O cenário do QR Code no Brasil

BMG

Na semana passada falamos sobre como o QR Code tem conquistado o público jovem de maneira simples e interativa. No entanto, o Brasil não fica atrás quando o assunto é criatividade.

Rei do Mate, com o tema do filme Alvin e os Esquilos 3

Neste início de 2012, foi lançada a maior campanha de QR Code do mundo. Trata-se de um concurso cultural do Rei do Mate, com o tema do filme Alvin e os Esquilos 3. Ao todo, são dois milhões de copos com o código, além da comunicação visual como banners e displays. A ação, que premiará as 500 melhores frases, é uma parceria da 2Call com a agência Just.

BMG

Já o BMG fez uma ação totalmente inusitada. Em uma festividade, que contou inclusive com a participação do presidente do banco, uma versão gigante do jogo Batalha Naval só com QR Codes premiou os participantes com uniformes oficiais dos times patrocinados pela empresa.

No entanto, o que ainda preocupa no Brasil é como as empresas estão utilizando o QR Code de forma errada. Por trabalhar na área, virei um rato deste código 2D. Sempre que vejo um, já puxo meu celular para conferir o que tem por trás.

O QR Code cria engajamento e depende de uma ação do usuário. Se a pessoa tomou a iniciativa de pegar o celular e ler o código, ela tem que ser recompensada de alguma forma. Justamente é o contrário disso que vem acontecendo. Muitas empresas colocam o próprio site, sem versão móvel, deixando a visualização e navegação de forma precária, fora o grande tempo de carregamento do site.

Portanto, o QR Code é ótimo complemento para sua campanha e, quando utilizado, tem que ser muito bem planejado e arquitetado para evitar insatisfações e erros.

Continuando sobre o tema, semana que vem irei falar sobre como calcular o sucesso de uma ação em QR Code.

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