Pensando nos usuários iniciantes do mundo do marketing digital, preparei uma planilha especial para ser baixada e utilizada a qualquer momento. Esta planilha estilo “check-list” vai orientar os usuários iniciantes nos aspectos mais importantes a serem verificados no trabalho de SEO, seja em um site pequeno, médio ou grande.
Junto com a planilha segue um gráfico que mostra onde o usuário deve fazer o maior esforço de trabalho para que o seu SEO obtenha mais sucesso, em menos tempo e com um menor custo. Este gráfico representa a minha experiência pessoal em “rankear” sites nos últimos sete anos no Google e outros buscadores. Atenção: ele pode conter alguma variação dependendo do seu ramo ou nicho escolhido.

Não existe nada pior para um serviço de “rankeamento” do que você começar a fazer isto pelo caminho com poucos resultados. A dica é trabalhar mais na parte mais importante. E a parte mais importante ainda é o bom e velho “link-building”.
O que é “link-building”? São todas as técnicas de publicar um conteúdo no site de terceiros que incluam um link para o seu site.
Estratégias que funcionam:
- Link-building é mais relacionamento pessoal do que tecnologia;
- Procure fazer parcerias com sites de seus fornecedores. Se você não têm nenhum fornecedor, fale com o editor do jornal do seu bairro.
- Link Building com blogueiros do mesmo nicho;
- Faça uma lista de 50 blogs e/ou sites que atuam no mesmo nicho que você escolheu, mesmo que seja em outro país/lingua. Entre em contato com eles por telefone e e-mail, mostre como seu conteúdo pode fazer a diferença.
- Compre links, sim comprar links funciona e ainda é barato;
- Compre links permanentes em sites, mesmo que seja de outros países e em outras línguas. Você vai perceber resultados imediatos na indexação da sua palavra-chave aqui no Brasil com investimentos iniciais de U$100 por mês;
- Um link permanente na página principal de um site relevante (PR5) custa menos de U$20;
- Escolha links com “anchor text” diversos, mas alguns com a sua palavra-chave alvo. Atenção, se você não sabe o que é “anchor text” você não deve começar a fazer seu “link-building”.
- Otimize o seu conteúdo para a palavra-chave escolhida. Se você não sabe como otimizar uma página ainda, não comece a fazer seu “link-building”.
- Repita este processo continuamente pelos próximos seis meses. E pronto! Seu site estará listado entre as dez primeiras posições no Google, mesmo com palavras-chaves de média/alta competição.

Muitas pessoas dentro do mercado de marketing digital falam sobre a importância de um conteúdo relevante, excelência em jornalismo, material original, alcance social e otimização de metadados. Claro que isso tudo funciona, mas somente depois que o seu site possuir algum tráfego. Se você está com o tráfego zerado, quem vai ler a sua matéria espetacular?
Você também vai ver muito pela web é uma variedade enorme de sites sem conteúdo nenhum que estão indexados entre os três primeiros colocados. Como acontece esta façanha? Ele é o jornalista do ano? Ele é o melhor webmaster da terra? É parente do dono do Google ?
Não, simplesmente ele comprou um link em algum site relevante. E, assim, você é rankeado rápido e fácil. Um publi-editorial (nome dado para matéria paga em um site ou blog) custa em torno de R$ 1.800 em um site razoável. Em um blog fraco custa R$ 400. Já em um site top, o céu é o limite em termos de custos.
Não ignore o fator “capitalista” da internet na sua estratégia de “rankeamento”. De graça vai demorar muito, mas muito mesmo, para você ser listado na primeira página de resultados. É possível fazer um “link-building” bom e gratuitamente ? Sim, é possível, Mas é para poucos. Uma técnica eficiente é criar e distribuir gratuitamente plugins para o WordPress ou Joomla. Mas, neste caso, você têm que ser “o cara” da programação web.
Clique aqui para ter acesso gratuitamente a planilha ‘check-list’ para os usuários iniciantes de Marketing Digital.