Cinco passos para criar a sua marca

Confira cinco passos para criar sua marca do zero, sozinho ou com a ajuda de um especialista

Criar sua marca a partir do zero talvez seja um desafio. Como deve se parecer? O que as pessoas devem pensar sobre ela? Será que vai impressionar o meu público alvo?

Estes são os tipos de perguntas que surgem quando se tenta descobrir como conectar os pontos entre o que se está vendendo e quem se quer alcançar.

Em um primeiro momento, pode parecer que para começar um negócio você deve decidir apenas o que deseja vender, criar um nome e pronto. Sua marca está completa! Mas, na verdade, para criar sua marca e fazê-la forte é preciso pensar em muitos detalhes, desde o posicionamento até a identidade visual, o que chamamos de branding.

O que é marca, afinal?

Uma marca é a soma de todos os elementos que você utiliza para diferenciar sua empresa e atrair a atenção de um público-alvo específico. Ela não se limita a elementos visuais como o design de seu site, logotipo, cores da marca e cartões de visita, mas também seu tom de voz, missão, valores e outros fatores como a personalidade.

Se tem algo que influencia como seus clientes percebem sua empresa, é muito provável que seja uma parte de sua marca. Afinal, o que tem de especial a empresa que tem clientes fazendo fila na porta para colocar as mãos em um de seus produtos? É tudo graças à marca.

Por exemplo: quando alguém fala Nike o que você pensa? 

Eu me lembro do logotipo, das cores preto e branco, de uma pessoa em movimento, da frase “JUST DO IT” em letras maiúsculas. Tudo isso faz parte do branding da Nike e cria um universo próprio, se diferenciando dos concorrentes.

Criar uma marca forte traz reconhecimento pelas pessoas, permite que você se diferencie dos competidores e atraia as pessoas certas até o seu negócio. Por isso, vou deixar aqui cinco dicas para criar sua marca do zero, sozinho ou com a ajuda de um especialista, caso decida contratá-lo para ajudá-lo durante o processo de briefing.

5 Passos para criar sua marca

1. Entenda quem são seu público-alvo e seus concorrentes

O primeiro passo para criar sua marca de sucesso é saber quem é seu público-alvo. Para isto, você pode responder a algumas perguntas para conseguir entender melhor quem é o seu cliente ideal e também ler nosso artigo sobre como definir seu público-alvo de maneira inteligente

  • O que a pessoa quer quando procura por seu produto? Ela é movida por uma necessidade ou um desejo?;
  • Qual a faixa etária do seu cliente?;
  • Qual a classe social?;
  • A que gênero que você atende?;
  • Seu cliente está nas redes sociais? Ele faz compras totalmente online ou precisa de algum contato presencial?;
  • Seu público é mais formal ou informal? Ele usa gírias? E abreviações?

Além de pesquisar o seu público, é também importante conhecer seus concorrentes e como fazem seu trabalho. Analisar marcas que forneçam os mesmos tipos de produto ou serviço que você pode ajudar na hora de desenvolver sua identidade e criar sua marca.

Em um próximo momento, quando você tiver dados reais do seu público e não apenas suposições, pode construir sua persona, um representante fictício com seu próprio nome, idade, profissão, desejos e dores, que expressam quem é o seu cliente.

2. Defina uma personalidade ao criar sua marca

Pense que sua marca é uma pessoa: quais são as características dela? Ela é moderna, amigável e engraçada? Ou será que ela é elegante, séria e confiável?

Pense em três características principais que irão guiar todo o posicionamento da sua marca. Essas características são o que você quer que a sua audiência pense e sinta toda vez que entrar em contato com a sua marca. Vamos deixar aqui alguns exemplos de características para inspirar na escolha, mas não se limite a elas:

Para ajudar na escolha, relembre quem é o seu público. Ele conversa bem com as características que deseja expressar, com a marca que você quer ser?

Se a resposta for não, é necessário rever o seu público ou as características que escolheu, pois ambas as coisas precisam estar alinhadas. 

3. Construa uma identidade visual

Ao criar sua marca, a identidade visual representa o conjunto de elementos visuais que a compõe. É uma união do logotipo, das fontes, cores e outros elementos representativos que você decida utilizar. 

Para criar uma identidade visual coesa é preciso entender o segmento da marca, qual o seu posicionamento como empresa e quais são as características que você quer transmitir. Por esse motivo os passos anteriores são tão importantes.

Por exemplo: é comum que uma marca relacionada à saúde utilize a cor azul, uma vez que essa cor representa a confiança e tranquilidade. Marcas que querem expressar rebeldia normalmente têm o vermelho como cor principal. 

Você consegue entender mais sobre as percepções culturais que temos de cada cor no livro Psicologia das Cores. O site The Logo Company também desenvolveu um artigo e infográfico baseados no assunto.

O mesmo que ocorre com cores acontece também com fontes e símbolos. Nós fazemos relações inconscientes quando vemos algum elemento, sendo importante entender quais são essas relações para utilizá-las ao seu favor.

4. Estabeleça voz e tom da marca

Além do aspecto gráfico, ao criar sua marca é importante definir como ela irá se comunicar. Quais são as palavras mais interessantes para expressar o que você deseja.

É interessante utilizar gírias, memes e abreviações? Se sua marca for jovial e moderna, isso pode fazer muito sentido, mas se a marca for séria e elegante, essa comunicação irá deixar os seus clientes confusos.

5. Seja constante ao criar sua marca

Não adianta definir posicionamento, tom, voz e identidade visual, se você deixar isso no papel. O que torna uma marca forte é utilizar toda essa estratégia de comunicação de maneira constante e que por meio da repetição ela começará a ser lembrada. 

Qual é o logotipo do McDonald’s? Quais são as suas cores? Você consegue lembrar devido a repetição desses elementos associados à marca e é esse reconhecimento que você deve ter como objetivo.

Criar sua marca com cuidado e de maneira estratégica é indispensável para que o seu público consiga reconhecer o seu negócio. Uma marca consistente se constitui em um pilar para gerar conexão com sua audiência. Por isso, invista tempo em colocar todas essas dicas em prática. Boa sorte!

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