Como aplicar três estratégias de marketing para elevar as vendas

O que é um funil de vendas?

Funil de vendas é uma das mais poderosas estratégias de marketing digital para impulsionar vendas na internet. Trata-se de uma técnica que tem como principal foco o relacionamento com os clientes, visando sempre alavancar os resultados de vendas de produtos e serviços.

 

Funil de Vendas

 

Seguindo a filosofia de um funil comum, o funil de vendas consiste em atrair o tráfego gerado para dentro do funil e ir “peneirando” a cada etapa em que o funil avança, transformando na etapa final todos os prospects em clientes.

A palavra-chave de todo este processo é o relacionamento, na qual irei detalhar um pouco mais nos próximos tópicos.

Como funcionam as etapas do funil de vendas?

Basicamente, o início de tudo ocorre quando você obtém a inserção de um contato em sua lista de email marketing. Entretanto, isso não ocorre de forma tão natural.

Como o funil de vendas tem por princípio utilizar o relacionamento com o público, o email marketing é o principal canal para que isso ocorra.

Para iniciar este processo, as empresas e profissionais de marketing usam a famosa isca digital, que nada mais é que um prêmio oferecido aos visitantes para que eles se cadastrem em sua lista de contatos.

Normalmente, esta isca digital é algo que possa ser entregue de forma automatizada e por meio digital, como um e-book, uma vídeo aula ou qualquer outro formato de conteúdo digital.

A partir deste momento inicia-se um processo de relacionamento com seus inscritos, na qual a empresa ou responsável de marketing passa a entregar com frequência novos conteúdos e informações para todos os inscritos.

Este tipo de relacionamento ativa alguns princípios básicos, como a confiança e a autoridade. É claro que a medida em que as pessoas começam a receber seus conteúdos, elas passam a confiar mais em você e a enxergá-lo como uma autoridade no assunto, pois você estará sempre compartilhando o seu conhecimento.

Estas são as duas premissas básicas muito utilizadas para que você, na hora certa, converta muitos destes inscritos em clientes, gerando assim a tão espera venda do produto.

Conheça três estratégias de marketing que você precisa aplicar em seu funil de vendas para ter sucesso

Um funil de vendas é muito mais que criar um blog e adicionar uma captura de contatos. É preciso aplicar as estratégias de Marketing para que o funil tenha resultados satisfatórios. Basicamente, seu funil tem que atender a três estratégias:

# Segmentação: O segredo de tudo quando falamos em marketing é segmentar os visitantes. De nada adianta trazermos 1 milhão de visitantes que não estejam interessados em nosso produto. É preferível trazer 100 visitas que esteja totalmente segmentada que trará mais resultado.

Pensando nisso, sua isca digital deve ser totalmente segmentada para atrair o público certo para sua lista de contatos. Se você criar uma lista de contatos muito genérica muitas pessoas ingressarão nela sem ter nenhuma possibilidade de se transformar em clientes.

Imagine o seguinte exemplo: Uma empresa de turismo deseja vender pacotes de viagem para Nova Iorque. Uma isca digital do tipo “E-book aprenda a viajar usando milhas aéreas” pode trazer um público muito pouco segmentado para este tipo de venda. Mas se você usar uma isca do tipo “E-book Guia do Pão Duro: Como viajar a Nova Iorque economizando em todas as etapas” seria excelente e atraria pessoas altamente segmentadas para seu produto. Então, capriche na sua isca digital, pois ela é o início de tudo.

# Relacionamento: Muitas empresas e profissionais têm o péssimo hábito de pensar que o email marketing é um canal para envio de propagadas e disparam constantemente campanhas para seu público.

Se tem esse pensamento, seu funil de vendas jamais irá funcionar. O email marketing deve ser utilizado para você se aproximar do seu público e criar o relacionamento com ele. Neste caso, a venda é secundária.

Em um bom funil de vendas você deve oferecer sempre novos conteúdos e informações para seus inscritos. Além disso, mensagens pessoais são muito mais bem-vindas.

Por exemplo: Hoje você abre como maior frequência emails inscritos por amigos (texto) ou por empresas cheio de imagens e banners?

É só parar e pensar que você verá que abre com muito maior frequência emails que são escritos para você.

# Venda sem Vender: Embora pareça sem lógica nenhuma, fazer isso não é simples. Eu diria que isso é uma arte. A melhor forma de realizar vendas em um funil de vendas é mostrar através de seu relacionamento que seu produto é a solução do problema de seus clientes.

Sua mensagem precisa passar a ideia que você não esta vendendo nada, mas que existe uma solução para o problema comum entre seu público, que é seu produto.

Neste momento, deixar de forçar uma venda pode ser benéfico para passar a sensação de que o seu produto é muito mais benéfico para seu público do que para você mesmo que está vendendo. Isso agrega um valor inestimado para seu produto, o que impulsiona bastante as vendas.

Resumo

O funil de vendas é uma estratégia extremamente poderosa, especialmente se aplicada ao pé da letra.

Neste artigo abordei um pouco sobre o conceito do funil de vendas e citei três estratégias que são fundamentais para que sejam aplicadas para que seu funil tenha o resultado esperado.

Espero que você tenha sucesso e alavanque as suas vendas.

Um abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.