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C-Block, um dos fatores de rankeamento no Google

O Google declarou que são equivocadas as acusações de abuso de posição dominante de mercado feitas pela Comissão Europeia. (Foto: Reprodução Google)

Um dos fatores relevantes no processo de rankeamento de um site nos buscadores da internet, como o Google, é a diferença entre os endereços IPS que estão linkados no seu domínio.

Resumidamente, o endereço IP é o verdadeiro nome de um site na internet. É com base neste número que os buscadores ‘varrem’ a internet atrás de novidades. Quando você ganha um link de um site para o seu o Google lê os dois endereços de IP e calcula uma relação entre eles. E o resultado desta conta pode posicionar o seu site de forma mais vantajosa ou não.

Este é um assunto técnico avançado, que não cabe aqui neste post detalhar em sua amplitude. Desta maneira, tentarei explicar de uma forma didática qual é a importância do C-Block, caso você esteja trabalhando na construção do seu link-building.

Dica: Verifique o IP do site antes de criar um link no mesmo

Isso porque neste mesmo IP pode ter milhares de outros sites hospedados, informando ao algoritmo de busca que eles estão possivelmente relacionados, reduzindo o valor daquele link. Lembre-se de que o algoritmo de busca concede notas maiores a links de IP mais diferentes e mais diversos.

Os provedores de hospedagem usam blocos de endereço de IP, (c-block). Um provedor pode ter milhões de sites hospedados, sob o mesmo grupo de endereços, criando um sinal de familiaridade entre os sites. Mesmo sites com conteúdos totalmente diferentes são lidos pelo algoritmo como “parentes”, reduzindo assim a qualidade do seu rankeamento.

Você deve se certificar de criar link em outros sites (link-building) que tenha a maior diversidade possível de endereços IP e que não estejam sob o mesmo “c-block”. Se você criou seu link em um site que está hospedado em um bloco, por exemplo, 248, jamais crie outro link no mesmo bloco de endereçamento.

No exemplo da imagem acima, não seria uma boa ideia criar um link no site disney.com e outro no site abc.com. A similaridade de endereço IP entre eles informaria ao algoritmo de busca que eles têm um parentesco. O computador não entende letras, nem palavras. Ele não sabe a diferença entre um site de sabão e um site de televisão, ele apenas traduz tudo para um sequência binária: é tudo zero e um.

O ideal é escolher uma ferramenta boa de análise de dados. Após bater muita cabeça por ai achei uma boa, simples e muito barata: “SEO spyglass“. Esta ferramenta verifica a diversidade de IPs e “C-block” que um determinado site auditado possui.

Exemplo de IP “desconstruido” em binário

Estudando alguns sites no mercado que utilizam esta ferramenta, verifiquei que um site que tinha quase 4 mil links da mais alta qualidade, do tipo do-follow. Ao mesmo tempo verifiquei o número de variações dos C-blocks que eram menos de 40 links. Este site construiu todos seus backl-inks em um grupo muito reduzido de IPs, o que indicou para o buscador que se trata de um site bom, mas nem tanto. Fica claro que o site testado usou alguma técnica de compra de links barata e automatizada, que influenciou pouco no rankeamento.

Concluindo, ter milhares de links não indica exatamente que você será automaticamente bem posicionado. Pelo contrário, o que garante um rankeamento top é a diversidade de IP de seus links com origens totalmente diferentes. Ter dez links de IPs totalmente diversos é muito melhor que ter 1.000 links de origens semelhantes, do mesmo c-block.

Diversidade de IP e de c-block = Menos trabalho de linkagem, menos custos e maior rankeamento.

Muitos técnicos em SEO opinam que “c-blocks” é coisa do passado. Eu até concordo em algum ponto, mas não totalmente. Discordo quando alguns técnicos dizem que este “problema” foi resolvido com IPv6. Considero ainda mais relevante colocar na lista de atividades a verificação do IP da origem do seu link. Sempre será importante e será verificado a diversidade de IPs do seu trabalho de link-building pelos algoritmos de busca.

Segredo: Garanta uma diversidade de C-Block e de endereços IP no desenvolvimento do seu link-building e receba em troca um alto rankeamento.

Dicas Úteis:

  1. Estude tudo que puder sobre IP e DNS. Recomendo que você fique atento às publicações e novidades sobre Marketing Digital;
  2. Experimente descobrir o endereço IP do seu site. Experimente descobrir o endereço IP de outros sites que você pretende linkar com o seu.

 

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