O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, em que é possível investir em tráfego pago. Através desta plataforma, você consegue promover anúncios no Youtube, no resultado de buscas, possibilitando que seja um dos primeiros resultados da página ou em outras páginas conectadas ao Google, estabelecendo um orçamento para manter esses anúncios no ar.
Definindo um objetivo
Decidir investir em tráfego pago pode ser parte de uma estratégia para atingir diferentes objetivos. Por exemplo, você pode querer aumentar a visibilidade do seu negócio ou melhorar a sua taxa de conversão.
É importante determinar primeiro o seu objetivo para só depois começar a criar os seus anúncios e publicá-los, sendo assim mais assertivo em qual publicidade criar e quais recursos da plataforma utilizar. O próprio Google Ads tem uma série de metas a ser selecionada que deve ser escolhida pensando no seu objetivo central como empresa.
Para iniciar a criação de um anúncio é necessário escolher uma dessas metas e essa escolha auxiliará na avaliação dos resultados obtidos, facilitando assim identificar se a campanha precisa de modificações. Além disso, para cada meta existem tipos de anúncios que são recomendados pelo próprio Google para gerar os resultados desejados.
As metas são divididas em seis categorias:
- Vendas;
- Leads;
- Tráfego de site;
- Consideração de produto e marca;
- Alcance e reconhecimento de marca.
- Promoção de aplicativo
1. Vendas
Assim como o nome sugere, essa categoria refere-se a aumentar o número total de vendas ou conversão da empresa, seja por canal físico ou digital. Parte dessa meta também inclui aparecer para pessoas que já tiveram contato anteriormente com sua marca e estão decidindo a respeito de uma compra.
Para realizar isso, uma das indicações é a criação de campanhas da rede de pesquisa, onde o anúncio irá aparecer no resultado de busca da palavra-chave e idealmente deve ofertar uma condição especial durante um tempo limitado para despertar o interesse do cliente. Esse recurso permite medir a estratégia através dos cliques realizados, sendo altamente recomendado para aparecer para pessoas que já conhecem a marca.
A campanha dentro da aba Shopping também é uma boa abordagem, uma vez que é possível destacar um produto com sua foto e preço quando uma pessoa já está objetivando a compra, aumentando a probabilidade de conversão.
As campanhas na Rede de Display são anúncios dentro de um site parceiro do Google, sendo que o dono do site recebe uma comissão para disponibilizar esse espaço ou pelos cliques no anúncio. Segundo o Google, esse tipo de campanha “alcança mundialmente mais de 90% dos usuários da internet em milhões de sites, páginas de notícias, blogs e sites do Google, como o Gmail e o YouTube”.
Nessa modalidade é possível criar campanhas em diferentes formatos: imagem, texto e vídeo, sendo esse último mais comum no Youtube. Entretanto, o maior resultado de conversão na Rede Display são os banners composto por imagens, uma vez que chamam mais a atenção e despertam também um maior interesse do público, permitindo alcançar pessoas que nunca ouviram falar da sua empresa. Um ponto de atenção nesse caso é não criar banners muito grandes para não gerar uma sensação desagradável no site em que ele estiver aparecendo.
As campanhas em vídeo atingem possíveis clientes enquanto usam o Youtube, tanto durante os vídeos quanto durante as pesquisas. Esse formato é recomendado se o seu público tem preferência por vídeos e por dinamicidade.
2. Leads
A principal meta para leads não é alcançar apenas novos usuários, mas sim usuários mais qualificados, justamente por já estarem procurando algo relacionado. Para essa meta é importante criar uma oportunidade da pessoa preencher um formulário em troca de algum material ou se inscrever em uma newsletter, assim você consegue os dados para um contato mais ativo.
Para atingir essa meta, os recursos recomendados são os mesmos do que em vendas: campanhas na Rede de Pesquisa, no Shopping, na Rede de Display e em vídeo no Youtube.
A particularidade reside em criar o anúncio de forma a estimular que a pessoa deixe as suas informações de contato.
3. Tráfego do Site
Essa meta consiste em aumentar o número de visitas ao site e preferencialmente de forma qualificada, ou seja, de pessoas que têm mais potencial de compra.
Os recursos recomendados são os mesmos quatro presentes nas metas anteriores. A principal diferença nessa meta se trata das métricas internas de análise do resultado. Outro ponto é que nas metas anteriores a venda poderia ocorrer de forma offline, assim como o contato com o lead. Nesse caso, o objetivo é que o processo siga um fluxo online.
4. Consideração de produto e marca
Essa meta consiste em instigar um potencial cliente a considerar a sua marca em um momento de necessidade, mesmo que não seja agora, por isso o foco não é conversão.
Para cumprir essa meta é necessário se manter visível para o potencial cliente e demonstrar o valor dos seus produtos ou serviços, seja por meio de anúncios indicando os benefícios, compartilhamento de depoimentos ou outra estratégia.
Por isso, os melhores recursos do Google Ads para serem utilizados são as campanhas na Rede de Display, que possibilitam a manutenção da visibilidade, e os anúncios em vídeos, que permitem uma maior demonstração do valor.
5. Alcance e reconhecimento de marca
Essa meta consiste em mostrar para o seu público quais são os seus produtos ou serviços, tornando-os mais difundidos, mas também aumentar de forma geral a relevância da sua marca.
Para conquistar esse reconhecimento é interessante atingir um público mais amplo e diversificar a variedade formatos e de anúncios. Em um momento de lançamento de novos produtos ou de expansão, intensificar a quantidade de publicidade não ajuda apenas na meta de conversão como também na meta de alcance.
Para atingir essa meta, os recursos mais recomendados são as campanhas na Rede de Display e em vídeos no Youtube. Em ambos os casos, vale investir em grande diversificação dos materiais, criando criativos diferentes para um mesmo público, o que intensifica a presença da marca, mas sem ficar cansativo para a audiência.
6. Promoção de app
Essa meta é a única específica para dispositivos móveis e consiste justamente em fomentar o download do aplicativo através da Play Store, gerando um aumento do engajamento.
A estratégia costuma oferecer desconto em produtos para quem comprar com o aplicativo, promovendo o número massivo de downloads em determinado período.
Os anúncios deste tipo se beneficiam da publicação na própria Play Store, mas também podem ser efetivos quando publicados na Rede de Pesquisa. Como muitos usuários utilizam o celular para realizar pesquisas no Google, o anúncio na Rede de Pesquisa é um redirecionador eficiente para o download na loja de aplicativos.
Como anunciar no Google Ads
Independente de qual seja sua meta, é interessante procurar diversificar e realizar testes com suas campanhas. Pode ser que o local que você esteja anunciando seja de fato o melhor e mais condizente com seus objetivos, porém o formato ou as informações presentes no anúncio é que precisam ser modificadas. A única maneira de ter certeza é realizando testes periódicos até encontrar a melhor combinação.