O novo recurso será liberado nas próximas semanas para os usuários brasileiros

O Instagram começou a liberar nesta semana a publicação de combinações de até dez fotos ou vídeos por uma única postagem em modo carrossel. Antes era possível publicar apenas um dos tipos de conteúdo de cada vez. O recurso já existe em outras plataformas. A novidade começa a chegar aos usuários de todos os países ao poucos.  Aqui no Brasil o novo recurso será liberado nas próximas semanas.

“Com a atualização você não precisa mais escolher a melhor foto ou vídeo de uma experiência que deseja lembrar. Agora você pode combinar até dez fotos e vídeos em um post e deslizar para ver todos eles”, informa o Instagram em seu blog.


Nos perfis, as publicações com várias imagens serão indicadas com um ícone no canto superior que mostra fotografias sobrepostas. Esta sinalização já ocorre com vídeos que possuem o símbolo de uma câmera. Quando um desses álbuns aparecer no feed de notícias, o usuário só terá de deslizar o dedo para os lados quando quiser visualizar todas as fotos e vídeos.

O processo é simples: o usuário deve tocar no botão para carregar fotos e selecionar o novo ícone para subir vários vídeos e fotos.  Antes de publicar, é possível colocar filtros de uma vez só nos vídeos e fotos ou editar um por vez.  Para trocar a ordem das imagens, basta tocar sobre a foto ou o vídeo escolhido, segurar e levar para a posição escolhida.

As legendas e a indicação de localização valem para todo o post. O mesmo vale para curtidas e comentários. Já a marcação de amigos pode ser realizada a cada foto ou vídeo. A atualização está disponível para usuários a partir da versão 10.9 para iPhone e Android.

Assista ao vídeo de demonstração do Instagram clicando aqui.