Tráfego pago no Instagram: como anunciar seu negócio

Saiba como funciona o tráfego pago no Instagram, suas funcionalidades e principais formatos para obter mais engajamento e cadastros.

O Instagram é a rede social que vem ganhando mais destaque nos últimos anos, sendo atualmente a 3ª rede social mais utilizada no mundo.

Em 2022, o número de usuários ativos mensalmente da rede já passa de 1.2 bilhão, predominantemente jovens adultos, dos 18 aos 34 anos. Uma pesquisa da Statista indica que o Brasil é o terceiro país que possui mais usuários ativos, ficando na casa dos 110 milhões.

Devido a essas características, o Instagram se tornou parte das estratégias de tráfego pago de diversas empresas. Neste artigo você verá tudo sobre o tráfego pago, como ele funciona, quanto custa e se realmente vale a pena.

Aqui, eu vou te contar…

  • Como é o tráfego pago no Instagram?
  • Quanto custa anunciar no Instagram?
  • As vantagens de anunciar no Instagram
  • Como utilizar o tráfego pago no Instagram?
  • O que levar em conta ao utilizar o tráfego pago?

Como é o tráfego pago no Instagram?

O tráfego pago no Instagram são postagens pagas que aparecem no feed e nos stories dos usuários. Estas publicações são mostradas para aqueles que têm maior interesse nos itens ou serviços que você oferece.

As postagens pagas no Instagram são mostradas às pessoas com base em seus interesses e dados demográficos. Estes anúncios são projetados para se misturarem tão bem nas postagens regulares que os usuários nem perceberão que eles estão lá.

Há dois sinais de que o conteúdo é publicidade paga. A frase “patrocinado” está escrita abaixo do nome da empresa como o primeiro sinal.

A chamada para ação (CTA) que é exibida na parte inferior da imagem é o segundo indicador. Dependendo da finalidade da campanha, estes podem incluir termos como “compre agora” ou “saiba mais”.

Quanto custa anunciar no Instagram?

Se você é novo na publicidade do Instagram, é uma boa ideia começar com um orçamento automatizado. Se você não tiver nenhum dado prévio para orientá-lo sobre o CPC (cost per click)  na sua campanha, esta é uma opção inteligente que o ajudará a determinar o valor apropriado para sua campanha.

Em média, o tráfego pago no Instagram custa entre R$0,94 e R$31,50, dependendo do modelo de lances escolhido (por cliques, interações ou impressões). Para CPC ou custo por clique, você paga de R$0,94 a R$9,40. Para CPM, (cost-per-impressions), uma média de R$31,50 por 1000 impressões. Para CPE, ou cost-per-engagement, o valor é em média R$0,24 por interação.

As vantagens de anunciar no Instagram

  • Usabilidade tranquila, com boa integração dos anúncios no aplicativo e na versão web;
  • Segmentação detalhada para alcançar as pessoas que mais lhe interessam;
  • Versatilidade de formatos
  • Opção de realizar testes A/B, ou seja, enviar uma versão A do anúncio para um grupo pequeno de pessoas e uma versão B para outro grupo. 

Como utilizar o tráfego pago no Instagram?

Há duas formas possíveis de criar anúncios na plataforma: impulsionar publicações ou criar anúncios pelo Facebook Business Manager. 

O impulsionamento de publicações é uma maneira mais simples de investir dinheiro e pode ser feito diretamente pela aba “Promoções” dentro do aplicativo. 

Essa ferramenta é mais limitada e permite apenas impulsionar um de seus posts já publicados. Ademais, ela não possui muitas opções de segmentação do público, mas ainda sim é possível definir o tempo e o orçamento que você tem para investir em tráfego pago.

O Facebook Business Suite é muito mais completo para criar a sua estratégia de tráfego pago, uma vez que a ferramenta permite não somente utilizar posts ainda não publicados como produzir um conjunto de postagens para criar uma campanha utilizando o tráfego pago no Instagram.

O que levar em conta ao usar o tráfego pago:

Objetivos da sua campanha

Antes de investir em tráfego pago é importante saber qual é o seu objetivo com essa campanha. Só assim será possível escolher os melhores formatos e criar uma sequência harmônica entre os seus anúncios.

Os objetivos podem ser pensados de acordo com os diferentes estágios do funil de venda: aquisição, consideração e venda. Para escolher bem o seu objetivo, deve-se entender em qual estágio você precisa investir mais energia para maximizar no momento. 

Claro, que é possível ainda fazer uma combinação para criar uma campanha pensando em todo o funil, mas vale lembrar que pulverizar demais os objetivos pode fazer com que você não cumpra nenhum deles.

Aquisição

Na aquisição existem dois objetivos principais: alcance e reconhecimento de marca. O alcance se trata de chegar ao máximo de pessoas possível dentro do seu público-alvo, uma vez que o reconhecimento se trata de fortalecer a sua marca para pessoas que já haviam tido algum contato anterior, embora não sejam clientes ainda.

Esses dois objetivos podem se beneficiar de qualquer um dos formatos disponíveis da plataforma: feed, stories, reels ou IGTV. Se dentro do seu público não há uma homogeneidade entre a preferência de formato que você já tenha percebido anteriormente, é interessante diversificar e mensurar os resultados.

Consideração

A etapa de consideração está atrelada a muitos objetivos como tráfego, engajamento e geração de cadastros. É uma etapa muito relacionada a conseguir se conectar com a sua audiência e aprofundar essa conexão.

O tráfego se refere a intenção de redirecionar a pessoa para algum outro ponto de contato com sua marca, seja um site, um blog ou seu aplicativo. Esse objetivo também pode se beneficiar de todos os formatos já citados e também do recurso loja dentro do próprio Instagram.

O engajamento tem como objetivo que as pessoas realmente interajam com a sua publicação, seja por curtidas, compartilhamentos ou comentários, sendo esse último uma grande ferramenta para aprofundar a conexão. Para esse objetivo é muito interessante a utilização do feed como principal formato, mas o reels também tem ganhado muito espaço.

A geração de cadastros se trata de o seu público deixar informações que irão alimentar a sua base de leads. Normalmente, as pessoas fazem esse cadastro em troca de algum material exclusivo. Os dois principais formatos que você deve investir nesse caso são no feed e nos stories.

Venda

Nesse estágio vender é o propósito e isso pode ser feito através do próprio Instagram, onde a ferramenta de loja é uma aliada importante, ou pelo redirecionamento para um site externo ou ainda para o WhatsApp de um consultor. 

Além do recurso da loja, o feed e, principalmente, os stories são os principais formatos a serem utilizados.

Esses são os principais recursos disponíveis, mas fique sempre atento às novas funcionalidades do Instagram, uma vez que a plataforma já mostrou que incentiva o engajamento com as novidades entregando mais esse tipo de formato.

E lembre-se de acompanhar o Digitais do Marketing para saber tudo sobre essas novidades.

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