AI marketing: como a inteligência artificial pode ajudar sua estratégia

Utilize AI marketing para alcançar uma melhor percepção sobre o público-alvo e melhore a experiência do cliente.

O que é AI marketing?

O Marketing de Inteligência Artificial utiliza inteligência artificial para decisões automáticas com uma base e análise de dados. Observam tendências socioeconômicas que afetam os esforços de marketing.  

A Ai marketing é usada geralmente para marketing digital, nela é muito importante ter uma velocidade rápida. Essas ferramentas de AI utilizam dados do consumidor para aprender a se comunicar melhor com eles. Em seguida, oferecem mensagens diferenciadas, em um momento adequado, sem a necessidade de pessoas do marketing.

Assim a Ai consegue aumentar as equipes de marketing. Executam tarefas com mais eficiência e que exijam menos esforço dos colaboradores.

Segmentação e marketing algorítmico

Quando falamos sobre segmentação comportamental a prática de atingir um cliente em potencial com comunicação baseada no comportamento implícito e explícito. O entendimento desses comportamentos é favorecido por ferramentas de tecnologias de marketing. 

Análise de dispositivos móveis, análises de mídias sociais, análise da web, plataformas de marketing baseada em gatilhos, são alguns exemplos dessas tecnologias. A AI marketing disponibiliza várias plataformas e técnicas que geram o direcionamento comportamental.

Para a eficácia da segmentação comportamental, é utilizado o aprendizado de máquina.Também são usadas tecnologias avançadas para evitar o viés humano nesse tipo de segmentação. Essa inteligência artificial chama-se marketing algorítmico. 

Soluções de AI Marketing 

A Ai marketing tem um papel muito importante para os profissionais de marketing se relacionarem com os clientes. Existem alguns fatores que formam soluções que ajudam a preencher as lacunas de dados dos clientes.

  • Aprendizado de máquina: é alavancado pela AI, envolve algoritmos e pode analisar dados e aprimorar campanhas de marketing digital. A máquina utiliza o estudo de dispositivo e investiga informações e dados relevantes. As campanhas de marketing digital analisam dados baseado no que funcionou ou não.
  • Big Data e Analytics: a influência das mídias digitais para o “big data” concedeu chances para os profissionais concederem o valor com precisão dos canais. Ai marketing ajuda a analisar os dados rapidamente. Ele diz quais dados são bons e valem a pena coletar. A inteligência artificial permite filtrar as coisas mais importantes e analisa para as futuras campanhas de marketing digital. 
  • Plataformas e ferramentas de AI marketing: baseado em soluções de AI, são oferecidas aos profissionais uma plataforma para gerenciar dados. As plataformas de inteligência de marketing podem coletar informações do seu público-alvo. Assim você pode tomar decisões da melhor forma para alcançá-los.

Ai marketing mudará as funções e as condições de experiência?

A individualização em escala é viável através dos arquitetos do AI marketing. Eles são capazes de entender  os dados e as plataformas dos clientes. Usam insights para práticas personalizadas. Isso dá possibilidade para o envolvimento da jornada do cliente. 

A inteligência de marketing vai além da capacitação, abrangência e conversão. O profissional de marketing considera a jornada do consumidor e projeta estratégias melhores para a experiência. 

Estes profissionais entendem como os clientes evoluem e como a AI marketing ajuda. Eles precisam estar prontos com evoluções e convenções que vão atuar. 

Utilizando dados correspondentes para perguntas certas, criaremos programas com conteúdos relevantes. Esses programas engajam e criam caminhos para fornecer valores e expectativas para os clientes. 

A AI marketing evoluiu os processos impulsionando insights gerando resultados inovadores. Os profissionais de marketing objetivam atingir o maior número de consumidores. Eles pensam em converter na proporção acima da média. 

O desafio desses profissionais é que parte da metodologia atual é feita por métricas. Sendo essas não vinculadas ao crescimento do consumidor. A AI iniciará uma nova no engajamento e resultados benéficos ao marketing de inteligência. 

Como usar a AI?

Primeiro é necessário planejar completamente para alavancar as campanhas de AI marketing. Essas operações garantirão que os profissionais de marketing possam investir melhor o seu tempo.

