Planilha ‘check-list’ para usuários iniciantes de Marketing Digital

Foto: Reprodução Google

Pensando nos usuários iniciantes do mundo do marketing digital, preparei uma planilha especial para ser baixada e utilizada a qualquer momento. Esta planilha estilo “check-list” vai orientar os usuários iniciantes nos aspectos mais importantes a serem verificados no trabalho de SEO, seja em um site pequeno, médio ou grande.

Junto com a planilha segue um gráfico que mostra onde o usuário deve fazer o maior esforço de trabalho para que o seu SEO obtenha mais sucesso, em menos tempo e com um menor custo. Este gráfico representa a minha experiência pessoal em “rankear” sites nos últimos sete anos no Google e outros buscadores. Atenção: ele pode conter alguma variação dependendo do seu ramo ou nicho escolhido.

Foto: Reprodução Google
Foto: Reprodução Google

Não existe nada pior para um serviço de “rankeamento” do que você começar a fazer isto pelo caminho com poucos resultados. A dica é trabalhar mais na parte mais importante. E a parte mais importante ainda é o bom e velho “link-building”.

O que é “link-building”? São todas as técnicas de publicar um conteúdo no site de terceiros que incluam um link para o seu site.

Estratégias que funcionam:

  • Link-building é mais relacionamento pessoal do que tecnologia;
    • Procure fazer parcerias com sites de seus fornecedores. Se você não têm nenhum fornecedor, fale com o editor do jornal do seu bairro.
  • Link Building com blogueiros do mesmo nicho;
    • Faça uma lista de 50 blogs e/ou sites que atuam no mesmo nicho que você escolheu, mesmo que seja em outro país/lingua. Entre em contato com eles por telefone e e-mail, mostre como seu conteúdo pode fazer a diferença.
  • Compre links, sim comprar links funciona e ainda é barato;
    • Compre links permanentes em sites, mesmo que seja de outros países e em outras línguas. Você vai perceber resultados imediatos na indexação da sua palavra-chave aqui no Brasil com investimentos iniciais de U$100 por mês;
    • Um link permanente na página principal de um site relevante (PR5) custa menos de U$20;
    • Escolha links com “anchor text” diversos, mas alguns com a sua palavra-chave alvo. Atenção, se você não sabe o que é “anchor text” você não deve começar a fazer seu “link-building”.
  • Otimize o seu conteúdo para a palavra-chave escolhida. Se você não sabe como otimizar uma página ainda, não comece a fazer seu “link-building”.
  • Repita este processo continuamente pelos próximos seis meses. E pronto! Seu site estará listado entre as dez primeiras posições no Google, mesmo com palavras-chaves de média/alta competição.
Foto: Reprodução Google
Foto: Reprodução Google

Muitas pessoas dentro do mercado de marketing digital falam sobre a importância de um conteúdo relevante, excelência em jornalismo, material original, alcance social e otimização de metadados. Claro que isso tudo funciona, mas somente depois que o seu site possuir algum tráfego. Se você está com o tráfego zerado, quem vai ler a sua matéria espetacular?

Você também vai ver muito pela web é uma variedade enorme de sites sem conteúdo nenhum que estão indexados entre os três primeiros colocados. Como acontece esta façanha? Ele é o jornalista do ano? Ele é o melhor webmaster da terra? É parente do dono do Google ?

Não, simplesmente ele comprou um link em algum site relevante. E, assim, você é rankeado rápido e fácil. Um publi-editorial (nome dado para matéria paga em um site ou blog) custa em torno de R$ 1.800 em um site razoável. Em um blog fraco custa R$ 400. Já em um site top, o céu é o limite em termos de custos.

Não ignore o fator “capitalista” da internet na sua estratégia de “rankeamento”. De graça vai demorar muito, mas muito mesmo, para você ser listado na primeira página de resultados. É possível fazer um “link-building” bom e gratuitamente ? Sim, é possível, Mas é para poucos. Uma técnica eficiente é criar e distribuir gratuitamente plugins para o WordPress ou Joomla. Mas, neste caso, você têm que ser “o cara” da programação web.

Clique aqui para ter acesso gratuitamente a planilha ‘check-list’ para os usuários iniciantes de Marketing Digital.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.