Priscila Saboia anuncia no Facebook, Google Adwords, Instagram e até no Snapchat. Para ela, a coisa mais importante em anunciar na internet é você ter bom produto

A personal organizer Priscila Saboia desde o início do seu negócio utiliza as redes sociais para divulgar o seu trabalho (Foto: Divulgação)
A personal organizer Priscila Saboia desde o início do seu negócio utiliza as redes sociais (Foto: Divulgação)

Se você é personal organizer saiba que as redes sociais podem ser uma excelente ferramenta para divulgar o seu trabalho. Priscila Saboia, é um ótimo exemplo disso. Ela é a responsável pelo blog Reorganize, que apresenta dicas super úteis e interessantes de como é possível deixar a casa arrumada sem enlouquecer. Como ela mesma ensina em um dos seus posts: apenas quinze minutos por dia resolvem muita coisa.

Priscila também sabe muito bem como divulgar o seu trabalho nas redes sociais, com a ajuda de aplicativos como Youtube, Instagram, Snapchat, Periscope, Facebook, entre outros. Devido ao sucesso de suas transmissões ela já foi convidada para participar até de programas de televisão, como o Fantástico e o É De Casa, ambos da Rede Globo.

Acompanhe a seguir a entrevista em que Priscila Saboia conta como começou a desenvolver o seu negócio utilizando os recursos das redes sociais, quais foram as maiores dificuldades do seu início como empreendedora e como está o cenário atual para os profissionais organização no Brasil.

Digitais do Marketing: Priscila, como e quando surgiu a ideia de abrir o seu próprio negócio? 

Priscila Saboia: Há uns seis anos eu trabalhava em uma grande empresa no setor de compras, mas estava cansada do mundo corporativo e queria montar meu próprio negócio. Como sempre fui organizada, estava sempre atento ao mercado de personal organizer nos Estados Unidos (berço da profissão) e pensei em unir o útil ao agradável: “por que não trabalhar ajudando pessoas que não conseguem se organizar com uma habilidade que é tão natural para mim?”.

Digitais do Marketing: Você demorou para colocar o seu projeto em prática? Quais foram as maiores dificuldades?

Priscila Saboia Quando resolvi ser personal organizer levei seis meses para colocar o projeto em prática. Durante este tempo pesquisei muito, fiz o planejamento do meu negócio e coloquei o site no ar. Só depois que organizei tudo e que larguei o meu emprego.

Digitais do Marketing: Como você utiliza a internet nos seus negócios?

Priscila Saboia: Desde o início, como já gostava de escrever, resolvi montar o blog. Em seguida, comecei a anunciar meus serviços e cursos na internet em todas as mídias. Anuncio hoje no Facebook, Google Adwords, Instagram e até no Snapchat. Para mim, a coisa mais importante em anunciar na internet (ou em qualquer outro lugar) é quando você ter um bom produto. Não adianta nada fazer seu cliente chegar ao seu site e o produto ser ruim, não ser de boa qualidade.

Digitais do Marketing: O que faz um personal organizer? Conta um pouco sobre como está o mercado atual para a profissão aqui no Brasil. Como você cobra pelo seu trabalho?

Priscila Saboia: Bom, uma personal organizer pode fazer muito mais do que alguns imaginam. Eu, por exemplo, não trabalho só com a organização de residências e escritórios, mas também com a organização da vida da pessoa. Muitas pessoas não têm a habilidade de se organizar no dia-a-dia e precisam de alguém que comece o trabalho. Há também o treinamento de empregados que faz grande diferença no relacionamento de patrão/empregado.

Antes de iniciar um novo trabalho, sempre procuro fazer o máximo de perguntas possível e conversar bastante para entender e analisar as reais necessidades da casa, da família e da pessoa. Com isso crio soluções reais que facilitam a vida de todos que moram ou trabalham naquele lugar. É um trabalho bem específico e diferenciado, por isso a necessidade de fazer algo voltado para cada pessoa.

Não trabalho com “pacotes fechados” e preços tabelados, pois isso vai variar em cada caso. Somente depois de analisar o ambiente e conversar um pouco sobre os hábitos da família, elaboro soluções que vão facilitar a vida de todos, sempre de acordo com as necessidades e interesses dos moradores. Depois passo a estimativa de tempo para que o serviço seja feito e valores.

Digitais do Marketing: Você lançou há algumas semanas o e-book gratuito Sete segredos de organização que você pode aplicar hoje. Onde está a vantagem em lançar um produto gratuito?  Como está sendo a aceitação do e-book?

Priscila Saboia Escrevi esse e-book em apenas 12 horas. Este produto online traz muita visibilidade, pois no site há vários textos meus agrupados, que precisariam de horas pesquisando no meu site para chegar a todo este conteúdo. Com o e-book consigo mostrar a qualidade do meu trabalho com a preocupação de fazer um bom produto, que poderia ser tranquilamente comercializado. Em troca do e-book gratuito consigo o cadastro das pessoas e tendo este cadastro começo a trocar emails com elas. Muitas pessoas ainda têm o hábito e gosta de receber conteúdo por email, mas têm preguiça fazer o cadastro nos sites. Com um presente como o e-book em troca, ela se cadastra com certeza (risos). A procura está sendo incrível! Em menos de 12 horas de lançamento já havia mais de 2 mil downloads. Fiquei realmente chocada com a aceitação e com os comentários legais da galera que está baixando (risos).

Digitais do Marketing: Como os demais profissionais de organização podem começar a divulgar o negócio deles na internet? Quais seriam as dicas que você daria a eles?

Priscila Saboia: A primeira dica é se interessar! Vejo muita gente dizer: “ah, eu não sou tecnológica”. Eu também não era! Sou uma velha neste sentido, mas quando vi que a internet era o caminho fui aprender.

Digitais do Marketing: Você pode dar alguma dica de organização aos nossos leitores neste início de ano?

Priscila Saboia: Faça! Não deixe para depois. Temos uma tendência a procrastinar tudo na vida. Por isso, vamos começar planejando o ano e fazendo o que colocamos na lista.

Jornalista pós-graduada em Comunicação com o Mercado pela ESPM-RJ, e em Gestão Estratégica da Comunicação, pelo IGEC/Facha. Gerente de Conteúdo e de Projetos do Digitais do Marketing. Redatora e Revisora da Web-Estratégica. Responsável pela Coluna Cultura Pop e Etc. do site Cabine Cultural e da Coluna Mãe 2.0 Beta do site Feminino e Além.