Qual a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?

Entenda quais são as diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago, e qual é a sua melhor opção.

A importância da internet vem crescendo a cada dia, com mais da metade da população mundial utilizando esse recurso atualmente. Essa inovação mudou a maneira como as pessoas realizam tarefas cotidianas e também como elas consomem. Por exemplo: antigamente, quando era preciso pesquisar alguma informação era necessário ir à biblioteca, procurar em jornais ou ligar para estabelecimentos comerciais. Para comprar um produto, era necessário se deslocar até a loja física para comparar preços entre lojas.

Agora tudo isso está a poucos cliques de distância. E a principal fonte de todas as pesquisas é o Google.

Com a mudança na maneira como as pessoas compram, as empresas precisaram mudar as estratégias de como vender e a grande disputa para alavancar as vendas passou a ser a visibilidade online.

Em 2019,o site Backlinko lançou uma análise dos dados de uso do Google que demonstrou que menos de 1% dos usuários clicaram em um resultado na segunda página de pesquisa. Na verdade, o primeiro resultado apresenta uma média de cliques de 31,7%, sendo 10 vezes maior do que a média da décima posição. 

Então, estar bem posicionado se tornou imprescindível para o tráfego da página.

O que é tráfego?

No marketing, tráfego é o termo utilizado para denominar a movimentação de usuários em uma página. Ele pode ser orgânico, resultado de forma espontânea sem o uso de anúncios publicitários, ou pago, quando você paga a plataforma para divulgar o seu anúncio.

Tráfego Orgânico x Tráfego Pago

Em ambos os casos, o que você quer atingir é aumentar a sua visibilidade para os usuários. Quanto mais visível seu negócio está em uma busca no Google, maior a probabilidade de que um visitante entre no seu site e, portanto, maior a chance de uma conversão. 

O tráfego pago aumenta essa visibilidade através de anúncios publicitários. Você paga um valor para a plataforma deixar o seu site bem posicionado para buscas de determinadas palavras-chaves e segmento que você estipulou. Uma grande vantagem desse tipo de estratégia é a velocidade com que isso acontece, assim que o seu anúncio foi pago seu negócio já irá começar a aparecer bem posicionado nos resultados de busca, criando assim um aumento de visibilidade de forma muito rápida, impulsionando a divulgação daquela mensagem.

Para manter o seu anúncio publicitário no ar é necessário precisa pagar ao Google, o que vai aumentar muito o seu CAC (custo de aquisição de clientes). Por isso, essa estratégia pode ser mais interessante pontualmente, quando você vai lançar um novo produto, por exemplo. 

O tráfego orgânico não possui investimentos diretos para aparecer bem posicionado nos resultados de busca, mas isso não quer dizer que é uma questão de sorte. Para melhorar a relevância da sua página nos motores de busca existe um conjunto de técnicas que pode ser aplicada: o SEO (Search Engine Optimization). Aplicar o SEO não dará um resultado instantâneo, sendo preciso alguns meses para obter os primeiros resultados, entretanto é uma estratégia que vale muito a pena a longo prazo. 

O tráfego orgânico traz uma maior autoridade do que o tráfego pago, uma vez que fica claro para o usuário que isso não é uma propaganda e, sim, consequência da sua relevância para o Google. Devido aos custos mais baixos do tráfego orgânico, advindo apenas do pagamento dos funcionários, o CAC também é inferior, o que torna essa estratégia mais sustentável a longo prazo.

Se você quer fazer um lançamento ou precisa ganhar a visibilidade de maneira rápida é interessante investir no tráfego pago, mas não esqueça de já começar a trabalhar o tráfego orgânico para diversificar a sua estratégia e possuir alternativas no futuro, caso queira diminuir o investimento para aquisição por cliente.

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