Engajamento : por que a sua empresa tem que ficar de olho nessa métrica, como calcular e como melhorar a interação nas redes sociais 

O que é engajamento?

Em mídias offline, como outdoor, por exemplo, quantificar quantas pessoas são impactadas pelo anúncio não é trivial. Porém, pode-se fazer uma estimativa em cima de quantos carros passam pela rodovia onde o outdoor está instalado. Mas qual é o engajamento com esse conteúdo? Ou melhor, quantas pessoas que estão nesse carro sendo impactadas por esse outdoor conversam com outras sobre o que viram? Metrificar isso é uma tarefa impossível.

Já no online, felizmente, é muito mais fácil e preciso entender o impacto de um anúncio. Engajamento no Marketing Digital é quando um usuário realiza algum tipo de interação em relação a algum conteúdo em uma rede social. Essa resposta pode ser uma curtida, um clique, um comentário, encaminhar esse conteúdo para um terceiro, salvar o conteúdo para ver depois ou compartilhar o conteúdo. 

Para se calcular a taxa de engajamento, em geral, utiliza-se como base o alcance do conteúdo ou o número de seguidores que o perfil tem. 

Pode-se dizer que quanto maior o engajamento, mais relevância digital o seu conteúdo apresenta. Como tudo das redes sociais, não existe uma fórmula para aumentar o seu engajamento. Porém, existem boas práticas que podem reforçar o seu relacionamento com os seguidores e gerar mais engajamento.

Métricas de vaidade nas redes sociais 

As métricas de vaidade, como o próprio nome diz, tem como finalidade utilizar os números para dar a melhor versão de um fato sem levar em conta o contexto. 

Exemplo de métricas de vaidade: medir a quantidade de cliques em um link patrocinado sem medir CAC (Custo de Aquisição de cada Cliente) e o valor investido. Medir o número de cliques em um vídeo no Youtube sem levar em conta o número de pessoas que assistiram o vídeo até o final ou número de minutos assistidos. 

Quando falamos em engajamento, muitas pessoas na hora associam a likes em um conteúdo do Instagram. É importante entender que, apesar dos likes fazerem parte do cálculo de engajamento, não devem ser interpretados sozinhos. Hoje em dia as pessoas curtem conteúdos sem ler até o fim, sem de fato engajar. É um movimento quase automático. E não adianta comemorar que um conteúdo recebeu 100 likes se proporcionalmente, em relação ao alcance, pouquíssimos usuários interagiram. 

O perigo das métricas de vaidade é ficar míope quanto às suas próprias redes sociais e maquiar uma triste verdade: o seu conteúdo não está engajando com os usuários. 

Métricas de vaidade nas redes sociais 

Mas qual é a importância do engajamento hoje em dia?

O engajamento é uma métrica que mostra o quanto o seu conteúdo está impactando na vida dos usuários. Por isso, como falamos anteriormente, um like por si só não significa muita coisa. Mas quando você tem uma comunidade que está de fato envolvida com o seu conteúdo, aí você consegue ser relevante, influenciar, vender e conversar com sua audiência. 

Além disso, quanto maior o seu engajamento, maior o seu alcance. Sabemos que os algoritmos das redes sociais vão distribuir o seu conteúdo de acordo com o sucesso que ele faz quando postado. 

Em redes sociais como LinkedIn, Twitter e Facebook o engajamento é fundamental já que aparece no feed/timeline dos usuários as curtidas e comentários que os amigos/conexões fizeram. Dessa forma, o conteúdo é amplificado e ganha um alcance maior a cada like que recebe. 

Ou seja, mais do que nunca, o engajamento é fundamental para a sua marca ser relevante nas redes sociais. 

6 formas de aumentar o seu engajamento nas redes sociais

O importante é levar em conta que a grande maioria das pessoas estão nas redes sociais para se entreter ou distrair. Então como criar um conteúdo que seja ligado à estratégia da sua marca, que venda o seu produto ou serviço, de forma criativa e que seja relevante para a sua audiência? 

