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Matriz SWOT – O que é e como aplicar na sua estratégia de marketing

A análise ou matriz SWOT é uma estrutura que pode ser usada para avaliar uma determinada situação e criar um planejamento estratégico para ela. Em inglês, a sigla representa Strenghts (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), e em português leva o acrônimo bem simpático de matriz FOFA.

É uma ferramenta de marketing bastante popular de planejamento estratégico, usada para analisar situações detalhadamente e ajudar a tirar projetos do papel da maneira mais bem sucedida possível.

Se na vida pessoal você já tem o hábito de listar prós e contras de uma decisão, entende bem o objetivo da SWOT.  Ela é criada para fornecer uma visão mais clara, baseada em fatos e dados, que te ajudam a tomar decisões mais acertadas. 

O que é a Matriz SWOT?

Já sabemos o significado da sigla, mas afinal, de onde vem essas informações?

Os pontos fortes e fracos de sua empresa são fatores internos sobre os quais você tem algum controle e que você pode fazer mudanças. Exemplos incluem os membros de sua equipe, sua propriedade intelectual e patentes, e sua localização.

Ameaças e oportunidades vêm de eventos fora de sua empresa, no mercado mais amplo. Oportunidades e ameaças podem ser aproveitadas e você pode tomar precauções para evitá-las, mas não pode alterá-las. Concorrentes, custos de matéria-prima e padrões de compra do consumidor são alguns exemplos.

Uma análise de matriz SWOT lista suas principais oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos de forma organizada e é normalmente exibida em uma planilha simples. O modelo gratuito do WordStream é excelente e muito fácil de usar.

Fonte: https://www.wordstream.com/blog/

Fazendo uma boa matriz SWOT

1. Decida o objetivo da análise SWOT

Você pode começar com uma pergunta ou propósito em mente para tirar o máximo da sua análise SWOT. Ela pode, por exemplo, ser usada para determinar se você deve lançar um novo produto ou serviço ou alterar uma campanha publicitária.

2. Entenda seu negócio, indústria e mercado

Você precisa pesquisar e se informar para entender sua empresa, indústria e mercado antes de começar a análise SWOT. Ao falar com seus colaboradores, parceiros comerciais e clientes, você pode ter uma variedade de pontos de vista diferentes. Além disso, nunca é demais fazer pesquisas de mercado e saber mais sobre seus concorrentes.

3. Liste os pontos fortes do seu negócio

O primeiro passo é determinar e listar as qualidades que você acredita que possui. Os pontos fortes do seu time, recursos financeiros, localização, vantagens de custo e concorrência são alguns exemplos.

A lista não precisa estar completa neste ponto da análise SWOT. Toda ideia é bem vinda nesta etapa, e você vai priorizar alguns pontos em uma etapa futura do processo.

4. Liste os pontos fracos do seu negócio

Liste os aspectos que você acredita serem pontos fracos (ou seja, que colocam seu negócio ou ideia em desvantagem para os outros). A falta de novos clientes ou produtos, problemas com seu time e dificuldades tecnológicas são exemplos de fraquezas.

Não esqueça de registrar todas as questões trazidas à tona em sua análise SWOT. A lista de falhas pode mostrar como sua empresa se desenvolveu ao longo do tempo, e você pode descobrir que suas vulnerabilidades mudaram quando avaliar a análise SWOT daqui a um ano. Mesmo que você venha a descobrir novas falhas, o fato de que as anteriores desapareceram indica que você fez progressos.

5. Liste potenciais oportunidades para o seu negócio

Considere as potenciais oportunidades de negócios, parcerias e ligações. Estas são diferentes de seus pontos fortes internos e também nem sempre são constantes. 

Por exemplo, uma oportunidade para uma área de sua empresa pode representar uma ameaça para outra (por exemplo, você pode considerar a introdução de um novo produto para acompanhar as tendências do consumidor, mas seus concorrentes podem já ter um produto semelhante).

