionamentos com outros blogueiros que oportunamente poderão retribuir o link para algum outro post ou informação em seu blog.

Na linkagem externa ou interna é importante trabalhar corretamente o texto âncora, pois estará indicando a que assunto o link para outra página está se referindo.

Comentários

Todo o comentário devem ser incentivado,  inclusive comentários que discordam do ponto de vista exposto no artigo. Quando outros leitores verificam muitos comentários,  acreditam que o conteúdo é bom e provavelmente irão ler o artigo e participar da discussão através dos comentários. Convide seu público a participar do debate através de “call to action” como: Qual sua opinião sobre ….? ou Gostaria de saber seu ponto de vista a respeito de…

Plugins de SEO

Para quem usa o gerenciador de conteúdo WordPress(se você não usa, não sabe o que está perdendo) existem plugins como WordPressSEO e AllinOneSEOPack que facilitam e ajudam bastante em algumas atividades de SEO como otimização do título, descrição, análise de palavras-chave e como escrever o artigo de forma amigável para os buscadores.

Plugin de SEO para Otimizar Artigos

Divulgue o post

Agora que o artigo já foi escrito, está otimizado, possui um ótimo título é hora de chamar atenção para  o post e divulgar no Twitter, linkedIn, Facebook, Google+  e qualquer outra rede social onde o público alvo está.

A maioria dos sites sociais possuem o campo do tipo “O que você fazendo”. O post deve ser colocado em cada uma dessas redes sociais  com uma observação ou frase para incentivar os leitores a ler e compartilhar o conteúdo. Para aumentar a produtividade é interessante usar ferramentas como Hootsuite e Tweetdeck que possibilitam a publicação em vários sites de uma única vez.

 

Além da publicação o post deve disponibilizar ferramentas que permitam o compartilhamento no próprio artigo. Isso irá possibilitar a seu leitor compartilhar com seus amigos e consequentemente aumentar a exposição do conteúdo.

Existem alguns plugins do Worpress que facilitam bastante esse trabalho:

Sociable
Shareaholic
DiggDigg

Monitore

Acompanhe, monitore e mensure  os resultados e indicadores. Acompanhe cada artigo com relação a: data, visitantes, comentários e links. De posse dessas informações poderá fazer uma análise interessante como, por exempo, separar os post pelo seu sucesso e determinar qual título teve melhor desempenho ou em qual data o post obteve mais repercussão e assim sucessivamente.

Além disso, a análise irá fornecer feedback e insights para desenvolver novas ações e avaliar se ações anteriores foram bem sucedidas ou não. De posse dessas informações use-as  para aprimorar o trabalho sistematicamente. A ferramenta indicada, logicamente é o GoogleAnalytics.

Conclusão

Com um conteúdo otimizado você estará entregando ao Google o que ele mais adora: conteúdo novo, relevante, inédito e oportuno. O Google, por sua vez, estará retribuindo com altos rankings para seu conteúdo. O trabalho de otimização pode ser resumido em:

  • Tenha comprometimento com uma programação de públicação de conteúdo. Experimente esse Plugin para programar publicação;
  • Crie conteúdo relevante e interessante;
  • Otimize cada post para as palavras-chave alvo;
  • Compartilhe o conteúdo;
  • Mensure, acompanhe e monitore e comece tudo novamente.

 

Tem novas idéias e estratégias? Gostaria de enriquecer esse conteúdo? participe com suas considerações e seus comentários:

Crédito imagem : DanielWambugu