Marketing de influência: o que é e como gerenciar

Saiba como o marketing de influência ganha espaço e confiança dos profissionais da área. Conheça a nova profissão de Influencer Marketing Manager que ganha força nos dias de hoje. 

O que é marketing de influência?

Marketing de influência, ou influencer marketing, é o método que envolve produtores de conteúdo com o público engajado. O trabalho desses produtores de conteúdo é influenciar diretamente a audiência. Tem o intuito de envolver e criar laços entre a marca com os seus consumidores.

Saber o que é marketing de influência e fazê-lo bem gera confiança aos seus clientes. Além disso, também ajuda a manter os que já são consumidores fiéis. O influencer marketing colabora também na decisão de compra. Ele auxilia na tomada de decisão do público para aquisição de novos produtos e clientes.

A marca precisa identificar o influenciador correto para fazer as suas parcerias e divulgações. Assim o público tende a se identificar e deste modo é influenciado de uma maneira mais correta. 

Afinal, quem são os “influencers”?

Como o próprio nome diz, influenciadores digitais são pessoas que influenciam pessoas em redes sociais. Esses influencers possuem um alto índice de seguidores fiéis que são engajados com os conteúdos postados pelos influenciadores

São muitos nichos de influenciadores. As marcas utilizam essas pessoas justamente no marketing de influência. Tem influenciadores de todos os segmentos, como: política, moda, estética, humor, empreendedorismo, finanças, música, entre outros.

Existem quatro tipos de influenciadores:

  • Nano: 1.000-10.000 seguidores
  • Micro: 10.000-100.000 seguidores 
  • Macro: 100.000-1 milhão de seguidores
  • Celebridade: + de 1 milhão de seguidores

No Brasil podemos citar como exemplo a ex-bbb Juliette, que foi um fenômeno. Hoje em dia ela conta com mais de 30 milhões de seguidores. 

(Foto reprodução: instagram @juliette)

Do marketing de influência para vendas 

A meta de uma empresa é converter seu lead em venda. No influencer marketing não muda muita coisa. Porém não será somente o influenciador que irá fazer a venda. Na verdade, o influenciador sozinho não pode vender apesar dele ofertar o produto. 

Algumas perguntas devem ser feitas para que sua estratégia seja bem elaborada. Como se seus influenciadores casam com sua comunicação ou seu produto. Na hora de escolher um influencer é essencial que ele esteja de acordo com o tom de voz da marca. Precisa saber qual tipo de conteúdo o seu público consome.

Outra dica valiosa é escolher os influenciadores nas redes corretas. O seu público nem sempre vai estar no Instagram. Tem influenciadores no Linkedin, Twitter, TikTok e em outras redes. Saber trabalhar com a rede certa vai te ajudar a gerar vendas muito mais significativas. O seu público será ajustado e muito mais segmentado. 

Um outro quesito importante a se considerar é não se apoiar somente no conteúdo do influenciador escolhido. Sua marca deve ir muito além das publicidades dos influencers. 

Um ponto para ficar atento é saber se seu influenciador digitar transmite verdade nas suas publicidades. Muitos deles são ótimos passando a mensagem da marca. Porém as pessoas já entendem sobre o que pode ou não ser publicidade. Alguns podem não conseguir passar bem o sentido da publicidade e soar um pouco falso. 

Outro conselho para transformar o marketing de influência em venda, é gerar conexão dos seguidores com os influencers. Sua marca precisa disponibilizar cupons e artifícios para que o influenciador ganhe a simpatia do público. Tendo uma pessoa que fala do produto as pessoas vão querer questionar sobre ele. Seja sempre transparente.

Dicas para escolha de influencers digitais

  • Conheça bem o seu público.
  • Escolha com cuidado seus influenciadores.
  • É preciso que haja uma conexão entre público e influencers. Por isso escolha os seus segmentos corretamente. A venda depende dessa ação de marketing de influência. 
  • Busque Influenciadores que postem com mais frequência. Posts esporádicos são ruins para a marca. 
  • Defina uma estrutura de parceria.
  • Busque influencers com um tom de voz relacionado ao da marca.
  • Não escolha somente pelo número de seguidores, mas sim por quão engajado ele é com o público. 

O que é um Influencer marketing manager?

Influencer marketing manager ou gestor de marketing de influência, é a pessoa de marketing que gerencia os influencers. Ele tem como principal meta controlar os projetos dos influenciadores.

Muitas empresas contratam vários influencers, pode ser de vários segmentos ou de um só. Em outros momentos contratam micro influenciadores para atingir públicos mais seletos e específicos. Desta forma é um desafio gerenciar todos esses influenciadores.

Assim, introduziu esse novo cargo de gerente de marketing de influenciadores no campo do marketing. Fazem com que este tenha um link entre os influencers digitais, e então montam estratégias

Como o manager escolhe os influenciadores certos

É fácil achar a maioria dos influenciadores. Eles estão no mesmo grupo demográfico com um alto volume de seguidores. As empresas que trabalham com marketing de influência os encontrarão influencers em diferentes segmentos. 

As agências de Influencer marketing manager também optam por equipes de micro influenciadores a fim de segmentar melhor o público. Assim também podem direcionar para diferentes redes sociais.  

O influencer marketing manager pode escolher novos influenciadores ou antigos. Depende deles analisar os métodos da campanha de cada ação de marketing de influência. 

Como medir o reconhecimento da marca por marketing de influência

O reconhecimento da marca é medido pelo influencer marketing manager. Eles são capazes de realizar levantamento de dados e analisar diferentes métricas. 

(Foto reprodução: drogasil.com.br)

Um exemplo para utilizar os dados de uma promoção e gerar novos leads é oferecer cupons de desconto Essa é uma ótima ferramenta  de uma para que os clientes em potencial se tornem clientes fiéis. Além disso, você consegue coletar várias informações desses consumidores. 

Em cada postagem há vários tipos de métricas diferentes para saber se gerou venda e engajamento.

Eles determinam o que o influencer continua a postar, o que melhora e o que pode deixar os consumidores mais felizes. Assim terá um público mais engajado.

O que é necessário para um bom gestor 

  • Um bom uso das tecnologias: Com o surgimento de novas tecnologias e os influencers estando nesse meio os Influencer marketing manager precisam estar sempre atualizados.
  • Entender o valor da comunidade para a marca: Entender as peculiaridades de cada rede social. Por exemplo, o uso de marcações, hashtags, entre outros. 
  • Manter um bom relacionamento: Um fator chave é manter um bom relacionamento entre influenciador e a marca, e a ponte para isso será o gestor de marketing.
  • Estratégias: Entenda o ponto de partida de cada marca e a partir disso monte estratégias personalizadas para cada marca. Defina metas claras, os influencers são uma maneira para alcançá-las. 
  • Entenda mais das campanhas anteriores: Saiba qual é o seu ponto de partida para dar continuidade. Se já conhece sua marca, descubra suas estratégias anteriores para facilitar. Assim saberá com quem já trabalhou, quais metais já traçaram, você pode repetir o que deu certo, por exemplo. 
  • Acompanhe as últimas tendências: Ao observar o que está em alta, você saberá o que pode oferecer de melhor para o seu público.  

Agora que você sabe o que um influencer faz pela sua marca e qual o papel do Influencer marketing manager. Você pode escolher suas estratégias para melhorar as suas vendas. Essa é uma ótima oportunidade para converter o público-alvo em compradores.

Aproveite para checar nossos outros conteúdos de marketing que também vão te ajudar no marketing digital. 

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