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Como definir seu público-alvo de maneira inteligente

como achar seu nicho

Um dos primeiros passos no desenvolvimento de uma estratégia de marketing é identificar seu público-alvo. É tão crucial quanto sua declaração de objetivos, abordagem de marketing e até mesmo orçamento.

Os profissionais de marketing podem tomar melhores decisões sobre mídia, comunicação e momento quando têm um sólido entendimento de seu comprador ideal. Então vamos analisar aqui  o que é exatamente um público-alvo e te ensinar a como determinar o seu de maneira inteligente.

O que é o público-alvo?

Um público-alvo é um grupo de clientes definido por seu comportamento e características, tais como mães, entre 35 e 45 anos de idade, que trabalham fora e tem crianças pequenas em casa .

A estratégia de marketing da maioria das empresas é influenciada pelo público-alvo, que pode incluir onde gastar dinheiro em publicidade, como alcançar os clientes e até mesmo que produto desenvolver a seguir.

Os públicos-alvo são frequentemente usados para definir a persona do comprador de uma empresa. As personas (buyer personas) são uma representação fictícia do consumidor ideal de uma empresa, baseada em dados de um público-alvo. 

A seguir, alguns exemplos de padrões demográficos e comportamentais que podem definir seu público-alvo:

Estes dados são super úteis para obter um melhor conhecimento do cliente e de como ele toma as decisões de compra. 

Sua campanha publicitária pode ter mais sucesso em atingir as pessoas certas, que se relacionam com a mensagem e os produtos de sua empresa, se você tiver como alvo um determinado público.

É importante distinguir entre público-alvo e mercado-alvo ao discutir o conceito de público-alvo. Embora sejam semelhantes, há uma diferença significativa na qual os profissionais de marketing devem prestar atenção.

Mercado-alvo ou Público-alvo?

Um mercado-alvo é um conjunto específico de consumidores aos quais os produtos de uma empresa são dirigidos. Tanto os públicos-alvo quanto os mercados-alvo estão concentrados em segmentar os clientes em grupos para tomar decisões comerciais instruídas. A demografia, os interesses e o histórico de compras de um público alvo são usados para definir esse grupo.

Você pode basicamente descrever seu mercado-alvo identificando seu público alvo. Se o mercado alvo for ” profissionais de saúde entre 35-45 anos”, o público alvo seria ” profissionais de saúde entre 35-45 anos que vivem em Santa Catarina, Brasil”.

Agora que vimos este rápido resumo dos dados demográficos do público-alvo, vamos entrar em alguns pontos específicos, incluindo os muitos tipos de público e como identificar o seu próprio.

Esse perfil é muito interessante para determinar como você pode direcionar melhor suas mensagens ao seu público alvo.

Interesses

Conhecer informações sobre interesses e hábitos das pessoas permite que você se relacione com seu público e descubra as motivações e hábitos do comprador. 

Por exemplo, se você descobrir que uma alta porcentagem de clientes potenciais está interessada em viajar, você pode incorporar essa mensagem em seu esforço de marketing para atrair mais clientes.

Nichos culturais

Esta é uma comunidade de pessoas que têm uma experiência comum. Uma cena musical, artística, ou gênero de entretenimento específico é um exemplo disso. As subculturas ajudam as pessoas a se definir, e as empresas podem utilizá-las para descobrir de quem estão se aproximando.

7 Passos para encontrar seu público-alvo

Você provavelmente já sabe que chegar a um público-alvo envolve pesquisa, o que envolve descobrir quem você está tentando alcançar e como você pode atingir o sucesso de uma maneira que se destaque da concorrência. 

Então vamos listar alguns passos simples para você chegar lá e encontrar o seu público-alvo:

1. Conheça sua base atual de marketing

Analisar quem compõe sua base atual é um bom ponto de partida para definir seu público-alvo. Este método tem a vantagem de começar com leads e consumidores reais, promovendo a objetividade e reduzindo eventuais confusões. 

2. Pesquise o mercado e identifique as tendências do setor

Faça pesquisas de mercado dentro da sua área para ver onde existem lacunas no serviço que seu produto pode cobrir. Examine o perfil de público de produtos similares para identificar onde outros estão concentrando seus esforços, e então concentre-se ainda mais no valor distinto de seu produto.

 3. Estude a concorrência

Examinar a concorrência é uma das técnicas mais comuns para que as empresas aprendam mais sobre seu público-alvo. 

Tenha uma noção clara de quem são seus concorrentes e veja se a demografia que eles estão visando é um bom alvo para sua empresa. Lembre-se de que enquanto analisa as iniciativas de marketing de seus concorrentes, você também deve procurar maneiras de cobrir as falhas que eles apresentam. 

4. Desenvolva personas

Personas são uma excelente abordagem para obter uma melhor compreensão dos diferentes grupos que compõem seu público-alvo e especialmente úteis se o seu produto atrai uma ampla gama de clientes.  Elas ajudam você a descobrir a demografia geral, as personalidades e os desejos de seu público-alvo. 

As personas são geradas usando dados, pesquisas, comportamentos digitais, interesses pessoais e qualquer outra informação disponível para os profissionais de marketing, a fim de fornecer uma visão mais completa de seus clientes. 

5. Defina quem não é seu público-alvo

Ao estabelecer quem é e quem não é o seu público, seja bastante detalhista. Sua população é composta por homens, ou homens de 25 a 35 anos, solteiros e com ensino superior? Sabendo disso, suas equipes não desperdiçam dinheiro em segmentos publicitários que não são lucrativos.

6. Revise constantemente

Você terá uma melhor compreensão de seu público-alvo à medida que coletar mais dados e se conectar com os clientes. Para obter os melhores resultados, você deve otimizar e aprimorar constantemente as personas com base nestes dados.

7. Tire proveito do Google Analytics

O Google Analytics fornece muitas informações sobre as pessoas que visitam seu site. Estes dados podem ser usados para descobrir insights críticos, tais como quais canais seu público-alvo está usando ou em que tipo de conteúdo eles estão mais interessados, permitindo que você tome decisões mais assertivas durante o processo de planejamento da campanha.

Fortaleça seu marketing, concentrando-se em seu público-alvo.

Você pode aplicar tudo o que aprendeu aqui para tomar decisões de marketing bem informadas, melhorar seu marketing de conteúdo e comunicação de marketing depois de ter conhecido seu público-alvo, ter analisado a concorrência e entendido todos os dados disponíveis.

Conhecer quem é seu público-alvo não é o mesmo que saber quem ele é. É fundamental entender tudo que você pode sobre seu público-alvo – seu estilo de vida, hábitos, preferências, exigências, antipatias, favoritos e assim por diante – e manter essas informações atualizadas para que você possa oferecer um excelente serviço.

Lembre-se de que atirar para todos os lados não vai ajudar em nada sua empresa. Portanto, limite seu foco.

Qual é a característica mais marcante do seu público-alvo? Conte para a gente aqui nos comentários!

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