Pinterest como ferramenta de marketing

De acordo com a Forbes, em junho de 2022, o Pinterest contava com 433 milhões de usuários ativos mensais. Já esse estudo fez uma comparação com outras plataformas sociais, e revelou que os usuários do Pinterest são 90% mais propensos a dizer que estão “sempre” comprando (e 30% mais propensos a dizer que “amam” fazer compras). 

Ou seja, se você está buscando um espaço para divulgar o seu negócio ou serviço, o Pinterest pode ser a solução. 

Perfil dos usuários no Pinterest 

Ao contrário do Facebook, Twitter, Instagram e TikTok, em que os usuários estão lá para se entreter ou se informar, no Pinterest a motivação é se inspirar. Isso faz com que o próprio uso da plataforma não seja tão constante assim. 

De acordo com uma pesquisa, quase 50% do total de usuários do Pinterest são classificados como light users, acessando a plataforma semanalmente ou mensalmente versus diariamente, com apenas 7,3% considerados heavy users.

Se no TikTok ou Instagram os usuários checam seu feed várias vezes ao dia, no Pinterest, a maioria dos usuários faz check-in eventualmente ou de acordo com uma necessidade específica. 

Apesar do tempo dedicado ao Pinterest ser menor, é um tempo de qualidade. Os usuários estão focados pois estão em busca de alguma solução prática. 

E se o seu serviço ou marca fosse essa solução?

Como trabalhar o marketing no Pinterest?

1- Crie um perfil para a sua empresa 

O processo para criar uma conta no Pinterest para a sua marca é bem simples. Basta abrir uma conta tipo business. 

crie uma conta business no Pinterest

Se por acaso você já possui uma conta pessoal, o Pinterest te dá a opção de vincular uma conta comercial. Para fazer isso, acesse sua conta e clique nos três pontinhos no canto superior direito e vá para as configurações. 

Vincule o seu perfil pessoal ao perfil business no pinterest

Agora é só preencher o nome e categoria que seu negócio se enquadra. É possível adicionar link direto para a sua loja virtual ou site, colocar link para as outras redes sociais e marcar os assuntos que mais tem a ver com a sua marca para receber sugestões de conteúdo do Pinterest.

Feito e você já tem a sua conta business!

2 – Comece a criar pins e pastas para o seu perfil

Cada pasta pode ter um nome, descrição e categoria. Além disso, você pode adicionar uma capa, escolher a configuração de privacidade (pública ou privada) e acrescentar colaboradores.

Crie pastas no Pinterest

3 – Crie Pins 

Os posts no Pinterest são chamados de pins. Algumas dicas práticas sobre os pins:

  • O foco é postar boas imagens, de alta qualidade, no formato vertical e proporção de 2:3 (Ex: 1.000 x 1.500 pixels).
  • Utilize imagens que falem por si só, que mostram os atributos que o seu produto tem a oferecer. 
  • Utilize o seu logotipo nas imagens mas de forma sutil, sem deixar com uma cara muito comercial. 
  • Faça interferências gráficas quando necessário: se quer acrescentar um texto, uma ideia é utilizar sobreposição de texto na imagem. Fazer setas para destacar uma área ou objeto da sua foto também pode ser uma boa solução. 

4 – Aventure-se por Pins Avançados 

Você pode adicionar informações complementares nos seus pins. Se for oferecer um produto, pode informar o preço, disponibilidade no estoque e em que local o usuário pode adquirir. Você pode também colocar link direto para baixar um aplicativo (disponível para iOS).

Se o seu marketing foca em conteúdo, ao publicar um artigo, pode colocar informações complementares como autor, título e breve descrição do texto.

E se a sua empresa atuar no ramo da gastronomia ou alimentação e for publicar uma receita, é possível organizar o passo a passo da receita.

5 – Acrescente extensões ao seu perfil business

É possível baixar a extensão do Botão Salvar. Com ela, os usuários podem salvar imagens que estão no seu site em suas contas no Pinterest. O ícone do Pinterest aparecerá no canto das imagens do seu site.

Já a extensão Construtor de widgets compartilha as principais pastas e pins da sua conta no PInterest em seu site. 

Pronto, agora é hora de criar conteúdo para a sua marca no Pinterest! 

Perguntas para se ter em mente ao criar o seu Pinterest Business

  • Inicie o seu perfil com um bom planejamento. Defina os seus objetivos no Pinterest. O que você mais ambiciona? Maior alcance, reconhecimento de marca, engajamento ou conversão? 
  • E como você irá medir esse objetivo? Quais métricas seguir? 
  • Quem é o seu público alvo e como você irá se comunicar? Quais são as dores do seu público?
  • Que pilares de conteúdo irá trabalhar? 
  • Qual será a continuidade? De quanto em quanto tempo irá publicar?

Otimize as suas publicações no Pinterest com SEO 

Para que os seus pins fiquem melhor posicionados nas buscas e recebam mais visualizações e, consequentemente, mais visitas para a sua página, otimize as suas publicações com SEO! 

  • Utilize as palavras-chaves adequadas para descrever o seu conteúdo. As palavras-chaves podem identificar também o seu negócio e produto fazendo com que o seu conteúdo apareça nas buscas por esses termos. 
  • Preencha todas as informações dos pins já que, assim como o Google, o Pinterest não sabe ler imagens. 
  • Utilize as hashtags para dar mais contexto aos seus pins. 

Pinterest Analytics: quais métricas acompanhar?

Agora que já está claro a importância de se investir no Pinterest Business e como fazê-lo, certamente você precisará de relatório de métricas e desempenho para avaliar se o investimento feito vale a pena. 

