Marketing Digital: conheça as faixas salariais do mercado

Confira os valores praticados no mercado e qual a média salarial encontrada na área de Marketing Digital no país. Confira!

Como ainda não existe um piso salarial definido para os trabalhadores da área de marketing no Brasil, nem um sindicato específico que represente a categoria, o valor pago a esses profissionais depende da empresa que está contratando.

Hoje vamos trazer o que é mais praticado no mercado e qual a média salarial encontrada na área de Marketing Digital no país. Confira!

Assistente de Marketing Digital

Esse profissional cuida da prospecção de clientes em todas as mídias digitais em que a empresa está presente, tanto em redes sociais, quanto via blog ou Adwords. Para atingir o seu objetivo final que é a gerar leads, deve cuidar ainda da manutenção desses canais de comunicação em que a empresa se faz presente e monitorar as métricas do Google Analytics.

A média salarial desse cargo é R$ 1.734,46.

Analista de Marketing Digital

Esse profissional atua mais focado no SEM (Search Engine Marketing) através do estudo e aplicação das técnicas de SEO e também objetiva a geração de leads. Atua  na criação e lançamento de campanhas publicitárias com o foco na construção de relacionamento com cliente e também no desenvolvimento de uma newsletter, caso a empresa utilize essa estratégia. É importante que conheça as novas ferramentas utilizadas pelo mercado.

A média salarial desse cargo é R$ 2.465,45

Supervisor de Marketing

Atua no desenvolvimento das metas e na transformação do planejamento estratégico da companhia em ações práticas para atingir o mercado. Possui um forte papel no monitoramento das ações através da análise de relatórios de desempenho diários, mensais e semanais.

A média salarial desse cargo é R$3.060,31

Coordenador de Marketing

Estará envolvido de maneira mais próxima com outras áreas para promover um alinhamento entre a equipe do produto e a equipe de vendas. Atua no desenvolvimento de uma política comercial unificada entre as equipes. No marketing digital, esse escopo estará muito conectado com o acompanhamento da performance via Analytics e o impulsionamento das estratégias de SEO.

A média salarial desse cargo é R$ 4.015,48

Consultor de Marketing

Um consultor não atua tanto na área operacional quanto um assistente ou um analista. Seu principal escopo é olhar para o nível tático para atingir as metas estabelecidas. Através dos dados, vai direcionar quais campanhas e ações precisam ser criadas, quais canais devem ser mais explorados e quais as oportunidades de negócio. Uma das formas para obter esses dados é realizando uma pesquisa de mercado.

A média salarial desse cargo é R$ 4.984,10

Especialista em Marketing

Esse profissional tem um escopo bastante analítico acompanhando não só a performance de uma ação, mas sim do conjunto de todas as ações e estratégias utilizada pela equipe. Através da análise desses dados, indica melhorias na maneira como o time trabalha, nos processos e ainda no planejamento das próximas ações. Atua fortemente na gestão da equipe.

A média salarial desse cargo é R$ 5.388,92

Gerente de Marketing

Em seu escopo estão presentes funções mais estratégicas para compatibilizar ações sugeridas com o planejamento estratégico e também com o orçamento disponível. Cuida do posicionamento da marca e da aceitação do mercado. Faz análise de mercado, análise de concorrência e de tendências para gerar dados como fonte de informação.

A média salarial desse cargo é R$ 8.197,00

Diretor de Marketing

O diretor atuará na criação da estratégia da empresa juntamente com os demais diretores e no planejamento para consolidá-la. Atua no estabelecimento de objetivos e metas alinhados com a estratégia e na gestão de toda a equipe, construindo as ações para obter os resultados desejados.

A média salarial desse cargo é R$ 12.500,00

Nem todos esses cargos vão existir em todas as empresas, principalmente de pequeno porte. Portanto, é comum que o organograma seja mais enxuto, mas esse resumo permite ter uma ideia geral da divisão de trabalho em uma área de marketing.

Há a possibilidade ainda de você de atuar com o marketing sem estar vinculado a uma empresa e sim de forma autônoma, como um prestador de serviço. Se esse é o seu caso, conhecer essas nomenclaturas pode ajudá-lo a entender como se posicionar para um cliente e definir melhor qual será o seu papel naquele serviço contratado. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.