Vendas pelo WhatsApp: como integrar a ferramenta ao seu funil de vendas

Aprenda a vender pelo WhatsApp e veja os benefícios que isso pode trazer para sua empresa. Já pensou como você pode aumentar as vendas pelo WhatsApp e engajar melhor o seu cliente? Não perca tempo! 

Por que utilizar as vendas pelo WhatsApp?

O WhatsApp faz parte do dia-a-dia da população de vários modos. Várias pessoas começam seus dias mandando mensagens em grupos de amigos e família. Outras só conseguem manter contatos com entes queridos através do carinhoso chamado do “zap”. Muitos ainda usam o WhatsApp para negócios e divulgação de trabalhos.  

As empresas hoje em dia dispõe do contato via WhatsApp, o que permite que muitos negócios alcancem clientes e negociem vendas. Assim não é necessário a criação de um e-commerce, reduzindo custos da criação e não precisando de uma grande equipe de atendimento. O que não significa que as vendas pelo WhatsApp podem ser só para atendimentos rápidos. 

Além de conseguir engajar mais clientes, o app gera uma quantidade significativa de dados importantes. As vendas pelo WhatsApp não precisam ser improvisadas ou restritas apenas para empresas iniciantes. O App também tem a funcionalidade de pagar pelo próprio WhatsApp

Adaptação do projeto comercial

Se você possui um time de vendas, incluir vendas pelo WhatsApp é essencial para os benefícios e ganhos em escala e rapidez. O primeiro contato com o cliente pode ser através do aplicativo ao invés de ligar, ou mandar um e-mail. O vendedor pode mandar uma mensagem perguntando os melhores horários e dias do usuário. 

Follow-up e comunicações rápidas

O interessante é utilizar o Aplicativo para lembretes de reuniões e fazer follow-ups mais rápidos. Enviar também vídeos e arquivos, imagens e vídeos mostrando seus produtos. Essas mensagens podem ser exploradas mesmo que sejam alinhadas com o usuário. O importante é não trocar áudios por ligações. 

As vendas pelo WhatsApp não descartam outros canais, como telefonemas, e-mails, mas elas se complementam. Em relação ao B2B, os e-mail continuam sendo uma forma para envolver mais pessoas nas conversas, e as ligações e videochamadas são muito relevantes em vendas complexas.

A intenção é facilitar o tempo e explorar um canal em que os potenciais clientes estão durante a maior parte do dia. 

Principais dicas para vendas pelo WhatsApp
Principais dicas para vendas pelo WhatsApp

Principais dicas para vendas pelo WhatsApp

Veja a seguir algumas dicas valiosas para vender pelo aplicativo. 

Listas de transmissão

Uma boa estratégia é não utilizar grupos, mas sim listas de transmissão: com uma lista você pode mandar uma mensagem para 256 contatos. Assim,, as conversas paralelas das pessoas não incomodam as outras. Lembre-se sempre de ser o mais natural e não empurrar produtos. Crie uma lista de transmissão conforme seu funil de vendas.

Whatsapp Business

Baixe o WhatsApp Business: ele é direcionado para pequenas, médias e grandes empresas. O app ajuda a aumentar suas vendas e a verificar as métricas. Ele fornece quantas mensagens foram enviadas pela sua equipe, as mensagens entregues e as lidas. Também permite enviar mensagens automáticas e organizar os contatos com a sua jornada de compra. 

Treine sua equipe

A equipe de vendas pelo WhatsApp deve saber buscar bem entre eles. Na hora do atendimento ao cliente não pode sempre ter o mesmo discurso ou roteiro de e-mails, ou até mesmo a fala de uma ligação ao telefone. O tom no WhatsApp é diferenciado, precisa ser mais claro, menos mecânico. Porém é preciso dosar a intimidade das mensagens, tudo isso precisa ser feito no treinamento.

Ofereça conteúdo relevante

Os conteúdos podem ser via áudio, vídeo, links, e texto. Contato que os conteúdos chamem a atenção dos consumidores e esses deixem seus feedbacks. E se um cliente pedir para sair da lista de transmissão, certifique de tirá-lo e avise-o.

Entenda o estágio do cliente

Crie um cronograma de mensagens. Assim você consegue deixar separado quais são os conteúdos que vão enviar para seus clientes. Isso te ajudará a avançar para outra etapa do funil. Lembre-se de ver quem visualizou as mensagens, isso é muito importante. 

Integre CRM ao WhatsApp

Essa estratégia é muito importante para o controle das negociações. Ao contrário, só terá trabalho gerenciando mais operações.  Uma ótima dica é utilizar o Whatstation, uma extensão gratuita do Google Chrome, que conecta o Whatsapp Web ao CRM. 

Dê o número da sua empresa para que adicionem

Comece pedido para que lhe enviem um simples “oi”, depois distribua seu contato em qualquer lugar. Pode ser em um cartão de visita, folder, em post no instagram, o importante é ser visto. A decisão fica com o cliente a partir do momento em que ele tem a opção de adicioná-lo e assim diminui a taxa de bloqueio. 

Conheça outras funcionalidades

Os famosos stories fazem suas publicações disponíveis por 24h, agora também disponível no app. É um bom caminho para campanhas com descontos ou novos produtos. Por exemplo a Black Friday. 

Peça autorização para adicionar o usuário

É uma delicadeza com o cliente pedir a autorização, assim você cria um vínculo mais gentil com o consumidor. Quanto mais interessante, mais chances tem de dizer “sim”. 

Use gatilhos mentais

Trata-se de incentivar o usuário na tomada de decisão. Um bom exemplo é a escassez, que induz o consumidor a comprar antes que acabe o produto. Outro gatilho é o da urgência que faz com que o usuário faça a conversão imediata para não perder a oportunidade.

Agora que você aprendeu a usar esse aplicativo para alcançar mais clientes que tal pôr em prática as estratégias e dicas que vimos no texto. Melhore seu funil de vendas e engaje seu público com mais sabedoria. Acompanhe nosso conteúdo e tenha certeza que você está seguindo o caminho certo do marketing. Continue acompanhando nossos conteúdos e crescendo a cada dia e não deixe de conferir nosso último post aqui no blog!

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