Entender os hábitos do cliente será a chave para saber onde aparecer nas buscas

Reprodução Google
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Todos nós que trabalhamos com Marketing Digital sabemos da importância das buscas orgânicas para alcançarmos nossos objetivos, sejam de vendas, acessos ou conversões. Porém, o que nem todos parecem ter percebido ainda é o quanto o mercado mudou recentemente.

Com o lançamento do Mobile Friendly Update o Google só confirmou o que os dados do Google Analytics da maioria dos sites já vêm mostrando há algum tempo: que o celular é o principal dispositivo de acesso à Internet da maioria de nossos clientes.

Sabendo disso não podemos ignorar esta tendência. Precisamos estar preparados para atendê-los. Muito mais do que oferecer nossos produtos ou serviços, precisamos saber como chegar até os clientes de acordo com o momento que iniciam a busca.

Entender os hábitos do cliente será a chave para saber onde aparecer nas buscas. Para ficar mais claro, vamos analisar o processo de compra de um produto. Segundo pesquisa realizada pelo Google, 80% dos usuários de smartphones usam seu telefone para influenciar a sua decisão de compra enquanto estão em uma loja. Sabendo desta taxa altíssima de pessoas buscando mais informações sobre um produto no momento de finalizar sua compra, aparecer bem posicionado nas buscas de comparação de produtos, reviews ou até mesmo responder dúvidas específicas de determinados produtos pode ser o diferencial para conseguir mais uma venda ou não.

Se o seu site ainda não é responsivo é bom começar a pensar em uma reformulação, pois a cada dificuldade que o seu cliente em potencial encontra, as chances de ele chegar ao seu concorrente aumentam.

Por mais que estejamos chegando em 2016, não podemos negligenciar uma das bases do SEO: os Fatores On-Page. E não estou falando apenas sobre canonização ou sobre o title de suas páginas, me refiro a desempenho. Ter um site rápido cria uma ótima experiência para os usuários mobile. Portanto, não se esqueça de utilizar ferramentas como PageSpeed Insights e WebPagetest para encontrar oportunidades para melhorar o tempo de carregamento de suas páginas.

Por último, mas não menos importante, deixo uma dica para 2016: Sempre existem oportunidades para melhorar o desempenho das suas estratégias de SEO. Mesmo que você utilize uma ótima plataforma, repleta de recursos voltados para SEO, não pense que todo o trabalho já está feito. Nada substituí o olhar clínico de um profissional de SEO experiente.