Quando você sabe quem é o seu público-avo, o que ele quer e precisa, é mais fácil definir quais temas abordar e de qual forma escrever em seu site de negócios

De nada adianta uma boa estratégia de SEO e um site bem otimizado com um conteúdo desinteressante e sem nenhum valor para o usuário. O lema “o conteúdo é o rei” já é bem conhecido no mundo do Marketing Digital. Porém, muitas vezes esta frase fica só no discurso ou pior, é interpretada de forma errada. Produzir qualquer conteúdo não adianta nada.

O marketing de conteúdo é uma parte fundamental da estratégia de SEO de qualquer site. Juntamente com as técnicas que buscam otimizar o site para aumentar sua visibilidade diante dos mecanismos de busca, como aprimoramento de URLs e usabilidade do site e o trabalho de palavras-chave. Também é necessário pensar estrategicamente no conteúdo.

Conteúdo é relacionamento

Embora seja uma estratégia forte em SEO, o marketing de conteúdo não tem a ver somente com o aprimoramento do site e em torná-lo mais “visível” para os sites de busca. Ele também é parte fundamental na construção do relacionamento com o público.

Através da produção de conteúdo relevante, você agrega valor à marca, passa mais credibilidade e confiança, fortalece a identificação do seu público alvo/consumidor com a sua marca e ainda conquista potenciais clientes.

Sem conteúdo relevante, sem audiência

Se conteúdo é relacionamento, ele precisa ser de qualidade. Caso ele seja raso, desinteressante, mal elaborado e até mesmo copiado de outra fonte, a marca não terá credibilidade com o usuário. Desta maneira, o usuário irá preferir visitar outra página, mesmo que todo o restante do site seja otimizado e de qualidade.

Foto: Reprodução Google
Foto: Reprodução Google

Como produzir conteúdo de qualidade?

Quando falamos em conteúdo de qualidade nos referimos ao conteúdo que entrega algo valioso ao usuário, que é do seu interesse e que satisfaz alguma necessidade dele. Dito isso, vamos à pratica:

Pense como seu público-alvo
Entendendo quem é seu público-avo, o que ele quer e está procurando, você é mais assertivo ao definir quais temas abordar e de qual forma. Questione-se sobre o que é do interesse do seu público-alvo, se é um assunto que está em evidência no momento ou ainda se pode ser abordado de maneira inovadora.

Há duas maneiras simples de descobrir se o seu conteúdo tem potencial. Basicamente, se o conteúdo que você está elaborando proporciona conhecimento/informação para ajudar o usuário a resolver alguma situação; e/ou proporciona algum tipo de entretenimento e lazer.

Defina o formato e a linguagem do conteúdo
A primeira coisa que pensamos quando falamos em conteúdo é texto. Mas, conteúdo vai bem além disso. A web nos permite criar e compartilhar conteúdo de formas diversas: imagem, vídeo, infográfico, texto, aplicativo e várias outras.

É importante identificar qual é (ou quais são) o formato mais adequado para a mensagem que se quer passar e o impacto que se quer ter. Cada formato terá uma estrutura e linguagem própria, que deve ser fiel e sempre combinada à identidade e valores da empresa.

Exemplo: Se você vende livros de medicina, a linguagem e abordagem do meu conteúdo provavelmente será mais formal e técnica. Já se você vende livros infanto-juvenis, a descontração e recursos visuais serão a chave para conquistar meu público-alvo (crianças e adolescentes).

Entregue conteúdo exclusivo ao usuário
Esse é outro fator decisivo. Não caia na tentação de copiar o que há em outras páginas, ainda que mudando algumas palavras. Essa prática só tende a gerar desinteresse e desprezo em seus leitores e, além disso, não é bem vista pelos buscadores. O Google, por exemplo, prioriza a apresentação de conteúdos exclusivos aos usuários, evitando ao máximo exibir conteúdo duplicado em seus resultados de buscas.

Em resumo
O marketing de conteúdo é uma estratégia fortíssima, aliada do SEO. É fundamental não apenas para a otimização do seu site, mas também para a construção da imagem da sua marca e do relacionamento com seu público. Por isso, ele precisa ser relevante ao usuário, com linguagem e plataforma apropriada.

Se você quiser mais dicas, confira este vídeo onde explico como elaborar um conteúdo de qualidade para a web.