Em sua terceira edição, o estudo Os Influenciadores – Quem Brilha na Tela dos Brasileiros, realizado pela Provokers para o Google e o Meio & Mensagem, traz novos insights sobre as figuras públicas nas quais os jovens brasileiros mais se espelham. Pela primeira vez o topo do ranking é ocupado por alguém que nasceu no digital: Whindersson Nunes, dono do maior canal de YouTube do Brasil em número de inscritos, atualmente na casa dos 22 milhões. Como no ano anterior, youtubers e celebridades nascidas na TV dividem meio a meio as 20 posições das personalidades mais influentes.

O estudo será apresentado oficialmente nesta quarta-feira, dia 13 de setembro, no Brandcast, um evento com Youtubers, anunciantes e executivos do mercado publicitário. O ranking liderado por Whindersson Nunes conta ainda com outros quatro youtubers no “top 10”: Flavia Calina, Julio Cocielo, Felipe Castanhari e Felipe Neto.

Com 68,8 pontos Whindersson Nunes lidera o ranking seguido de atores e apresentadores. A coleta de dados aconteceu entre maio e agosto deste ano com 1500 participantes de seis capitais brasileiras. Este ano a pesquisa ampliou a faixa etária dos entrevistados para considerar as pessoas entre 14 e 34 anos.

De acordo com a pesquisa, os youtubers são admirados pelas características pessoais, no que se diferenciam de outras celebridades convencionais, assim como a produção constante de vídeos associados ao dia a dia, sem produção mais elaborada.

O estudo mostrou ainda que autenticidade, originalidade, inteligência e humor são as características mais importantes na definição de uma personalidade entre os brasileiros. Estes fatores representam 51% do “peso” da influência de uma celebridade.

Confira a seguir o top 20 de 2017:

(arte do Meio & Mensagem)