Site icon Digitais do Marketing

Apple anuncia novos recursos de acessibilidade

A Apple sempre se comprometeu em destacar a acessibilidade de seus produtos. E recentemente, a companhia reforçou esse objetivo ao anunciar diversos recursos futuros que certamente farão uma grande diferença na forma como as pessoas com algum tipo de deficiência poderão interagir com os dispositivos da empresa.

Embora a maioria das funções esteja programada só para o segundo semestre no iOS 15, algumas novidades já estão disponíveis. Caso você tenha um iPhone em mãos, entre nas configurações do sistema e dê uma olhada em todas as funcionalidades disponíveis.

1 – Para auxiliar pessoas com deficiências auditivas

Uma novidade que a marca está trazendo aos seus consumidores de algumas regiões do mundo é o “Sign Time”, um canal de suporte para os dispositivos Apple que terá um recurso voltado diretamente para pessoas com deficiência auditiva, um tradutor em linguagem de sinais simultâneo. O “Sign Time” foi lançado em maio de 2021 e está disponível para os Estados Unidos, o Reino Unido e a França. 

Ainda para auxiliar pessoas com deficiências auditivas, a empresa está desenvolvendo um aparelho auditivo que se conecte via Bluetooth com os aparelhos da marca, adicionando a eles a funcionalidade de microfone. A experiência de chamadas será semelhante ao que já existe nos AirPods, mas de maneira acoplada ao aparelho auditivo, permitindo que os deficientes auditivos possam atender e realizar chamadas.

2 – Para auxiliar pessoas neurodiversas

Outro novo recurso auditivo será a implementação de sons de fundo para pessoas que têm dificuldade de se concentrar devido aos sons do ambiente. Essa funcionalidade objetiva auxiliar pessoas neurodiversas, que poderão ativar esses sons até enquanto outros aplicativos, como o reprodutor de música, estiverem ativos. Alguns sons que estarão disponíveis são “bright noise”, “dark noise”, sons de chuva, do mar e de correnteza.

3 – Para auxiliar pessoas com baixa mobilidade

No iPad será implementado a funcionalidade de rastreamento do movimento ocular (eye-tracking) por meio de acessórios compatíveis, como uma maneira de trazer acessibilidade para pessoas com limitação de movimento nos membros superiores ou com os mesmos amputados. O objetivo é que seja possível utilizar o dispositivo apenas com o uso dos olhos.

Além disso, os Macbooks terão o recurso de controle do dispositivo através de som, substituindo assim os movimentos no mouse ou atalhos no teclado por sons específicos para abrir ou fechar aplicativos, por exemplo. Dessa maneira promovendo acessibilidade para pessoas com dificuldades de fala e de mobilidade ao mesmo tempo.

Já o Apple Watch poderá ser utilizado sem o toque através de sensores de movimento, permitindo atender ligações, controlar a tela ou acessar a notificação através de movimentos sutis dos músculos do braço em que o relógio está. Os gestos serão padrão do sistema e poderão ser ativados ou desativados através da configuração do próprio relógio.

4 – Para auxiliar pessoas com deficiências visuais

A ferramenta Voice Over, que narra a tela, se tornará mais completa. Atualmente, a ferramenta escaneia uma imagem na tela e a descreve em termos gerais. A nova versão será mais robusta e trará informações mais específicas, como cores. Além disso, será possível criar tags para vincular a foto de uma pessoa conhecida com seu nome e, através de um mecanismo de reconhecimento, a ferramenta irá avisar caso a imagem na tela seja de alguém conhecido. Além disso, haverá também a implementação do reconhecimento óptico de caracteres, permitindo assim que os textos sejam lidos pelo celular em blocos e não em textos contínuos, adicionando as pausas no discurso e melhorando o entendimento.

Todas essas funcionalidades estão programadas para serem lançadas ao longo dos próximos meses, mas ainda não em todos os países. O lançamento oficial no Brasil ainda não possui data prevista.

Gostou das novidades? Então, compartilhe em suas redes sociais!

Exit mobile version