Como o uso da inteligência artificial pode alavancar suas vendas

Como o uso da inteligência artificial pode ajudar os vendedores a vender mais e melhor

Inteligência Artificial
Inteligência Artificial

A tecnologia tem inúmeros benefícios. Um deles é permitir que as funções sejam exercidas de acordo com a aptidão de cada um. O uso da inteligência artificial (IA ou pela sigla em inglês AI – artificial intelligence) em comércios online é uma maneira de voltar o foco para as vendas.

Afinal, com a ampliação do uso das tecnologias e o crescimento das empresas online, as funções de quem vende aumentaram, fazendo com que a realização de vendas deixe de ser a principal atividade a ser exercida no dia a dia.

Mas, é possível utilizar os recursos tecnológicos para voltar o foco para as vendas através do uso correto da inteligência artificial. Com ela, é possível que atividades como a inserção de dados sejam automatizadas, tirando dos vendedores tarefas demoradas e burocráticas.

Otimização dos preços

O sistema de inteligência artificial tem a capacidade de analisar as antigas negociações realizadas na empresa, assim como o perfil do cliente e o contexto do mercado, entre outros fatores pertinentes. Com isso, o sistema pode indicar a necessidade de uma taxa de desconto e o valor ideal para a proposta em questão, pensando na maior probabilidade de lucro do negócio.

Previsão de vendas com a inteligência artificial

Outra vantagem do uso da inteligência artificial para alavancar as vendas é o seu alto grau de precisão para prever a quantidade de vendas que será necessário realizar em um determinado período. Dessa forma, a IA permite que o planejamento seja feito de forma mais eficiente e com os recursos e investimentos adequados.

Vendas adicionais

Uma das estratégias que a inteligência artificial permite aprimorar é a venda para clientes já existentes, aumentando o faturamento de maneira mais eficiente. Como? A IA analisa o perfil e o histórico de cada cliente para propor as melhores estratégias de vendas, além de ajudar na análise dos leads com maior potencial de venda.

Alta performance

A inteligência artificial pode ajudar ainda na avaliação da performance da equipe de vendas, ressaltando aqueles com mais chances de alcançarem as metas e quais as negociações de maior destaque. Com isso, é possível analisar todos os vendedores com um olhar mais direcionado, aumentando a performance de todo o time.

Com a implementação adequada da inteligência artificial, sua equipe pode voltar o foco para aquilo que ela faz de melhor: vender os seus produtos ou serviços. Mas é importante que, além da inserir a IA na rotina empresarial, ela seja realizada de maneira correta para auxiliar nos pontos necessários no dia a dia.

É importante ainda ressaltar que, além do uso da inteligência artificial, é preciso se ater a como os clientes observam o posicionamento das empresas perante o cenário vivido. Em um estudo feito pela Edelman foi constatado que 62% dos consumidores baseiam o consumo a partir do posicionamento das empresas para questões relevantes para o usuário, por exemplo.

Ademais, 56% dos clientes compram mais quando motivados em causas específicas, e 22% dos brasileiros têm predisposição a pagar mais por um produto quando a marca está alinhada a seus valores. Portanto, além do uso da tecnologia é importante estar atento ao cenário social.

Afinal, mais importante do que usar a tecnologia no dia a dia do negócio, é utilizá-la da maneira adequada para agregar valor, facilitando a vida de quem utiliza o recurso e possibilitando que a energia gasta no trabalho seja direcionada para o meio correto: aumentar o lucro e expandir o negócio.

Gostou do artigo? Compartilhe com outras pessoas em suas redes sociais dando o devido crédito. Ficou com alguma dúvida? Envie para a gente nos comentários. Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.