Ao efetuar qualquer ferramenta de AI, alguns fatores devem ser levados em considerações, como:

  • Estabeleça metas: é essencial que suas metas sejam claras e estabelecidas desde o início. Assim as análises de marketing podem ser melhoradas. Em seguida, adote KPIs claros, isso ajudará no êxito da campanha de marketing. 
  • Padronizar a privacidade de dados: certifique-se que suas ferramentas de AI marketing não ultrapassam os dados aceitáveis em nome da personalização. Entenda se seus padrões de privacidade estão estabelecidos em suas plataformas de marketing. Assim você pode manter a confiança dos seus clientes. 
  • Quantidade de dados e referências: os profissionais de marketing precisam de muitos dados disponíveis. Isso fará com que as plataformas de marketing sejam treinadas e aperfeiçoadas para novas tendências dos clientes. 
  • O CRM é um dos fatores que auxilia na organização dos dados e das campanhas de marketing. Com isso, os profissionais de marketing podem adicionar vários dados de outros colaboradores. Dados como localização, clima, dentre outros fatores que interferem na compra.
  • Ciência de dados: muitas equipes de marketing não possuem funcionários com entendimento adequado sobre AI. Isso dificulta o trabalho com grandes quantidades de dados. Contando com isso, as empresas devem terceirizar seu pessoal para melhorar a análise de dados. 
  • Padrão da qualidade dos dados: quanto mais aprendizado você entrega para a máquina, mais soluções ela conseguirá te entregar. Porém se os dados fornecidos ao AI marketing não tiverem um padrão e sem erros, eles não terão serventia. Isso poderá atrapalhar as decisões e prejudicar os resultados. 

Considere algumas variantes como: pontualidade, completude, consistência relevância, transparência, precisão, representatividade

  • Crie estratégias integradas a AI marketing: as plataformas de AI dão oportunidades para agilizar etapas das estratégias de marketing que são trabalhosas. Análise de dados é um exemplo dessas tarefas que podem ser agilizadas pela AI marketing. Com esses métodos, os profissionais preenchem os “pontos cegos” e alavancam o marketing para uma outra etapa. 

Como selecionar uma boa plataforma

Os profissionais de marketing precisam ser criteriosos para identificar lacunas na plataforma e preenchê-las para solucionar com base nos dados. Por exemplo, algumas metas necessitam de funcionalidades diferentes das ferramentas utilizadas para satisfazer o cliente com AI de marketing.

Para selecionar bem, devemos pensar no nível de visibilidade que a plataforma precisa em relação ao motivo que o marketing tomou uma decisão. O uso do algoritmo vai depender, assim, precisarão de relatórios mais claros. Os profissionais de marketing tomarão decisões melhores pois os algoritmos estão proporcionalmente mais avançados também.

3 Exemplos de AI marketing

A utilização do AI marketing em realizações de marketing digital está cada vez maior. Está comprovado que esses setores que utilizam AÍ conseguem otimizar os seus serviços em vários segmentos. Tem muitas maneiras para criar um plano de AÍ marketing consistente, como veremos nos seguintes exemplos: 

  • Chatbots e experiências de conversação: por meio da linguagem de AI, os chatbots são utilizados para aumentar o atendimento ao cliente. Então as dúvidas mais básicas poderão ser consultadas e terão respostas imediatas com precisão Isso dá tempo para o atendimento solucionar outros tipos de problemas.
  • Preços Dinâmicos: os preços dinâmicos ajudam colaboram para as marcas serem mais competitivas. Com o AI marketing é mais fácil que suas plataformas surjam preços ideais avaliando históricos competitivos. 
  • Análise de Marketing Preditivo: é difícil ter insights com muitos dados dependendo da organização das equipes de marketing. As plataformas de AI marketing irão permitir um melhor aproveitamento das análises preditivas. Contando que as aproveitem ao máximo usando combinações de aprendizado de máquina, algoritmos e conjuntos de dados. Isso pode prever comportamentos futuros dos consumidores.

A Amazon, por exemplo, utiliza análises preditivas para sugerir produtos aos clientes com base em compras anteriores. Isso aumenta as chances de converter a satisfação do consumidor, 

Tendências de AI marketing

As plataformas e ferramentas de AI são novas, porém são muito valiosas para o marketing digital. A promessa delas é crescer em popularidade e descobrirem novas tendências de mercado. 

Se você pretende continuar atuando no mercado, o ideal é estudar e se atualizar cada vez mais. Se você se especializar, suas chances de não ser substituído por AI serão maiores. 

O Site Gunther, em 2016, em média, já era gasto em torno de US$20 a US$30 bilhões com Ai. 90% desse orçamento era direcionado para a pesquisa, pois foi notado os benefícios dessa tecnologia.

O mesmo site, em 2020, previu mais de 40% dos esforços científicos de dados automatizados para o AI.

Agora que você já entende o conceito do AI marketing, sabe aplicá-lo, que tal colocar em prática para ter um melhor direcionamento da sua empresa. Com bons exemplos e dicas que foi dado acima você poderá ter uma noção de como expandir seus negócios. Não perca tempo e comece já a implementar essa técnica que está crescendo no mercado! Aproveite para conhecer nossos outros conteúdos que vão te ajudar muito a ampliar seus conhecimentos. Aqui, você vai encontrar tópicos sobre mercado e tudo o que você precisa para sua empresa.

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