1 – Crie conteúdo relevante 

Entenda a sua persona, o que interessa ao seu público. Depois, crie conteúdos relevantes. Você não pode só oferecer produtos, falar de si mesmo, ser puramente comercial. Pense em como dar dicas, oferecer conteúdos ricos gratuitos, trocar experiências, enfim, qualquer forma de gerar valor para quem está vendo o seu post. 

2 – Crie um calendário de conteúdo

Como sempre, planejamento é a chave do sucesso. Entenda os pilares de conteúdo que você pode abordar nas suas redes e crie um calendário editorial que contemple esses posts. Importante é que esse calendário balanceie os mais diferentes tipos de conteúdo: vídeos, posts simples, carrossel etc. 

3 – Crie conexões e conversas 

Quando você cria uma conversa, você deixa a sua marca mais humanizada. Isso estimula as pessoas a responderem e a engajarem. 

Criar essa conexão vai muito além do famoso CTA no fim da legenda do post. O engajamento vem de uma vontade real de engajar. 

E o próprio algoritmo quer que essas conversas aconteçam tanto que, o número de comentários é o mais relevante para aumentar o alcance do post. Por isso, não deixe de responder comentários, marcar pessoas, convidar mais gente para essa conversa. 

4 – Aproveite as trends

Praticamente a cada semana existe uma trend nova. São oportunidades para a sua marca falar na linguagem particular do momento. Dialogar com conteúdos virais de forma humanizada é um dos caminhos que a sua marca pode explorar para aumentar o engajamento. 

Mas atenção, o timing é um fator fundamental que vai determinar se você está surfando na trend ou se a sua marca está sendo cringe

5 – Seja autêntico e criativo 

Quantos criadores de conteúdo existem hoje em dia nas redes sociais? Inúmeros. A cada segundo mais e mais conteúdo é criado. É preciso saber se diferenciar, ser autêntico. E a criatividade é uma forma de você chamar a atenção do seu público. 

E para você ser mais criativo, você tem que se cercar de criatividade. Comece a seguir contas criativas, procure boas referências, veja o que está sendo produzido e fazendo sucesso no exterior. 

6 – Acompanhe as suas métricas 

Repita o que deu certo, pare de fazer o que deu errado. Analisar as suas métricas é essencial para entender o seu conteúdo e engajamento. Quanto maior o volume de publicações feitas, mais base para analisar e entender padrões. A ideia é realizar experimentações, teste A/B e postar conteúdo cada vez mais relevante.

Falando de uma forma bem generalista, de 1 a 5% é uma boa taxa de engajamento.

Engajamento nas redes sociais

Como calcular o engajamento nas redes sociais?

Devemos levar em conta que existe um lado subjetivo no engajamento. Porém, quantificar o engajamento é criar oportunidades para análise e criar oportunidades. 

Como já falamos, existem diferentes formas de calcular o engajamento nas redes sociais. 

Engajamento por alcance

Essa é a forma mais comum de se calcular o engajamento. Em inglês, é conhecida como ERR (Engagement Rate by Reach). 

ERR = soma de todas as interações / alcance do post

Para calcular a média da sua conta, basta somar todos os ERR e dividir pelo número total de posts feitos.

Engajamento por seguidores

Essa outra forma de calcular o engajamento se baseia no número total de seguidores.  Em inglês, é conhecida por ER Post, sigla para Engagement Rate by Post, em inglês.

O único problema desse cálculo é que quando você vai comparar a performance de diferentes posts, você está comparando uma taxa de engajamento feita em cima de diferentes alcances.

ER Post = soma de todas as interações no post / total de seguidores

A lógica para calcular a média é a mesma do ERR: somar e dividir pelo número de posts. 

Facebook Business Manager: por que e como usar o gerenciador

O mais importante não é seguir uma fórmula específica. O que serve para um perfil, não necessariamente serve para você. Como já dito, não existe uma receita de bolo. O importante é experimentar, analisar e criar. 

Para fazer essa análise, programar o seu calendário de conteúdo e entender melhor as suas métricas, recomendamos o uso do Facebook Business Manager, uma poderosa ferramenta para gerenciar a presença das empresas nas plataformas do Facebook.

Veja aqui o artigo que preparamos para você sobre esse gerenciador. 

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