Marketing Online para o Setor Imobiliário – Conversão

Muitas vezes existe apenas a preocupação em atrair a maior quantidade de visitantes para o site de sua imobiliária, através de otimização para buscadores, Link Patrocinados, Email Marketing e Redes Sociais. Entretanto, apenas atrair visitantes e tráfego qualificado para um site não é o suficiente para determinar o sucesso ou não das estratégias de marketing na web de seu negócio imobiliário.

O que é conversão

Para que ocorra uma ação de marketing bem sucedida é necessário que as visitas se “conecte” com sua imobiliária de alguma forma. A essa conexão chamamos de “conversão”, que é o processo de encorajar as visitas de alguma maneira ligar-se futuramente com sua imobiliária.

Uma conversão pode ser a compra de um produto(sites de ecommerce), assinatura de um boletim, preenchimento de um formulário, download de um arquivo, solicitação de contato ou informação sobre um imóvel ou empreendimento.

É interessante um site possuir várias maneiras de se conectar(conversão) com sua imobiliária, pois nem todo mundo está no mesmo momento do ciclo de vendas. Isto significa que alguns estão prontos para solicitar contato ou informação agora e outros somente estarão prontos dentro de alguns meses, mas isso não quer dizer que não poderão se conectar a imobiliária através da assinatura de um boletim de notícias, fazer um download de alguma apresentação(Ex: Ebook – Como conseguir seu primeiro financiamento de imóvel), informações sobre um determinado bairro ou ofertas de imóveis.

Landing Page(Página de Pouso ou Chegada)

Quando através de estratégias para gerar visitas(Marketing de Busca, Redes Sociais, Email Marketing) o usuário chega a seu site, é necessário mostrar a esse visitante exatamente o que fazer para que ocorra a conversão.
Normalmente, os visitantes não querem passar informações a não ser que a percepção do valor exceda suas expectativas e ele se sinta motivado a fornecer seus dados ou solicitar uma informação, seja através do telefone ou formulário de contato.
As páginas de pouso(landing page) é o passo final para que ocorra a conversão. É na Landing Page que o visitante decide se irá continuar interagindo com o site fornecendo dados ou solicitando informações. Em um site imobiliário cada página de imóvel é uma Landing Page e deve possuir recursos que orientem os visitantes, bem como facilitem a troca de informações entre a imobiliária e ele.

Com algumas alterações em sua página de imóveis, sua conversão pode melhorar drasticamente.

Disposições de elementos

A disposição dos elementos dentro da página do imóvel é essencial para uma boa comunicação. É importante destacar as informações básicas como endereço, características e detalhes.

Fotos

“Uma imagem vale por mil palavras”… Bonitas fotos externas e internas do imóvel irão motivar o cliente, que se sentirá atraído pela imagem. Entretanto, é importante fotografar um imóvel corretamente aplicando técnicas de ângulos e iluminação.

Vídeo

Caso seja possivel disponibilize o vídeo do imóvel ou do bairro onde está localizado, dando destaque para informações relevantes e pertinentes para o visitante.

Telefone

Quando o usuário quiser entrar em contato ele deve encontrar o número do telefone rapidamente e facilmente. Mesmo em alguns sites e portais imobiliários, onde o número do telefone está oculto, o botão para visualizar o número do telefone deve estar em destaque

Formulário

Embora seja tentador conseguir bastante informações, fazendo muitas perguntas, os visitantes, muito provavelmente, irão ignorar formulários longos ou abandonar o preenchimento antes de completar. Tenha formulários simples e breves, perguntando apenas o que é mais importante nesse momento como: nome, email, telefone e mensagem.

Call to Action ou Chamada para Ação

Call to Action ou Chamada para Ação irá incentivar o visitante a interagir com o site, levando a conversão. Por exemplo: Ao invés de possuir um botão no formulário de mais informação escrito “Enviar” use “Solicitar mais informações” ou “Quero saber mais sobre esse Imóvel” . A diferença entre uma Chamada para Ação fraca e uma convincente pode ser o elemento que fará diferença para obter uma alta taxa de conversão .

Lembrando que é muito importante que seja feito o acompanhamento da porcentagem de visitantes que é convertida com o passar do tempo. Pois somente através de análise pode se mensurar quais os esforços de captação de cliente, palavras chaves e campanhas de links patrocinados estão efetivamente gerando resultados.

 

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá Eder, tudo bem com você?

    Gostei bastante do artigo e você trouxe uma ótima forma de gerar mais conversões com dicas úteis e práticas não apenas para o setor imobiliário mas para qualquer outra coisa a se vender na internet.

    Abraços e sucesso

    • É verdade Erick…muitas vezes ficamos preocupados apenas com visitas e esqueçemos do mais importante que é a conversão. De nada adianta ter muitas visitas no site e possuir uma baixa conversão…grande abraço.

  2. Ola, gostaria de saber oque significa, em se tratando
    do ramo imobiliario, a frase, sem pontuacao?
    Fico agradecida.
    Uma boa tarde.
    Mara.

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