4 dicas para se tornar Social Media

Hoje é celebrado o Social Media Day (#SMDay)! Quer começar a trabalhar nesta área? Então, confira as dicas do Digitais do Marketing.

Hoje é celebrado o Social Media Day (#SMDay)!

Social Media é uma das novas profissionais que surgiram com a digitalização, principalmente com a existência das redes sociais. Esses profissionais assumem o papel de comunicadores nas mais diversas plataformas e podem trabalhar em agências, dentro de uma empresa ou de forma autônoma.

Embora pessoas com diferentes formações como publicidade, marketing e design atuem nessa área, não há a obrigatoriedade de um curso de formação superior para atuar como Social Media. Se você quer começar nessa área, fique atento as próximas dicas.

1 – Elenque as suas forças

Existem diferentes subáreas dentro do escopo de um Social Media: pesquisa de pautas, criação de texto, design dos posts, gerenciamento das publicações, resposta aos comentários e planejamento editorial. Cada uma dessas subáreas pode ser de responsabilidade de um profissional específico, porém o mais comum é que, principalmente no começo, todas elas sejam executadas por uma única pessoa.

Se esse for o seu caso, tenha claro quais são as suas especialidades. Por exemplo, você pode ter facilidade com a criação da ideia e do material escrito, mas não consegue criar artes. Nesse momento, você tem a opção de oferecer o seu trabalho seguindo uma especialidade ou ainda estudar para melhorar a parte do design.

Nenhum dos caminhos é certo ou errado, mas é preciso ter claro desde o início quais os pontos que você precisa melhorar para evoluir nessa profissão.

2 – Conheça as plataformas

As diversas redes sociais existentes possuem suas particularidades, sendo preciso conhecê-las profundamente. Segundo pesquisas, Facebook, Youtube e Instagram são atualmente as redes sociais mais utilizadas e, embora o conteúdo possa ser o mesmo, pode haver uma grande variação do formato que esse conteúdo será passado para a audiência.

No Instagram, por exemplo, não é possível fazer postagens com links clicáveis diferentemente do Facebook e isso é importante para ser considerado na hora de criar uma postagem.

Além de suas especificidades em termos de formato, as plataformas podem atrair públicos diferentes. É importante também ter claro qual é a rede social de preferência de cada público para conseguir orientar o seu cliente a respeito de qual merece o investimento.

3 – Conheça sobre métricas

É importante entender e analisar quais são as métricas de cada rede social para avaliar se as publicações estão desempenhando o caminho esperado. Há diferença para a estratégia se houver mais curtidas do que compartilhamentos? Qual métrica é melhor analisar considerando qual objetivo? Posso esperar o mesmo desempenho em todas as redes?

Além disso é interessante conhecer algumas métricas específicas do mundo do marketing para que você consiga se comunicar com o seu cliente com clareza e também entender o andamento da estratégia como um todo. Qual foi o retorno sobre o investimento dessa publicação? Qual foi a taxa de conversão dessa publicação?

Procure entender profundamente essas perguntas e se faça novas que podem ser questionadas pelo seu cliente.

4 – Crie um portfólio

É difícil começar do zero em qualquer área. Normalmente, para você ser contratado é costume que os seus trabalhos anteriores sejam analisados. Se você ainda não tem um portfólio de serviços reais prestados, faça projetos pessoais que possam servir de exemplo e demonstrem suas habilidades. Você pode hospedar esses projetos em sites como o Behance ou pode ainda criar um perfil profissional na sua rede social de preferência, o que além de ser um ótimo portfólio também ajuda você a praticar esses conceitos e a melhorar mais rapidamente.

Há ainda outra opção para você começar a criar o seu portfólio: o trabalho voluntário. Existem muitas startups e instituições sem fins lucrativos que possuem causas muito interessantes, mas não possuem dinheiro suficiente para contratar um profissional de social media. Converse com algumas dessas organizações e diga que você está disposto a ajudar gratuitamente, desde que possa colocar os trabalhos realizados no seu portfólio por um x período de tempo.

Seguindo essas dicas, você já pode começar como freelancer e, se gostar da área, pode procurar trabalhos em empresas ou agências. É uma ótima forma de fazer testes e entender se é isso que procura como carreira.

Gostou do artigo? Compartilhe com outras pessoas em suas redes sociais dando o devido crédito. Ficou com alguma dúvida? Envie para a gente nos comentários. Até a próxima!

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