O que é um funil de vendas?
Funil de vendas é uma das mais poderosas estratégias de marketing digital para impulsionar vendas na internet. Trata-se de uma técnica que tem como principal foco o relacionamento com os clientes, visando sempre alavancar os resultados de vendas de produtos e serviços.
Seguindo a filosofia de um funil comum, o funil de vendas consiste em atrair o tráfego gerado para dentro do funil e ir “peneirando” a cada etapa em que o funil avança, transformando na etapa final todos os prospects em clientes.
A palavra-chave de todo este processo é o relacionamento, na qual irei detalhar um pouco mais nos próximos tópicos.
Como funcionam as etapas do funil de vendas?
Basicamente, o início de tudo ocorre quando você obtém a inserção de um contato em sua lista de email marketing. Entretanto, isso não ocorre de forma tão natural.
Como o funil de vendas tem por princípio utilizar o relacionamento com o público, o email marketing é o principal canal para que isso ocorra.
Para iniciar este processo, as empresas e profissionais de marketing usam a famosa isca digital, que nada mais é que um prêmio oferecido aos visitantes para que eles se cadastrem em sua lista de contatos.
Normalmente, esta isca digital é algo que possa ser entregue de forma automatizada e por meio digital, como um e-book, uma vídeo aula ou qualquer outro formato de conteúdo digital.
A partir deste momento inicia-se um processo de relacionamento com seus inscritos, na qual a empresa ou responsável de marketing passa a entregar com frequência novos conteúdos e informações para todos os inscritos.
Este tipo de relacionamento ativa alguns princípios básicos, como a confiança e a autoridade. É claro que a medida em que as pessoas começam a receber seus conteúdos, elas passam a confiar mais em você e a enxergá-lo como uma autoridade no assunto, pois você estará sempre compartilhando o seu conhecimento.
Estas são as duas premissas básicas muito utilizadas para que você, na hora certa, converta muitos destes inscritos em clientes, gerando assim a tão espera venda do produto.
Conheça três estratégias de marketing que você precisa aplicar em seu funil de vendas para ter sucesso
Um funil de vendas é muito mais que criar um blog e adicionar uma captura de contatos. É preciso aplicar as estratégias de Marketing para que o funil tenha resultados satisfatórios. Basicamente, seu funil tem que atender a três estratégias:
# Segmentação: O segredo de tudo quando falamos em marketing é segmentar os visitantes. De nada adianta trazermos 1 milhão de visitantes que não estejam interessados em nosso produto. É preferível trazer 100 visitas que esteja totalmente segmentada que trará mais resultado.
Pensando nisso, sua isca digital deve ser totalmente segmentada para atrair o público certo para sua lista de contatos. Se você criar uma lista de contatos muito genérica muitas pessoas ingressarão nela sem ter nenhuma possibilidade de se transformar em clientes.
Imagine o seguinte exemplo: Uma empresa de turismo deseja vender pacotes de viagem para Nova Iorque. Uma isca digital do tipo “E-book aprenda a viajar usando milhas aéreas” pode trazer um público muito pouco segmentado para este tipo de venda. Mas se você usar uma isca do tipo “E-book Guia do Pão Duro: Como viajar a Nova Iorque economizando em todas as etapas” seria excelente e atraria pessoas altamente segmentadas para seu produto. Então, capriche na sua isca digital, pois ela é o início de tudo.
# Relacionamento: Muitas empresas e profissionais têm o péssimo hábito de pensar que o email marketing é um canal para envio de propagadas e disparam constantemente campanhas para seu público.
Se tem esse pensamento, seu funil de vendas jamais irá funcionar. O email marketing deve ser utilizado para você se aproximar do seu público e criar o relacionamento com ele. Neste caso, a venda é secundária.
Em um bom funil de vendas você deve oferecer sempre novos conteúdos e informações para seus inscritos. Além disso, mensagens pessoais são muito mais bem-vindas.
Por exemplo: Hoje você abre como maior frequência emails inscritos por amigos (texto) ou por empresas cheio de imagens e banners?
É só parar e pensar que você verá que abre com muito maior frequência emails que são escritos para você.
# Venda sem Vender: Embora pareça sem lógica nenhuma, fazer isso não é simples. Eu diria que isso é uma arte. A melhor forma de realizar vendas em um funil de vendas é mostrar através de seu relacionamento que seu produto é a solução do problema de seus clientes.
Sua mensagem precisa passar a ideia que você não esta vendendo nada, mas que existe uma solução para o problema comum entre seu público, que é seu produto.
Neste momento, deixar de forçar uma venda pode ser benéfico para passar a sensação de que o seu produto é muito mais benéfico para seu público do que para você mesmo que está vendendo. Isso agrega um valor inestimado para seu produto, o que impulsiona bastante as vendas.
Resumo
O funil de vendas é uma estratégia extremamente poderosa, especialmente se aplicada ao pé da letra.
Neste artigo abordei um pouco sobre o conceito do funil de vendas e citei três estratégias que são fundamentais para que sejam aplicadas para que seu funil tenha o resultado esperado.
Espero que você tenha sucesso e alavanque as suas vendas.
Um abraço!