O mês de outubro começou com uma excelente novidade do Google, com o lançamento do Google Tag Manager – ferramenta que permite o gerenciamento de tags do seu site.

Com uma simples tag instalada dentro da tag <body> é possível resolver aqueles dezenas de problemas que temos hoje na interface entre agência, cliente, galera de métricas e equipe de TI. Uma vez implementada uma simples tag em todas as páginas do site é possível adicionar diversas tags desde conversões do Google AdWords em páginas específicas do site ou até mesmo tags customizadas.

Esta nova funcionalidade trás diversos recursos interessantes como o uso de expressões regulares, controle de versões anteriores, acesso a múltiplos usuários e ainda a possibilidade de configurar macros para que as tags sejam inseridas somente em situações específicas.

Veja o vídeo institucional do Google Tag Manager:

 

Como criar um perfil no Google Tag Manager

Primeiro passo é criação do perfil no site http://www.google.com/tagmanager – no qual você poderá agrupar todas as tags de um site.

Criando perfil no Google Tag Manager

 

Segundo passo é a inserção do domínio que você irá gerenciar, basta inserir o domínio sem o WWW.

Inserção do domínio

Agora basta copiar o código fornecido pelo Google e o inserir dentro da tag <body> do seu HTML, caso você esteja utilizando o gerenciador de conteúdo (CMS) WordPress para seu site, você pode seguir as seguintes instruções:

Vá ao menu lateral Aparência > Editor e no arquivo header.php insira o código logo após a tag <body> que provavelmente estará neste arquivo do seu template.

Editor do template do WordPress

 

Depois de inserir a tag do Google Tag Manager, você pode adicionar até 6 tags diferentes:

  • Código Remarketing do Google AdWords
  • Tag de conversão do Google AdWords
  • Código do Google Analytics
  • Tag do DoubleClick
  • Tag HTML Customizada
  • Tag Imagem Customizada

Google Tag Manager

Como instalar a tag de conversão do Google AdWords

Clique uma nova tag no sistema e adicione “AdWords Conversion Tracking”

Configurando a tag de conversão Google AdWords

O processo é bem simples basta adicionar as informações necessárias para que o Tag Manager monte sua tag de acompanhamento na página de conversão, para isso você precisa preencher as seguintes informações:

  • Conversion ID
  • Conversion Label

Informações da Tag de Conversão

Agora você só precisar criar uma regra para que a tag seja adiciona na página que vem logo após o envio do formulário de contato ou na página de download, enfim na página de  conversão.

Página de Conversão

E pronto tag de conversão do Google AdWords instalada com sucesso e você não precisou esperar 15 dias para a equipe de TI implementar :)

O procedimento para os demais modelos de tags são semelhantes e combinando tudo isso com expressões regulares e macros você será capaz de fazer diversas implementações bem avançadas e complexas.

Co-Fundador do Digitais do Marketing e Diretor na Agência St,  participante ativo do mercado de marketing de busca e atuando na área desde 2009, professor de SEO, Links Patrocinados e Google Analytics em escolas de formação de profissionais de e-commerce. Atuou em diversos projetos ao longo da sua experiência, ajudando no aumento de receita dos negócios, com geração de leads, e presença digital, através de estratégias de marketing digital. Sempre focando no desenvolvimento de novas estratégias que possam gerar resultados cada vez mais expressivos, conforme as atualizações e novidades que cercam o mundo dessa área.
  • Felipe Esteves

    Veinaisse, vai poupar muito tempo.

  • Viviane Almeida

    Muito bom! Só faltou um vídeo com legenda em português