Facebook Business Manager: por que e como usar o gerenciador

Conheça a ferramenta poderosa para gerenciar a presença das empresas nas plataformas do Facebook.

Criar os conteúdos para o Facebook e o Instagram demandam tempo e muito planejamento, certo? Para facilitar esse dia a dia atribulado existem diversas ferramentas disponíveis, entre elas o Facebook Business Manager.

O que é o Facebook Business Manager?

O Facebook Business Manager, também conhecido como Gerenciador de Negócios do Facebook, é uma plataforma gratuita criada para auxiliar na construção de conteúdos e no gerenciamento de páginas, tanto no próprio Facebook quanto no Instragram, ambas redes sociais do mesmo grupo.

 A plataforma possui diversas ferramentas internas para ajudar no gerenciamento dos negócios, como também recursos voltados especificamente para a criação e distribuição de conteúdo.

Por que ter uma conta no gerenciador?

A plataforma permite fazer um acompanhamento de toda a produção da sua equipe em um único lugar. Para quem gerencia múltiplas contas é um ótimo recurso, uma vez que é possível alternar facilmente a visualização entre elas. 

Além disso, a usabilidade do Facebook Business Manager é excelente e permite que até pessoas que não têm familiaridade com o serviço consigam usar desde a primeira vez. Ao longo das páginas há uma explicação sobre o funcionamento de cada recurso. Ademais, o site do suporte é muito completo.

Facebook e Instagram em um só lugar

Como dissemos anteriormente, você consegue fazer a gestão de ambas as redes sociais utilizando uma única plataforma. Além de trazer praticidade para o seu dia a dia, permitindo manter seu calendário de publicações mais organizado e realizar comparativos de performance das postagens entre as redes.

Análise de dados e geração de insights

Uma das ferramentas disponíveis no Business Manager é a aba Insights, onde é possível consultar as métricas que sua conta obteve em cada uma das plataformas durante o período de tempo selecionado. Esses dados já aparecerão em gráficos e, em uma mesma página, você visualiza as métricas do seu perfil do Instagram e da sua página do Facebook, permitindo entender de forma rápida o desempenho individual e comparativo entre elas.

Isso pode gerar valiosos insights, o que é o objetivo, como o próprio nome da funcionalidade sugere. Por exemplo, você fez a mesma publicação nas duas redes, ambas no mesmo horário e formato, mas o desempenho no Instagram foi o dobro do desempenho no Facebook. A pergunta que surge é “por quê? Será que o público daquele conteúdo está mais ativo no Instagram? Será que o horário das postagens deve ser diferente em cada rede?

Com um único resultado não será possível identificar se suas hipóteses estão certas ou não, mas a partir da análise de um conjunto de dados você consegue verificar padrões e obter essas respostas. 

Um outro comparativo interessante é entre a faixa etária e o gênero em cada uma das redes. Será que você está falando para pessoas semelhantes nas duas redes ou a sua audiência se difere? Se a sua audiência se difere, será que é necessário adaptar seus conteúdos?

Essas e outras perguntas podem permitir a redefinição da sua estratégia para conquistar resultados melhores para seus objetivos. E se quiser ainda pode fazer análises mais profundas. Basta que os dados sejam exportados para uma ferramenta de planilhas, como o Excel ou o Google Sheets.

Criação e publicação

No Facebook Business Manager existe ainda um recurso que pode preparar as suas publicações. Você faz o upload de uma imagem construída em algum programa de criação, ajusta as legendas através do próprio Business Manager e pode agendar sua postagem para o dia e horário que quiser. A mesma lógica funciona para vídeos ou até stories.

Se quiser programar sua postagem, vai aparecer no seu calendário dentro da plataforma que ela será publicada na data estipulada. Essa é uma ótima maneira de se organizar, sabendo quais os conteúdos já produzidos e quais dias já foram preenchidos.

Uma outra funcionalidade disponível é o “Teste de publicação”, que permite criar variações do mesmo conteúdo, mudando algum elemento e liberando-os simultaneamente. A plataforma vai realizar um comparativo entre os resultados de engajamento de cada uma das publicações para mostrar qual delas deu mais resultado. Essa é uma ótima forma de entender melhor a recepção da sua audiência e refinar os detalhes da sua comunicação.

E caso você faça lives há também uma parte específica para isso dentro do Facebook Business Manager chamada de “Painel de Live”. Ela é voltada, principalmente, para o streaming de jogos, mas vale estudar a possibilidade de adaptar para o seu contexto. Nessa aba, é possível personalizar as configurações para a sua transmissão, fazer testes e visualizar as métricas de engajamento de lives anteriores. Essa parte possui área uma gamificação, onde você vai completando conquistas conforme executa as ações para criar a sua primeira live, deixando o aprendizado mais simples e divertido.

Publicações impulsionadas

Já “Publicações impulsionadas” é o nome dado pelo Facebook para se referir ao tráfego pago, ou seja, os anúncios.

Para criar o seu anúncio ou impulsionar um conteúdo já existente, basta utilizar o gerenciador. Mas, atenção: diferente dos demais recursos, nesse será necessário desembolsar algum dinheiro.

De maneira gratuita, você consegue criar o seu anúncio e deixá-lo salvo até o momento  que decidir publicá-lo. Porém, a partir do momento da publicação terá que pagar para que o o seu conteúdo apareça para aquele segmento especificado. 

Os anúncios não estão disponíveis de maneira automática, sendo preciso solicitar pelo próprio Facebook Business Manager uma análise da sua página para autorizar a criação de anúncios. Se você pretende investir nisso no futuro próximo, já corra para solicitar essa análise.

Geração de Leads

Outro recurso extremamente interessante que a plataforma oferece é a geração de leads de forma simples. Quando uma pessoa clica em um anúncio ativo, aparecerá um formulário já preenchido com as informações cadastradas (nome, e-mail e telefone) e a pergunta se a pessoa deseja enviar esses dados para o anunciante para saber mais sobre o produto ou serviço. Tudo isso na mesma página e de forma prática, o que diminui a probabilidade do usuário desistir de solicitar mais informações.

Caso ele clique para enviar os dados, esses são adicionados em um cadastro que fica disponível para o dono da página e as pessoas de sua equipe com quem ele decidir compartilhar. Esse cadastro pode ser exportado ainda para uma ferramenta de CRM, caso você já utilize, permitindo assim um melhor entendimento da sua base de leads.

Por que não usar outras ferramentas de gerenciamento de páginas?

Quando criamos uma página ou perfil, concordamos com os termos de uso e as políticas do Facebook e do Instagram. Todas as nossas publicações e interações nessas redes devem estar de acordo com o que foi escrito ali. 

Neste ano, o Facebook suspendeu milhões de postagens programadas através de uma ferramenta de gerenciamento, chamada mLabs. Isso ocorreu porque, segundo o próprio Facebook, foi constatado que essas publicações não seguiam as políticas estabelecidas para o uso das redes sociais, justificando assim essa suspensão.

Esse é um risco que você sempre irá correr, caso utilize uma ferramenta externa para fazer o seu gerenciamento. Mas sabe quem nunca vai estar em desconformidade com os termos e políticas de uso do Facebook? Exatamente, o próprio gerenciador do Facebook!

Entendeu agora a importância de utilizar o Facebook Business Manager em seu negócio?

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