Cuidado com seus tópicos! Tenha em mente que a mesma coisa não deve ser incluída como um perigo e uma oportunidade na análise SWOT.

As oportunidades podem ter a forma de novas tecnologias, treinamentos, joint ventures, um mercado diversificado ou uma mudança na indústria.

6. Liste potenciais ameaças ao seu negócio

Faça uma lista de ameaças e problemas externos potenciais para sua empresa. O crescimento da concorrência, o aumento das taxas de juros e a imprevisibilidade dos mercados internacionais são alguns exemplos de ameaças externas.

7. Estabeleça as prioridades da sua análise SWOT

Você terá 4 listas separadas a essa altura. Estas listas devem estar de preferência lado a lado para que você possa ver como sua empresa está se saindo em geral e quais os principais problemas que você precisa resolver. Então, você poderá determinar quais preocupações podem ser tratadas imediatamente e quais podem esperar (ou seja, desenvolver 4 listas priorizadas).

8. Desenvolver estratégias para a sua matriz SWOT

É hora de traduzir a análise SWOT em um plano estratégico, agora que você tem a lista prioritária dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de sua empresa. 

Fazer um brainstorm com a sua equipe é uma ótima forma de começar. Diferentes pessoas e setores podem ter diferentes visões sobre os tópicos, e também sobre como tratá-los.

Como usar a matriz SWOT?

Imagine que você está desenvolvendo uma estratégia de marketing para uma cafeteria e lanchonete de pequeno porte, com o objetivo de impulsionar os negócios e competir com as grandes cadeias de restaurantes de sua região. 

Vamos ver um modelo simples de matriz SWOT para atingir este objetivo:

E como criar um planejamento estratégico a partir desta análise?

Os resultados da matriz SWOT devem ser combinados para construir uma estratégia de campanha.

Oportunidades/Forças: 

Planos que fazem uso dos pontos fortes para aproveitar as oportunidades apresentadas. Por exemplo, promover serviços de catering para empresas próximas em preparação para os feriados iminentes. 

Fraquezas/Oportunidades: 

Aproveite as oportunidades externas para contornar fraquezas reais ou imaginárias. Exemplo: Para anunciar seleções de café da manhã e serviços de catering, procure métodos de publicidade de baixo ou nenhum custo (mídia social, amostras grátis nos edifícios de escritórios vizinhos).

Ameaças/Forças: 

Prevenir danos de ameaças utilizando os pontos fortes de uma empresa. Exemplos incluem o uso das mídias sociais para destacar ingredientes e o fato de que a empresa é uma instituição local. Além disso, em comparação com as cadeias nacionais vizinhas, a localização da empresa e o uso de recursos locais são benefícios.

Ameaças/Fraquezas: 

Decidir sobre formas de fortalecer suas fraquezas e prevenir os perigos. Participe de eventos comunitários como feiras e festivais, mercados de agricultores e oportunidades de voluntariado para aumentar sua presença lá. 

A ameaça representada pelas cadeias nacionais pode ser evitada se você utilizar estas opções de baixo custo enquanto constrói uma forte presença local. Combine ameaças e vulnerabilidades, como orçamento limitado de publicidade  e  a perda de participação de mercado para cadeias locais.

Os resultados esperados

Tomar decisões informadas baseadas em vários elementos, tais como dificuldades iminentes e questões internas e externas pertinentes, e depois construir campanhas mais direcionadas fica mais fácil ao utilizar uma matriz SWOT para desenvolver uma estratégia de marketing. 

A técnica de análise SWOT te permite ter percepções inteligentes e um quadro estratégico das circunstâncias do mercado, tecnologias emergentes, metas e até mesmo da concorrência. Com certeza vai ajudar a tomar decisões mais bem informadas e seguras.

Espero que este post tenha te ajudado a entender o que é a matriz SWOT, por que ela é empregada globalmente desde os anos 70, e como você pode utilizá-la para orientar suas decisões. 

Como sempre, sinta-se à vontade para deixar aqui suas perguntas, comentários e impressões!

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