Por enquanto, serviço mostrará oportunidades apenas nos Estados Unidos

O sistema de buscas da Google já é um recurso fundamental para quem procura vagas de trabalho em sites. Entretanto, a empresa quer mais.  A Google está testando nos Estados Unidos uma ferramenta dentro de seu motor de busca para ajudar os usuários a procurar e encontrar ofertas de emprego que se ajustem às suas necessidades.

Basta que os usuários escrevam “trabalhos perto de mim” ou frases similares relacionadas com a busca de emprego no Google que a ferramenta de busca mostrará resultados com essas ofertas. A iniciativa conhecida como “Google for Jobs” quer tornar mais fácil e rápida a volta das pessoas ao mercado de trabalho. O primeiro passo surge na forma de mudanças no mecanismo de pesquisa, que já começam a ser disponibilizadas para quem o utiliza no desktop ou em dispositivos mobile.

Companhia testa a ferramenta “Google for Jobs” para ajudar os usuários a encontrar ofertas de trabalho  (Divulgação/Google)

Ao realizar uma busca por vagas, o usuário encontra ofertas publicadas em sites como LinkedIn e Monster, além de informações divulgadas diretamente em sites de companhias que buscam por novos funcionários. É possível clicar nos links para obter mais informações sobre as oportunidades e filtrá-las por localização, nome do contratante e a data da publicação da oferta.

Seguindo a tendência estabelecida em outros produtos da companhia, o sistema vai usar o aprendizado por máquinas para aprimorar seu desempenho. A promessa da Google é que, em questão de pouco tempo, o sistema não somente será capaz de mostrar as vagas mais relevantes às suas necessidades, como também vai remover qualquer informação duplicada de seus resultados.