Há cerca de três anos, talvez um pouco mais, talvez um pouco menos, a literatura sobre marketing digital, mídias sociais, economia 2.0 era bem escassa no Brasil, principalmente em português. Hoje, já há nas prateleiras, físicas e virtuais, um número razoável de obras conceituais e técnicas que servem como guia para quem está se iniciando ou já é iniciado na área.
A seguir, uma pequena lista, despretensiosa e subjetiva (portanto, cheia de injustiças), de cinco livros que foram e são inspiradores para mim. Como vocês verão, não são apenas obras de marketing digital, mas de certa forma todas estão conectadas sob o prisma da inovação e da motivação. Espero que gostem.
Pull: enquanto estamos todos aqui estudando e aprendendo o modus operandi da internet atual, já tem gente planejando e prevendo como será a Web 3.0, a chamada web semântica. O conceito defendido pelo autor David Siegel é de que em breve todas as informações do mundo estarão nas nuvens, interligadas e disponíveis numa arquitetura mais inteligente. Pessoas físicas e jurídicas que compreenderem antecipadamente essa sinergia gozarão de vantagens.
Os 8Ps do Marketing Digital: é uma verdadeira bíblia da matéria, com mais de 900 páginas, e o mais bacana, escrito por um brasileiro, o consultor Conrado Adolpho. Inicialmente lançado como “Google Marketing”, a obra foi ampliada e estabelecida sob o método dos 8Ps (Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão). Leia e converta-se.