O Instagram se tornou uma das principais ferramentas de marketing e divulgação de produtos e serviços.
E saber como colocar resposta automática e mensagem de boas-vindas no Instagram na sessão de mensagens diretas (direct) é algo que faz toda a diferença. Primordialmente, ajuda a conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes.
Afinal, mais do que estar presente nas redes sociais, com um perfil relevante e bem-feito, que transmita confiança e autoridade, é preciso prestar um bom atendimento aos seguidores, que gostam de ser prontamente atendidos.
E embora o aplicativo ainda não tenha um recurso próprio para isso, há formas de configurar o Instagram. Assim você pode deixar algumas respostas prontas para perguntas frequentes relacionadas ao seu negócio.
A princípio, essa opção está disponível apenas para perfis comerciais ou de criadores de conteúdo. Se você quer entender melhor como pode fazer para colocar as respostas automáticas, acompanhe todas as informações neste texto!
A importância da resposta automática no Instagram para negócios
A velocidade com que as informações circulam nas redes sociais, seja em fotos ou vídeos, faz com que as pessoas passem de um perfil a outro em questão de segundos. E é por isso que a rapidez no atendimento é essencial.
Mas nem sempre um empreendedor terá tempo de ficar conectado respondendo a cada pergunta recebida. E essa demora no retorno pode acabar fazendo alguém desistir de comprar o produto ou contratar o serviço.
Além de aumentar as vendas e ampliar a comunicação, é um recurso que poupa o seu tempo e ajuda a otimizar a sua atuação nas redes. E também estimula o engajamento e gera uma fidelização maior. Por tudo isso, é muito importante saber como fazer a gestão de mensagens.
Configurando respostas automáticas: um guia passo a passo
As respostas automáticas no Instagram funcionam da seguinte forma: o seguidor clica na opção “mensagem” no seu perfil e entra em contato. Na sequência, o perfil envia uma lista de perguntas com questões que geralmente os clientes costumam ter. Por exemplo:
Você envia pelos Correios?
Você tem opção de delivery?
Gostaria de saber os valores do serviço?
Qual o horário de funcionamento?
As perguntas vão depender do segmento da sua empresa e é possível colocar até quatro opções que podem ser exibidas para os seguidores. Há também um limite no tamanho de cada pergunta, que não deve passar dos 80 caracteres.
E a ideia é já colocar a resposta junto com a pergunta. Por exemplo: “Qual o horário de funcionamento? 8h às 18h.” Ou “Você tem opção de delivery? Sim, peça pelo whatsapp xx xxxx-xxxx” (número para fazer o pedido).
Pense bem antes de formular, faça testes, tente resumir e deixe tudo de forma mais sucinta, indo direto ao ponto. Depois das perguntas e respostas prontas, é hora de fazer a configuração para incluí-las.
Passo a passo para configurar respostas automáticas no Instagram:
– Acessar “Configurações” do Instagram e colocar seu perfil como empresa ou criador de conteúdo. Escolha a opção que melhor representa o que você faz.
– Clicar em “Perguntas Frequentes” e selecionar “Mostrar Perguntas”.
– Clicar em “Adicionar pergunta” e escrever uma pergunta já com a resposta.
– Repetir o processo até incluir todas as perguntas e respostas que deseja.
A ideia é ajudar as pessoas a iniciarem uma conversa e o próprio instagram já tem alguns modelos como sugestão. Outra opção é deixar respostas prontas e usar uma forma mais simples de enviar, definindo uma palavra como atalho para que cada resposta apareça para o seguidor que entrou em contato.
Por exemplo, você sabe que muita gente vai perguntar o horário de funcionamento. Então, já faz uma resposta completa sobre isso e coloca a palavra “horário” como atalho. Assim, sempre que uma pergunta sobre isso chegar, basta você digitar a palavra e a mensagem será enviada.
Pode ser também uma mensagem de boas-vindas no Instagram, dizendo que será um prazer atender àquele cliente e já colocar algumas informações básicas, como horários de funcionamento ou formas de contato.
É uma ótima forma de poupar o seu tempo e facilitar a conversa. Como fazer isso:
– Clicar sobre a opção “Resposta Instantânea” na lateral esquerda da tela.
– Ativar o recurso para enviar mensagens automáticas.
– Deixar marcadas as opções “Messenger” e “Instagram” e digitar a mensagem automática no campo indicado.
– Por fim, clicar em “Salvar alterações”.
Caso queira substituir uma das respostas, é só fazer o mesmo caminho, clicar na opção “excluir resposta salva” e depois digitar a nova resposta que deseja incluir – ou deixar sem.
Configurando uma Mensagem de Boas-Vindas no Instagram
Além das respostas automáticas, configurar uma mensagem de boas-vindas no Instagram é uma ótima forma de causar uma primeira boa impressão. Para fazer isso, você pode usar as mesmas etapas descritas acima, mas com uma mensagem personalizada que dê as boas-vindas aos novos seguidores e os incentive a continuar a interação.
Integrando o Instagram com ferramentas de automação
Embora sejam alternativas muito usadas e tenham os seus pontos positivos, essas formas de colocar resposta automática no Instagram usando a própria rede não são as ideais.
A boa notícia é que há algumas ferramentas de automação, como aplicativos e sites, que podem ser integrados ao Instagram e que ajudam a otimizar ainda mais a tarefa, além de terem outras funcionalidades, como o agendamento de publicações para o feed e os stories.
Entre os mais conhecidos estão o Perforgram, o Gerenciagram e o Bume. As versões mais completas são pagas, mas algumas oferecem um período gratuito para teste. Assim você pode baixar, usar, entender se atende ao que você precisa e só então decidir se quer ou não contratar aquele serviço.
Mantendo a personalização nas respostas automáticas
Saber como colocar resposta automática no Instagram de forma integrada com outras ferramentas não significa que será um atendimento impessoal ou muito generalizado. Manter a personalização para o seu público-alvo é muito importante.
O tom das respostas, como se estivesse realmente conversando com o cliente, é um ponto fundamental para a eficácia na comunicação. É isso que vai garantir a satisfação no atendimento e criar uma conexão maior com o seu negócio.
Ao redigir as mensagens que serão enviadas automaticamente, algumas boas práticas para manter a personalização são: não fazer mensagens muito longas, colocar uma chamada para ação (CTA), falar brevemente dos produtos e serviços, anunciar promoções e usar uma linguagem séria, mas informal, como se fosse de fato algum representante da empresa conversando.
Agora que você já entendeu como colocar resposta automática no Instagram, é hora de colocar as dicas em prática e configurar tudo para oferecer sempre um pronto atendimento aos seus clientes nas redes sociais. Bom trabalho!