Função está disponível por enquanto somente na Índia e ainda não permite transações entre pessoas físicas e jurídicas.

O WhatsApp já está testando a transferência de dinheiro entre os seus usuários. Até o momento, o recurso está disponível apenas na versão experimental do aplicativo na Índia e não permite transações entre pessoas físicas e jurídicas. A função é compatível com os aplicativos para Android e iPhone (iOS). Ainda não se sabe se a novidade será liberada para os usuários brasileiros.

O Facebook, companhia proprietária do WhatsApp, recebeu em julho de 2017 a autorização do governo indiano para realizar esse tipo de operação por meio da chamada Interface de Pagamentos Unificados. O recurso já conta com a integração com quatro bancos do país.

Apesar das informações sobre a nova ferramenta do WhatsApp já circularem na imprensa internacional há mais de um ano, somente agora as primeiras imagens do sistema funcionando começaram a aparecer na internet.

O recurso pode ser encontrado no menu de configurações do mensageiro. Para usá-lo pela primeira vez, é necessário fazer a verificação do número de telefone via SMS e selecionar a instituição bancária. Depois de configurada, a ferramenta passa a integrar o mesmo menu do app onde estão as opções para compartilhar fotos, vídeos, arquivos, contatos e localização.

Vale lembrar que essa não é a primeira ação do Facebook nesse sentido. O Facebook Messenger já permite realizar transações entre usuários em alguns países do mundo. No Brasil, o recurso limita-se ainda ao envio de dinheiro a contas no exterior, processo realizado com o auxílio do serviço TransferWise. A função está em inglês e não permite a transferência em reais, apenas em outras moedas, como o dólar americano e o euro.