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O cenário do QR Code no Brasil

O QR code, que é simplesmente um tipo de código de barras que permite transações sem contato, se tornou um dispositivo técnico permanente como resultado do surgimento do coronavírus. Restaurantes os adotaram em massa, lojas e supermercados os instalaram nos balcões de caixa, e os profissionais de marketing os espalharam em embalagens de varejo, malas-diretas, outdoors e comerciais de televisão.

Desde sua introdução em 1994, os QR codes percorreram um longo caminho. O que originalmente se destinava a rastrear o estoque de peças industriais evoluiu para uma estratégia de marketing inteligente. Os antigos códigos de barras convencionais em preto-e-branco agora podem ter elementos de marcas adicionadas a eles, cores e formatos diferentes, e o Brasil está sempre entre os países que mais fazem uso da tecnologia de forma bastante criativa e eficaz.

Como está o uso do QR code no Brasil?

No passado falamos aqui sobre como o QR Code tem conquistado o público jovem de maneira simples e interativa. E neste tempo o uso do QR code no Brasil avançou muito.

A pandemia do coronavírus e as restrições sanitárias fizeram com que o QR code tivesse um ressurgimento mundial, e aqui no Brasil não foi diferente.  De acordo com o recente estudo Panorama Mobile Time / Opinion Box sobre comércio móvel e pagamento móvel no Brasil, o número de brasileiros com smartphones que declararam já ter feito pagamentos usando o código QR subiu de 35% para 48% nos primeiros quatro meses de pandemia.

Fonte: Shutterstock

Além do uso para transações financeiras, que já é muito popular, e o uso na publicidade, do qual vamos falar mais a frente, vemos a presença dos QR codes nas mais diversas áreas: 

QR code na publicidade

Hoje o uso do QR code vai muito além de apenas levar uma pessoa ao seu site. Eles estão sendo usados pelas empresas de diversas formas, desde dar informações úteis, descontos, fazer lançamentos de músicas e produtos até a proporcionar experiências  muito interessantes de Realidade Aumentada.

Você pode acompanhar a eficácia de suas iniciativas com códigos dinâmicos. Você pode obter informações sobre o número de escaneamentos, localização onde eles são feitos e o tipo de dispositivo que foi usado para escanear o código.

Você também pode combinar sua solução de QR Code com o Google Analytics para obter uma visão mais profunda do desempenho de sua campanha. Para entender melhor sobre isto, temos um texto bem compreensivo que dá dicas de como ter sucesso em uma ação com QR code e como calcular o sucesso destas campanhas.

Campanhas super inovadoras

Algumas campanhas que usam o código são muito impactantes, como o concurso cultural do Rei do Mate, em 2012, que foi na época a maior campanha de QR Code do mundo.

Vamos ver alguns exemplos de sucesso mais recentes:

Um “jogo dentro de um jogo”

Os espectadores foram convidados a jogar um “jogo dentro de um jogo” durante uma partida de futebol entre o São Paulo Futebol Clube (SPFC) e o Palmeiras para ganhar R$50 da Bitso, uma multinacional de criptomoedas. Durante a transmissão ao vivo da partida, a brincadeira consistia em tentar escanear um QR code impresso nas mangas das camisas dos jogadores do SPFC.

Quando os espectadores conseguiam escanear um dos códigos, eles eram levados a uma landing page promocional onde deveriam fornecer algumas informações pessoais para gerar um voucher. Os usuários tinham sete dias para resgatar o voucher a fim de receber fundos em uma carteira Bitso, que poderiam usar para comprar criptomoedas.

QR code gigante no céu de Shanghai

Fonte

Em 2021, quando a Cygames comemorou o 10º aniversário de seu videogame “Princess Connect Re: Dive”, eles usaram QR Codes de uma maneira única.

Para manter os espectadores entretidos, 1.500 drones lutaram contra os personagens do jogo no céu da cidade. Após o combate, os drones formaram um QR Code gigantesco no céu. Os espectadores podiam escaneá-lo para saber mais sobre o jogo e baixá-lo em seus smartphones.

Este anúncio viralizou em muitas redes sociais devido à significativa atenção que recebeu e à proposta inovadora.

BBB

O Big Brother Brasil é um programa que  usa e abusa dos QR codes nas campanhas pré-exibição e durante o período de exibição do programa.

Desde a apresentação dos participantes, que foi feita com QR codes em lugar das fotos das pessoas, até a inserção da sigla ‘BBB’ no centro dos códigos, tivemos nestas campanhas diversos exemplos de inovação que, com certeza, foram popularizadas.

O mais legal das campanhas com QR code durante a exibição do programa é o senso de urgência que elas criam. Quando milhões de pessoas ouvem “aponte sua câmera para a tela e tenha um desconto exclusivo!” é como uma mini Black Friday para o anunciante.

Marcas grandes como Americanas, PicPay, C&A  e, mais recentemente, Avon já embarcaram nessa. A C&A acertou em cheio no último ano de programa, quando realizou ações focadas em direcionar as compras para os canais digitais.

Como não errar com o QR code

O que ainda preocupa no Brasil é como as empresas estão utilizando o QR Code de forma errada. Por trabalhar na área, virei um rato deste código 2D. Sempre que vejo um, já puxo meu celular para conferir o que tem por trás.

O QR Code cria engajamento e depende de uma ação do usuário. Se a pessoa tomou a iniciativa de pegar o celular e ler o código, ela tem que ser recompensada de alguma forma. Justamente é o contrário disso que vem acontecendo. Muitas empresas colocam o próprio site, sem versão móvel, deixando a visualização e navegação de forma precária, fora o grande tempo de carregamento do site.

O mau uso dos QR codes rende muitas risadas na internet, e eu descobri muitos códigos engraçados durante a pesquisa deste texto. Além das threads do Reddit, o Tumblr WTF QR codes? nos dá vários exemplos do que não fazer ou onde não colocar esses pedacinhos de tecnologia.

Fonte: WTF QR codes

E você, como usa os QR codes? Acha que eles vieram para ficar ou são uma trend pasageira? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

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