Como ter sucesso em campanhas de marketing utilizando as notificações push

Se a sua empresa possui uma aplicativo, você sabe o que são as mensagens push. É possível enviar notificações para todas as pessoas que fizeram download do seu aplicativo.

Essas mensagens podem ser enviadas em conjunto com três ações:

  1. Ao clicar na notificação, o usuário abre seu aplicativo;
  2. Ao clicar na notificação, o usuário abre um link;
  3. Ao clicar na notificação, o usuário abre uma função do seu aplicativo.

Existem inúmeras possibilidades de utilizar as notificações push a favor de sua marca ou empresa.

Esta poderosa ferramenta de envio de mensagens para dispositivos móveis evolui constantemente, permitindo que os profissionais de marketing alcancem os clientes em dispositivos móveis como celulares e tablets. Não deve demorar para o envio de notificações push apareça em televisões do tipo smart e também em automóveis.

Mesmo com toda essa inovação e novas possibilidades que estão a caminho ainda existem diversas marcas que não tiram o máximo proveito da utilização das notificações push.

Algumas empresas simplesmente não enviam nenhum tipo de notificação para seus clientes ou enviam uma mensagem única para 100% dos usuários que atraiu para seu aplicativo, sem nenhum tipo de adaptação.

Empresas  no Brasil utilizam uma ou duas campanhas diferentes de envio de notificações. Ainda é raro encontrar marcas que exploram todas as possibilidades que este canal de comunicação oferece.

Dicas de campanhas para utilizar em seu aplicativo

Está curioso para saber quais oportunidades sua empresa está perdendo diariamente? Confira as dicas de campanhas que sua equipe de marketing poderá começar a utilizar hoje mesmo.

Campanha 1 – Mensagens urgentes

Existem mensagens que as empresas precisam que cheguem o mais rápido possível ao conhecimento dos clientes.

Exemplos:

  • Empresa que publica ou divulga noticias;
  • Aplicativos de entretenimento;
  • Comércio eletrônico com uma oferta que expira no dia.

Independente de sua área de atuação, utilizar as mensagens push é uma excelente maneira de espalhar uma “notícia”.

Mensagens push são enviadas para obter atenção (não importa o que o cliente esteja fazendo), o que permite alcançar as pessoas que não estão naquele momento utilizando seu aplicativo.

Notificações Push

Fonte da imagem: www.cntapps.com.br

Verifique a relevância da mensagem, pois você pode aborrecer o cliente se enviar dezenas de mensagens no mesmo dia. A mensagem pode ser considerada urgente para você e não significar nada para o cliente.

Campanha 2 – Lembretes

Os aplicativos de sucesso agregam valor ao usuário. Faça com que os seus clientes utilizem seu aplicativo por o considerarem útil. Uma boa maneira de demonstrar valor para o cliente é enviar as notificações push com lembretes do tipo: Gostaria de saber que horas iniciará o evento amanhã? Envie uma mensagem para todos que os interessados uma hora antes da abertura para lembrá-los do evento.

Notificações Push

Fonte da imagem: www.cntapps.com.br

Tal como sugerido na campanha anterior, este tipo de notificação só faz sentido se você tem certeza que os destinatários vão achar sua informação valiosa.

Campanha 3 – Promoções

Este estilo de campanha combina com aplicativos de venda (e-commerce), mas também é útil para qualquer tipo de aplicativo que precisa informar consumidores sobre algum desconto, oferta especial ou divulgar um período promocional. Enviar notificações para quem possui seu aplicativo instalado permite que pessoas que não estão utilizando seu aplicativo tenham conhecimento de uma promoção que está em andamento, mesmo sem estar com o app aberto.

Notificações Push

Fonte da imagem: www.cntapps.com.br

A dica é não utilizar as notificações push como fonte exclusiva de divulgação de uma promoção, pois você pode exagerar e levar seus clientes a desinstalar o seu aplicativo.

Campanha 4 – Divulgue as características

Após um período certamente seu aplicativo vai evoluir e sofrer uma série de modificações. A sua empresa vai lançar novos recursos e funcionalidades, e até mesmo novo design.

Neste caso, a utilização de notificação é uma maneira eficaz para manter os clientes informados sobre mudanças no aplicativo, mesmo que eles não tenham o hábito de abri-lo frequentemente.

Notificações Push

Fonte da imagem: www.cntapps.com.br

Para este tipo de campanha também é importante utilizar o bom senso. Não envie as notificações push cada vez que você atualizar seu aplicativo. Pense de forma estratégica e tente imaginar se a mudança está relacionada com algo que fará seu cliente ter vontade de conferir a novidade.

Campanha 5 – Divulgue novos conteúdos

Utilizando como exemplo um aplicativo com streaming de música, o envio e uma notificação será útil para divulgar uma nova faixa de um artista ou até mesmo um álbum dentro do seu app.

Notificações Push

Fonte da imagem: www.cntapps.com.br

Estude o comportamento dos seus clientes para que as campanhas possam atingir aqueles que tenham interesse em se envolver com o conteúdo que você está promovendo. A dica é você criar a opção do cliente escolher que tipo de notificação ele tem interesse em receber para evitar desinstalações futuras.

Campanha 6 – Mensagens baseadas em localização

Permite que o cliente receba uma notificação sobre um desconto especial que está acontecendo na loja naquele momento assim que ele entrar em seu estabelecimento ou passar por um raio de 1km do seu estabelecimento.

Também é interessante informar alguém que está dentro de um raio pré-estabelecido, que abriu um pub novo na cidade, por exemplo.

Esses tipos de campanhas de mensagens baseadas na localização do usuário podem encorajar o engajamento e também incentivar  o usuário a adquirir um produto ou serviço em promoção.

Notificações Push

Fonte da imagem: www.cntapps.com.br

Certifique-se que suas mensagens sejam relevantes, personalize-as de acordo com a localização e o interesse dos usuários do seu aplicativo. Controlar a frequência de envio de mensagens também evitará que alguém se aborreça com suas notificações push.

Como sua marca ou empresa utiliza este recurso hoje? Suas mensagens são relevantes para quem fez o download do aplicativo?

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