Google Ads para afiliados: como ficar bem posicionado nos resultados de busca

Descubra como utilizar o Google Ads para criar anúncios em seu marketing de afiliados

O Google Ads é a ferramenta do Google de tráfego pago, na qual é possível criar anúncios publicitários e ficar bem posicionado nos resultados de busca para determinada palavra-chave.

Por que utilizar o Google Ads em seu Marketing de Afiliados?

1. Alcance

Como afiliado, você está vendendo uma seleção de produtos que pode ser encontrada em outros locais. Por isso, uma estratégia para se destacar perante a audiência é a visibilidade. 

Pense em quantas vezes você realizou uma pesquisa no Google. Agora pense quantas vezes passou da primeira página de resultados. Isso é o que ocorre na maioria dos casos, em geral os usuários clicam nos primeiros resultados de sua busca e ali já encontram o que estavam procurando, por isso estar no topo é tão importante para o seu negócio.

2. Custo e orçamento

Na plataforma do Google Ads, você irá indicar qual o seu orçamento máximo para gastar com os anúncios. Ao atingir o valor máximo, o anúncio é desativado automaticamente pela plataforma. Isso permite focar sua energia em outras atividades ao invés de ficar preocupado em gastar além do seu orçamento. O orçamento vai te ajudar a prever seus gastos, sabendo exatamente o quanto você irá gastar com essa ação.

Se escolher contratar no formato Custo por Clique (CPC), você somente será cobrado caso o usuário clique em seu anúncio. Isso acontece diferente de mídias tradicionais, por exemplo, onde é necessário pagar mesmo se o usuário não realizar nenhuma interação com sua marca.

3. Segmentação

Como afiliado, você deve possuir uma grande quantidade de concorrentes. Sendo assim, faz sentido estrategicamente você direcionar a sua venda a um grupo específico de pessoas, isso é chamado de segmentação

No Google Ads é muito simples realizar essa segmentação, sendo possível definir de maneira específica para quais grupos deseja que o seu anúncio apareça, filtrando localidade, idioma, faixa etária, etc. Quanto mais específico, mais caro será o custo por clique. Para decidir como fazer essa segmentação, crie uma lista de quais as características mais importantes do seu público e as escolha por prioridade.

No que prestar atenção para criar um bom anúncio:

1. Título

Cause impacto, o título é o primeiro item que o visitante irá ver do seu anúncio. Ele precisa ser uma pequena frase que explique de maneira sucinta e direta do que se trata aquele conteúdo. A pessoa precisa entender, caso clique no seu anúncio, se irá obter a resposta do que precisa. Por isso, deixe claro qual o problema que você resolve.

2. Descrição

Quando o visitante chega nessa parte do anúncio, quer dizer que o título já despertou o interesse. Mas agora a pessoa precisa saber de mais detalhes do produto ou serviço para saber se deve clicar ali. Nessa parte você deve descrever qual será a solução que está trazendo, fazer uma chamada para ação ou indicar os seus diferenciais.

Independente do caminho pelo qual escolher, seja sucinto e claro. Você pode também escrever para quem é a sua solução nesse espaço, o que é interessante caso ela atenda a um público mais específico.

3. URL

Em geral, o endereço da página dos afiliados é o mesmo entre os diversos afiliados, então pode ser que seu anúncio redirecione para a página geral da plataforma ao invés de para a sua loja específica.

Para evitar que isso ocorra, além de conseguir melhores resultados – tanto com o tráfego pago no Google Ads quanto através do tráfego orgânico -, vale a pena comprar um domínio próprio. 

Um domínio é um endereço online personalizado que você pode comprar desde que já não tenha sido comprado por outra pessoa. Além de evitar quaisquer problemas de redirecionamento para a página geral do site ao qual você se filiou, possuir um domínio também transmite segurança para o visitante e aumenta as chances de conversão.

4. Siga a política do Google

Para criar o seu anúncio deve-se respeitar as políticas do Google, entre elas podemos citar: respeitar normas da língua portuguesa e não utilizar espaçamentos a mais do que em uma frase comum ou pontuação de forma exagerada. A plataforma não permite também a repetição de palavras ou frases muito genéricas, como um anúncio com apenas “clique aqui”, é preciso adicionar contexto no seu anúncio.

Além de ser uma das políticas mais importantes, uma prática que você deve considerar em todo o seu negócio é não fazer promessas falsas. 

O seu anúncio precisa representar de maneira fiel o que o visitante irá encontrar ao clicar ali. Uma promessa considerada falsa pode ser barrada pelo Google, de acordo com suas regras. Ademais, vale lembrar que esse tipo de recurso pode ser apelativo para o visitante clicar no anúncio, mas também o deixará  insatisfeito e desconfiado, caso o que ele encontre não seja correspondente às expectativas.

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