Facebook lança plataforma social para empresas

O Facebook anunciou o lançamento da sua plataforma social voltada para empresas, que funcionou em versão de testes durante um ano sob o nome de Facebook at Work e já conta com cerca de mil clientes.

O Workplace by Facebook é como se fosse uma versão profissional da rede social que pretende conectar todos os funcionários de uma empresa através do telefone celular.  A novidade traz uma interface bastante semelhante a do Facebook, mas não tem publicidade e funciona com a possibilidade de integração com sistemas de TI das empresas.

A plataforma promete não colher os dados dos usuários. Ela também vai funcionar de forma totalmente independente do Facebook, onde o que for compartilhando em um não será mostrado em outro. Jogos, como o Candy Crush, serão bloqueados na nova rede social.

Em entrevista a Agência Efe, o diretor do projeto, Julien Codorniou, contou que a plataforma tem o objetivo de levar a interação do Facebook para o ambiente de trabalho. Além disso, serão oferecidos novos recursos como dashboards e métricas para análises internas das empresas.  O objetivo é tornar a plataforma uma alternativa mais rápida do que o e-mail, o que significa se tornar um forte concorrente para o Slack e o Yammer, da Microsoft.

Workplace traz layout e recursos semelhantes ao Facebook (Foto: Divulgação/Facebook)
Workplace traz layout e recursos semelhantes ao Facebook (Foto: Divulgação/Facebook)

O serviço é independente do Facebook, embora funcione de forma similar, pois também conta com um mural, chat, transmissões ao vivo, grupos, traduções automáticas e ligações de voz e vídeo por IP. Integrada ao sistema tecnológico de cada empresa, a plataforma pode ser utilizada pelos sistemas operacionais iOS, Android ou por meio de um navegador.

Os preços do serviço serão definidos a partir do número de funcionários das organizações: US$ 3 por usuário ativo ao mês para empresas de até mil empregados, US$ 2 para as empresas de 1.001 a 10 mil funcionários e US$ 1 por usuário para as que tiverem mais de 10 mil profissionais.

As organizações sem fins lucrativos e as instituições educativas poderão utilizar o Workplace de forma gratuita. A fatura mensal dependerá do nível de uso. A empresa só pagará se seus funcionários utilizarem a plataforma. A rede oferece três meses gratuito de teste

Cerca de mil organizações já trabalham com a Workplace by Facebook, entre elas Danone, Booking.com, Starbucks, Oxfam e Save the Children.  Além disso, a rede social iniciou um programa de colaboração com sócios para impulsionar a implantação da plataforma entre os seus clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.