Com o lançamento do Messenger Platform 2.3, o Facebook está apresentando diversas novas ferramentas para tornar as interações dos usuários em sites mais dinâmicas, fáceis e divertidas. Essas atualizações incluem respostas rápidas para solicitar os endereços de e-mail ou números de telefone dos usuários, novas tags de mensagens e novas métricas da API Messaging Insights.
O Facebook também expandiu os recursos do plugin de bate-papo do cliente para incluir uma ferramenta de configuração fácil, suporte de menu, notificações de usuários no navegador, etc.
Facebook apresenta Chat de Vídeo para o Messenger Lite
Outra novidade é que o Facebook adicionou bate-papo de vídeo para o Messenger Lite, a versão mais simples do Messenger para Android em telefones mais antigos e conexões de Internet mais lentas.
O Messenger Lite oferece recursos de mensagens principais, como o envio de texto, fotos, links e chamadas de áudio para pessoas com Messenger Lite ou Messenger e agora também oferece aos seus usuários a capacidade de conversas com vídeo. Confira o vídeo demonstrativo aqui.
Outros lançamentos
Durante a Campus Party Brasil 2018, que foi realizada no dia 1 de fevereiro, em São Paulo, a empresa já tinha lançado durante um bot no Messenger exclusivo para os criadores de vídeo. Além da ferramenta, a rede social também lançou para os criadores brasileiros um portal com dicas e recursos e o Facebook Creator App, que já havia sido lançado nos Estados Unidos em 2017.
O bot vai trazer dicas, informações sobre novos recursos e indicar os melhores canais para dúvidas. Para acessá-lo, basta entrar na Página Facebook for Creators Brasil e clicar em “Enviar Mensagem”.
Já o portal Facebook for Creators oferece recursos e dicas para criar vídeos, para se conectar com os fãs, aprender habilidades e técnicas, encontrar respostas para dúvidas e sobre como melhor engajar melhor a audiência no Facebook.
No evento também foi apresentada a versão em português do Facebook Creator App, que permite criar e personalizar vídeos com vinhetas próprias, stickers e molduras gráficas.
O aplicativo traz acesso a dados, estatísticas e análises sobre página, vídeos e fãs. As métricas tem como objetivo ajudar os produtores a identificar qual tipo de conteúdo faz mais sucesso com o público, assim como centraliza todas as notificações do Facebook, Instagram e Messenger em uma única caixa de entrada.
O aplicativo está disponível para iOS e será lançado para Android nos próximos meses.