Tráfego pago no Instagram: como anunciar seu negócio

Saiba como funciona o tráfego pago no Instagram, suas funcionalidades e principais formatos para obter mais engajamento e cadastros.

O Instagram é uma rede social que vem ganhando mais destaque nos últimos anos, sendo a 4ª rede social mais utilizada no mundo.

Em 2020, foi anunciado que a rede já possui 1 bilhão de usuários ativos mensalmente e predominantemente utilizada pelos jovens adultos, dos 18 aos 34 anos. Uma pesquisa da Statista indica que o Brasil é o terceiro país que possui mais usuários ativos, ficando na casa dos 110 milhões.

Devido a essas características, o Instagram se tornou parte das estratégias de tráfego pago de diversas empresas. 

Como utilizar tráfego pago no Instagram?

Há duas formas possíveis de criar anúncios na plataforma: impulsionar publicações ou criar anúncios pelo Facebook Business Manager. 

O impulsionamento de publicações é uma maneira mais simples de investir dinheiro e pode ser feito diretamente pela aba “Promoções” dentro do aplicativo. Essa ferramenta é mais limitada e permite apenas impulsionar um de seus posts já publicados. Ademais, ela não possui muitas opções de segmentação do público, mas ainda sim é possível definir o tempo e o orçamento que você tem para investir em tráfego pago.

O Facebook Business Manager é muito mais completo para criar a sua estratégia de tráfego pago, uma vez que a ferramenta permite não somente utilizar posts ainda não publicados como produzir um conjunto de postagens para criar uma campanha utilizando o tráfego pago no Instagram.

Além das versatilidade que o gerenciador proporciona em termos de formato, há uma maior gama de opções de segmentação do seu público, uma vez que é possível definir objetivos específicos para cada anúncio que vão além do alcance, que é o objetivo das publicações impulsionadas.

Outro ponto importante é que o gerenciador de anúncios permite realizar testes A/B, ou seja, enviar uma versão A do anúncio para um grupo pequeno de pessoas e uma versão B para outro grupo. Depois os dados dos anúncios são comparados e você consegue assim decidir qual deles publicar para a grande parte do seu público a fim de obter os melhores resultados.

Objetivos da sua campanha

Antes de investir em tráfego pago é importante saber qual é o seu objetivo com essa campanha. Só assim será possível escolher os melhores formatos e criar uma sequência harmônica entre os seus anúncios.

Os objetivos podem ser pensados de acordo com os diferentes estágios do funil de venda: aquisição, consideração e venda. Para escolher bem o seu objetivo, deve-se entender em qual estágio você precisa investir mais energia para maximizar no momento. Claro, que é possível ainda fazer uma combinação para criar uma campanha pensando em todo o funil, mas vale lembrar que pulverizar demais os objetivos pode fazer com que você não cumpra nenhum deles.

Aquisição

Na aquisição existem dois objetivos principais: alcance e reconhecimento de marca. O alcance se trata de chegar ao máximo de pessoas possível dentro do seu público-alvo, uma vez que o reconhecimento se trata de fortalecer a sua marca para pessoas que já haviam tido algum contato anterior, embora não sejam clientes ainda.

Esses dois objetivos podem se beneficiar de qualquer um dos formatos disponíveis da plataforma: feed, stories, reels ou IGTV. Se dentro do seu público não há uma homogeneidade entre a preferência de formato que você já tenha percebido anteriormente, é interessante diversificar e mensurar os resultados.

Consideração

A etapa de consideração está atrelada a muitos objetivos como tráfego, engajamento e geração de cadastros. É uma etapa muito relacionada a conseguir se conectar com a sua audiência e aprofundar essa conexão.

O tráfego se refere a intenção de redirecionar a pessoa para algum outro ponto de contato com sua marca, seja um site, um blog ou seu aplicativo. Esse objetivo também pode se beneficiar de todos os formatos já citados e também do recurso loja dentro do próprio Instagram.

O engajamento tem como objetivo que as pessoas realmente interajam com a sua publicação, seja por curtidas, compartilhamentos ou comentários, sendo esse último uma grande ferramenta para aprofundar a conexão. Para esse objetivo é muito interessante a utilização do feed como principal formato, mas o reels também tem ganhado muito espaço.

A geração de cadastros se trata de o seu público deixar informações que irão alimentar a sua base de leads. Normalmente, as pessoas fazem esse cadastro em troca de algum material exclusivo. Os dois principais formatos que você deve investir nesse caso são no feed e nos stories.

Venda

Nesse estágio vender é o propósito e isso pode ser feito através do próprio Instagram, onde a ferramenta de loja é uma aliada importante, ou pelo redirecionamento para um site externo ou ainda para o WhatsApp de um consultor. 

Além do recurso da loja, o feed e, principalmente, os stories são os principais formatos a serem utilizados.

Esses são os principais recursos disponíveis, mas fique sempre atento às novas funcionalidades do Instagram, uma vez que a plataforma já mostrou que incentiva o engajamento com as novidades entregando mais esse tipo de formato.

E lembre-se de acompanhar o Digitais do Marketing para saber tudo sobre essas novidades.

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