Nova estratégia pretende afastar publicadores que ganham dinheiro com vídeos ofensivos ou roubando conteúdo de outras fontes

O YouTube anunciou recentemente que somente colocará no ar anúncios em canais que tiverem 10 mil visualizações. A medida pretende afastar publicadores que ganham dinheiro com vídeos ofensivos ou ainda roubando conteúdo de outras fontes. Quando um canal de vídeo atingir 10 mil visualizações, a plataforma agora vai analisar para saber se o conteúdo se qualifica para receber os anúncios.

“Ao manter o limite de 10 mil visualizações, nós também garantimos que haverá um impacto mínimo sobre os nossos aspirantes a criadores”, disse Ariel Bardin, vice-presidente de gerenciamento de produtos do YouTube, em uma postagem.

O que levou o YouTube a alterar as regras para a exibição de publicidade em seus vídeos foi a intensa investigação em que a companhia está sendo alvo por conta de anúncios posicionados ao lado de vídeos com mensagens homofóbicas ou antissemitas, o que levou empresas a suspenderem suas publicidades digitais na plataforma. A companhia prometeu rever suas práticas no mês passado, dizendo que iniciou uma ampla revisão de suas políticas de publicidade.

O YouTube também informou que, em algumas semanas, vai acrescentar um processo de revisão para os novos criadores que se candidatam ao programa de parceiros do YouTube, que permite a criadores monetizem conteúdo no YouTube de várias maneiras, incluindo anúncios, assinaturas pagas e merchandise.

A plataforma garantiu que qualquer receita obtida em canais com menos de 10 mil visualizações até quinta-feira não será afetada.