Para isso, existe uma ferramenta de análise de dados chamada de Pinterest Analytics. Lá, você será capaz de ter uma visão macro da conta, impressões, engajamentos, clique no link e conteúdo salvo. Essa ferramenta serve também para você entender melhor quem é o seu público, já que terá acesso a informações como idade, localização, gênero e dispositivo utilizado pelo usuário.

Pinterest Analytics: quais métricas acompanhar?

Pinterest Analytics: entenda o seu público

Exemplos de campanhas de marketing de sucesso no Pinterest

1 – A criatividade e sutileza da Madewell

A Madewell é uma empresa que atua no setor de moda. 

Em vez da empresa focar somente no jeans, que é o seu principal produto, ela utilizou o Pinterest para abordar conceitos como viagem, nomadismo, natureza etc. Criou diversos pins com imagens inspiradoras, numa paleta de cor bem selecionada, com fotos de pessoas em cenários incríveis. Obviamente, todas as pessoas vestem roupa da empresa. 

É um case de sucesso de como apresentar os seus produtos de uma forma criativa, sem ficar muito comercial, e, ao mesmo tempo, impulsionar as vendas já que todos os pins tem link para o e-commerce. 

Case de sucesso no Pinterest: Madewell

2 – O entendimento profundo do público-alvo da Magalu

Após entender as dores dos seus clientes e analisar o funil de vendas, a Magalu, empresa do setor do varejo, criou um perfil no Pinterst com lista de casamento. Dessa forma, as pessoas que estão planejando o casamento e pesquisando sobre o assunto, são impactadas pelo conteúdo. O resultado foi um alcance 4x maior e um CPL 89% menor comparado ao período inicial das campanhas.

Case de sucesso no Pinterest: Magalu

3 – A criação de exclusividade da MVMT

A empresa de relógios premium MVMT desenvolveu um catálogo de produtos exclusivo para o Pinterest, baseado no que os usuários engajavam. Uma ação simples, de baixo custo, que impulsionou as conversões da empresa.

Case de sucesso no Pinterest: MVMT

4 – As dicas práticas da Leroy

Já o perfil da Leroy, percebeu que para realizar uma reforma, as pessoas pesquisam muito cada opção e gasto. Quem está nesse processo precisa de dicas práticas e soluções acessíveis. É aí que entra a Leroy, como uma fonte confiável. E, obviamente, com muitos links para a sua loja virtual.

Pinterest Ads: existe a possibilidade de fazer anúncio no Pinterest?

Para utilizar o recurso do Pinterest Ads é necessário ter uma conta Business. Depois, o processo é bem simples. Preparamos um guia para te ajudar: 

Tipos de anúncios no Pinterest 

Assim como no Facebook, existem diferentes formatos de anúncio. Listamos os principais tipos e quando utilizá-los:

  • Anúncio estático: esse modelo é o padrão do Pinterest. Utilize quando quiser ser mais direto na comunicação com o seu público já que em uma só imagem você terá que mostrar o seu produto/serviço e a sua marca. 
  • Vídeo: neste formato você terá mais tempo para se comunicar. Fique atento que os vídeos sem som, no Pinterest, costumam engajar mais. 
  • Shopping: neste formato o foco é conversão. Você irá enquadrar o seu anúncio dentro de segmentos e levar para a sua loja virtual. 
  • Carrossel: formato similar ao mais popular do Instagram. A ideia é que você utilize storytelling para que o usuário engaje com a sua marca. 
  • Coleções: como anunciante, neste formato, você poderá utilizar uma imagem maior que será o foco da campanha e outras três complementares.

Tipos de segmentação no Pinterest

Existem seis opções de segmentação e personalização para que o seu anúncio se torne ainda mais assertivo:

  • Segmentação automatizada: o Pinterest irá definir os critérios de segmentação de acordo com o seu perfil e público.
  • Dados demográficos: a partir de informações como idade, sexo, localização e idioma você poderá segmentar o seu anúncio. 
  • Interesses: você pode criar um público a partir dos interesses dos seus usuários. Exemplo: culinária, moda, viagens etc.
  • Palavra-chave: como já falamos previamente em otimizar o seu pin para SEO, as palavras-chaves são um caminho para destacar os seus anúncios.
  • Lista de clientes: como anunciante, você pode criar uma lista de clientes específica para ser impactada pelo seu anúncio. 
  • Públicos semelhantes: esse tipo de segmentação lookalike também está presente no Instagram e no Facebook. O público são pessoas com o mesmo perfil aos que já engajaram com a sua marca. 

Requisitos para o seu anúncio ser veiculado

  • tem que estar salvo em uma pasta com configuração de privacidade pública.
  • precisa ter um link externo ao Pinterest, seja o seu site ou a sua loja virtual. 
  • não é permitido encurtador de link
  • o conteúdo tem que ser próprio, 100% original 
  • seguir as diretrizes e regras do Pinterest 

É possível ganhar dinheiro no Pinterest?

Existem muitas possibilidades para o Pinterest da sua marca ser lucrativo. 

Por exemplo, tenha um site e coloque links para o Pinterest. Assim, você terá oportunidades de ter cliques e gerar conversões. 

Assim como o Google é um mecanismo de busca, o Pinterest também o é, mas focado em imagens. As pessoas têm perguntas, fazem buscas e querem respostas. Então desenvolva pilares de conteúdo e faça com que os seus pins gerem tráfego para o seu site ou blog. 

Uma outra forma de ganhar dinheiro com Pinterest é monetizando alguma habilidade (exemplo: culinária, pintura, costura, decoração etc). Você não precisa ser um especialista, precisa saber se comunicar da forma certa. 

Outra opção é utilizar o marketing de afiliados no Pinterest. 

Enfim, são muitas as opções para o seu negócio nesta plataforma. Agora você não vai ficar de fora, né?

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