Como preparar o seu e-commerce para a Semana do Brasil?

Conheça algumas dicas neste artigo para colocar em prática agora mesmo!

Quem tem uma loja online sabe que datas especiais são ótimas oportunidades para oferecer descontos e aumentar as vendas. Com a criação da Semana do Brasil, setembro promete deixar de ser um mês de baixo faturamento, para gerar bons negócios no país. Mas como preparar o seu e-commerce para a Semana do Brasil? Conheça dicas neste artigo para colocar em prática agora mesmo!

O que é Semana do Brasil?

A Semana do Brasil é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com órgãos de comércio de todo o país, que visa fomentar a economia no mês de setembro, que por não ter nenhuma data em que a troca de presentes é praticada, estava sempre entre os faturamentos mais baixos do ano. A ideia é incentivar que lojas físicas e onlines concedam descontos especiais de 6 a 15 de setembro, que é justamente o Dia do Cliente.

A proposta foi inspirada na Black Friday, ocasião criada nos Estados Unidos em que é tradicional que as lojas ofereçam preços mais baixos. Dessa forma, o Governo espera que boa parte dos comerciantes faça a sua adesão à Semana do Brasil e consiga vender os seus produtos e serviços com um desconto. Assim, a semana é interessante para o consumidor que busca uma boa oportunidade de negócio, como também para o lojista, que pode movimentar o estoque e aumentar o seu faturamento.

O que os consumidores esperam da Semana do Brasil?

Desde que foi anunciada, a Semana do Brasil tem gerado uma certa expectativa. Muitas pessoas deixaram de fazer suas compras no mês passado para aguardar por boas ofertas em setembro. Ou seja, os consumidores esperam que a Semana da Pátria seja realmente vantajosa, sem frustrações.

Promoções Semana do Brasil
Grandes descontos são esperados na Semana do Brasil 2019. Créditos Imagem: Pixabay

Se você, que tem seu e-commerce, tem um produto que precisa ser vendido: essa é a hora! Afinal, os consumidores estarão mais dispostos a comprar, e de fato, o próprio Governo Brasileiro espera que as lojas ofereçam bons descontos. Oficialmente já são mais de 4,6 mil empresas que vão oferecer descontos. Lembre-se que, muitas vezes, uma pequena diferença de preço é o “empurrãozinho” que faltava para que o comprador tome a sua decisão.

Como preparar sua loja virtual para a Semana do Brasil?

Certo, então você é um lojista e sabe que vem uma semana de vendas importante que promete movimentar a economia. O que fazer? Muitas vezes, quando estamos inseridos em um negócio, é difícil enxergar as chances de vendas ou mesmo replicar estratégias que costumam funcionar. Por isso, prepare o seu e-commerce com as dicas a seguir, que vão te ajudar a aumentar os seus lucros na Semana do Brasil:

Fale com o seu público e descubra o que ele quer

As redes sociais são ótimas ferramentas para conectar o lojista com o seu público. Se você tem uma conta no Instagram, por exemplo, pode preparar uma série de posts com anúncios de produtos que estarão com desconto na Semana do Brasil. Além disso, que tal utilizar os recursos da própria plataforma ao seu favor? Uma dica é lançar enquetes diárias do que podem entrar em promoção no dia seguinte para que os seguidores escolham. Essa interação também será capaz de te ajudar a entender melhor o seu público e até ser útil depois que essa semana passar.

Descontos reais

A Semana do Brasil foi inspirada na Black Friday, mas não devemos tomar como exemplo as lojas que forjaram descontos nos últimos anos na data de novembro, elevando o preço semanas antes para “fingir” que havia um valor mais vantajoso no dia. A verdade é que com tantas situações como essa os brasileiros já estão atentos e até acompanham os sites para descobrir se houve alguma fraude. Por isso, só dê descontos reais!

Vale também utilizar estratégias de cupom de desconto, que é simples para o lojista oferecer e é um que muitos consumidores procuram antes de comprar qualquer produto ou serviço. Desenvolva um cupom especial e anuncie também nas redes sociais.

Atualize seu e-commerce

Sabe quando as lojas físicas preparam uma decoração especial de acordo com a época do ano? Você pode fazer o mesmo no seu e-commerce! E aqui não estamos falando de grandes investimentos e re-design da página: com um banner específico e decorado, ou uma área com as promoções da Semana do Brasil, você já consegue dar uma cara nova para a sua loja virtual.

Site responsivo

Falando em loja online, o seu site é responsivo? Um site responsivo é aquele capaz de se adaptar à diferentes tipos de tela. Assim, quem acessa o seu e-commerce pelo smartphone vai ter uma experiência tão boa quanto quem utiliza o computador. Acredite, a quantidade de sites responsivos no Brasil ainda é pequena e pode ser um diferencial na hora do consumidor fechar negócio. Verifique essa opção e otimize o seu site!

Descubra a média de preços dos concorrentes

Assim como os consumidores recorrem a mecanismos de comparação de preços online, o lojista também pode recorrer a essa ferramenta. Utilize esse tipo de site para descobrir qual valor os seus concorrentes estão cobrando nos mesmos produtos que você quer vender e analise se há a possibilidade de oferecer um preço ainda mais vantajoso. Apesar de ser uma semana de descontos, tenha certeza de que o consumidor vai fazer uma boa pesquisa de preços antes de tomar sua decisão – e se você tiver a melhor oferta, pode sair no lucro.

Atendimento também é importante e exige preparo

Se a sua loja online contar com atendimento, é importante que a equipe seja treinada. A tendência é que a Semana do Brasil aumente o tráfego não só das compras, mas também dos contatos dos clientes, com dúvidas, devoluções, etc. E se o seu serviço de atendimento não for bom, pode ter certeza que os consumidores estarão prontos para exigir melhor tratamento.

Assim, antes da Semana do Brasil começar, reúna a sua equipe e monte uma estratégia. Vale até mesmo deixar um documento pronto com as respostas para as principais perguntas, além de demonstrar como você gostaria que o atendimento fosse realizado. Preparo pode fazer toda a diferença e ajudar a ganhar clientes fiéis.

A Semana do Brasil é a Semana das Vendas

Com essas pequenas dicas e uma boa dose de criatividade, você será capaz de impulsionar as vendas na Semana do Brasil e elevar o seu faturamento. Nada melhor do que dar aos consumidores um bom motivo para fechar o negócio! Prepare-se e boas vendas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.