Marketing de Conteúdo como estratégia para o seu negócio

Confira como aplicar o marketing de conteúdo para engajar e fidelizar o seu público-alvo.

O marketing de conteúdo é uma nova proposta para o marketing. Afinal, quem nunca se sentiu bombardeado por e-mails de publicidade que lotam a caixa de entrada? Alguns, inclusive, sem um prévio cadastro realizado. As propagandas estão por todos os lugares, até mesmo nas redes sociais enquanto navegamos pelo feed com as imagens dos nossos amigos.

Não há como negar que as propagandas excessivas acabam se tornando um problema e, por vezes, até geram um desconforto em quem as recebe. Por isso, existe uma forma inteligente de fazer publicidade: apresentar conteúdos relevantes ao seu público. Desse modo, além de ir ao encontro da necessidade dos seus clientes, você ainda faz um marketing positivo de sua marca. E essa é a proposta do marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo

De forma geral, o marketing de conteúdo pode ser definido como uma estratégia para a atração de clientes através da produção de conteúdos diversos e relevantes para o público-alvo da empresa. Ou seja, ao invés de oferecer uma publicidade por si só, você irá oferecer uma solução e, juntamente com ela, a venda do seu produto.

Essa é uma das formas mais inteligentes de gerar engajamento e fidelização de público. Afinal, em busca de materiais para o dia a dia, seus clientes estarão em constante contato com sua marca, e quando for necessário, o seu serviço será lembrado na hora de realizar alguma compra ou indicação.

Essa proposta existe antes mesmo de seu termo ser definido. Os primeiros exemplos do uso da estratégia podem ser encontrados com o The Furrow (em 1895), o Guia Michelin (em 1900) e com o livro de receitas da Jell-O (em 1904). Essas marcas utilizaram da produção de conteúdo para alavancar suas vendas de maneira indireta, o que rendeu um grande sucesso.

Aplicando a estratégia

Embora esse recurso seja usado há tempos, é preciso ter em mente alguns conceitos importantes na produção do conteúdo. Afinal, é preciso oferecer aquilo que vá ao encontro com a necessidade do cliente, e deixá-lo interessado pelo que está sendo oferecido.

Sabendo disso é necessário estar atento ao social e aquilo que causa impacto nos consumidores. Cada segmento pode oferecer algo específico, mas de maneira geral, algumas pautas serão comuns a todas as áreas. Ou seja, a necessidade está em adequar a sua produção de conteúdo ao que está acontecendo agora no mundo real.

Vantagens do marketing de conteúdo

Utilizar do marketing de conteúdo para chegar ao público apresenta inúmeras vantagens, as principais são:

  • Gerar impacto social com a sua marca;
  • Aumentar a quantidade de pessoas que conhece o seu produto ou serviço;
  • Transformar a empresa e seus funcionários em líderes influentes;
  • Gerar leads, criando uma base de assinantes para seu conteúdo;
  • Atingir diferentes públicos de acordo com o conteúdo oferecido.

Além disso, os conteúdos a serem produzidos podem variar, assim como o mecanismo para oferecê-los. Seja através das redes sociais, blogs, e-mails ou plataformas de vídeos, a liberdade criativa permite alcançar diferentes lugares. Outra vantagem do marketing de conteúdo é a variedade de recursos para produzir um conteúdo relevante, que pode ser usado em:

  • E-books;
  • Postagens em redes sociais;
  • Vídeos longos ou curtos;
  • Textos informativos;
  • E-mails;
  • Arquivos de áudio, como os podcast.

Mas, para além da produção de conteúdo é importante ter um bom canal de distribuição. De maneira mais intensiva, o meio online é um dos recursos mais utilizados que permite adaptar ou reorganizar as plataformas até chegar ao formato desejado.

É importante estruturar e organizar o que será oferecido, mantendo uma constância com o objetivo de educar o seu cliente e acostumá-lo a esperar pelo que será oferecido. Bons resultados requerem boas estratégias, e assim o objetivo pode ser alcançado.

Usando diferentes estratégias para a marca

Ademais de utilizar o marketing de conteúdo, existem outras estratégias que podem ser combinadas de acordo com o negócio. Um exemplo é o uso da inteligência artificial, que pode aumentar as vendas da sua empresa. Ou seja, a marca pode se valer de mais de um mecanismo.

No entanto, é importante utilizar cada estratégia de maneira consciente e com uma base sólida, analisando os possíveis resultados e a sua real necessidade. Afinal, é preciso que se tenha resultados positivos com o uso dos mecanismos de engajamento, e esse só pode ser alcançado quando se realiza um estudo preliminar sobre o seu público-alvo.

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