O fenômeno Periscope e a sua usabilidade no mundo dos negócios

Reprodução Google
Reprodução Google

Com a incrível marca de 10 milhões de usuários em todo o mundo em apenas uma semana, o Periscope se tornou um fenômeno mundial. Para quem ainda não conhece, o Periscope é um aplicativo gratuito que serve para transmitir acontecimentos ao vivo em vídeo. A ferramenta se integra ao Twitter e avisa aos seguidores do usuário sobre o início de uma transmissão.

Após o usuário fazer o login, o aplicativo verifica quais contatos também usam o serviço e mostra uma lista de vídeos publicados recentemente por eles, assim como as transmissões mais populares de pessoas não seguidas.

Fazer streaming parece uma tarefa fácil, mas exige planejamento e preparação do usuário. Este pode fazer transmissões privadas (apenas para pessoas convidadas) ou públicas (em que o mundo todo pode ver e participar.)

A interação é garantida pelo belo layout. Os participantes podem mandar mensagens em tempo real ou “coraçõezinhos” para manifestar aprovação, como os “likes”. Essas avaliações servem como um rankeamento para ganhar mais destaques nas transmissões. Os vídeos transmitidos ficam disponíveis posteriormente, mas apenas por 24 horas.

Você pode utilizar o Periscope em seus negócios para…

– Transmitir eventos ao vivo;

– Fazer demonstrações ao vivo dos seus produtos e serviços;

– Realizar uma consultoria gratuita;

– Aproximar os seus clientes da sua empresa, seja tirando dúvidas ou criando uma interação ao vivo. Isso ajuda a criar uma experiência personalizada com cada cliente.

Heloísa Zambianco (@hzambianco), consultora de marketing digital e membro da comunidade Digitais do Marketing, contou ao nosso site sobre a sua primeira experiência bem-sucedida no Periscope. Vamos acompanhar?

Digitais do Marketing: Heloísa, como foi a sua primeira experiência com o Periscope? Por que decidiu experimentar a ferramenta?

Heloísa Zambianco: Quando ouvi um “bafafá” sobre o Twitter ter comprado uma rede social, instalei o aplicativo e comecei a usar. Decidi testar para perceber quais as oportunidades o Periscope poderia oferecer.

Digitais do Marketing: Em um mês você conseguiu 500 seguidores. A que você atribuiu a este resultado tão positivo?

Heloísa Zambianco: Em uma semana o Periscope chegou a 10 milhões de usuários, nenhuma outra rede social teve uma aceitação tão rápida. Poucos perfis no Brasil estavam ativos e a maioria transmitia coisas do dia-a-dia ou apenas um bate-papo. Comecei a transmitir conteúdo sobre Marketing Digital e acredito que isso fez toda a diferença. Pensei: por que não usar uma ferramenta dessas para transmitir assuntos relevantes, no formato de aula/palestra?

Digitais do Marketing: O que você costuma mostrar, quais assuntos que você aborda em suas transmissões?

Heloísa Zambianco: Abordo assuntos ligados ao universo digital e como as empresas podem se destacar nas redes sociais e no Google. Também falo sobre engajamento, conteúdo e planejamento.

Digitais do Marketing: Quais os pontos positivos e negativos do Periscope?

Heloísa Zambianco: De positivo têm a facilidade, praticidade e o engajamento; e de negativo tem a grande quantidade conteúdo para consumir e nem sempre temos tempo necessário para isso.

Digitais do Marketing: Quais as personalidades ou profissionais do mercado que você segue no Periscope?

Heloísa Zambianco: Logo que entrei no Periscope alguns profissionais também começaram a divulgar os seus trabalhos e juntos montamos um projeto chamado @tvperiscopebr. São mais de 35 profissionais de variados segmentos, desde nutricionista, coach, psicólogo, profissionais de organização e etc.

Digitais do Marketing: Qual a diferença de outros aplicativos que já utilizam o vídeo, como o Instagram, por exemplo, para o Periscope?

Heloísa Zambianco: O Periscope é um aplicativo de transmissão ao vivo, onde seu vídeo fica no ar por 24h. A interação que o Periscope proporciona é muito significativa. Através do Periscope é possível dar corações para a pessoa que está falando somente tocando a tela, além de fazer perguntas e interagir pelo chat que fica liberado para os telespectadores. É possível também conhecer a realidade de outros locais do mundo a um clique de distância. Já vi, por exemplo, um rapaz caminhando em Paris e filmando a Torre Eiffel. Isso é demais!

Digitais do Marketing: Como o Periscope pode ajudar os empreendedores, como você, a divulgar os seus negócios?

Heloísa Zambianco: Ouso dizer que hoje o Periscope é a melhor ferramenta para divulgar seu negócio. Você leva o usuário para dentro da sua realidade e pode mostrar o que achar interessante, desde a sua forma de trabalho, os serviços e produtos que você oferece, até prestar rápidas consultorias, tirando dúvidas ao vivo.

E ai, ficou empolgado em começar a “periscopar” também? Para começar a utilizar o Periscope basta que você siga os seguintes passos:

1 – Baixe o aplicativo;

Periscope para Android:

https://play.google.com/store/apps/details?id=tv.periscope.android

Periscope para iOs:

https://appsto.re/br/TXw_5.i

2 – Crie uma conta;

O usuário pode se inscrever no Periscope com o seu perfil no Twitter ou seu número de celular

3 – Divulgue sua conta para seus amigos em outras redes sociais;

4 – Assista a algumas transmissões antes de realizar a sua, principalmente de profissionais da mesma área que a sua;

5 – Crie uma chamada atrativa para a sua transmissão;

6 – Faça um teste antes de começar. Peça a um amigo para assistir em primeira mão a sua transmissão e peça a ele uma avaliação verdadeira;

7 – Defi­na o tema para seu evento ao vivo;

8 – Crie um roteiro sobre os tópicos que pretende abordar;

9 – Utilize o formato de Perguntas e Respostas;

10 – Interaja com a sua audiência;

11 – Siga e divulgue o perfil do Periscope de outras pessoas.

E ai, vamos começar a Periscopar? rs

 

 

 

 

 

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