QR-Code: Ações criativas ideais para o público jovem

QR-Code - Mobile Marketing
O Brasil já tem mais pessoas que possuem celulares com internet do que usuários do Facebook. É um dado relevante para quem ainda desacredita no poder do Mobile Marketing. E, para quem quer começar a inovar nesta área, o público jovem é um target especial.

Poucos percebem, mas o smartphone é o único meio de comunicação que reúne todos os outros meios em um só aparelho. Não bastando isso, é o único que pode estar 24h ao seu alcance. Por isso, uma ação bem arquitetada é um tiro certeiro.

Destaco a seguir duas boas ações realizadas no exterior utilizando o QR Code, um código 2D lido por celulares através de um aplicativo. A Heineken conseguiu uma grande repercussão com uma ação no Festival de Música Heineken Open’er, na Polônia.

As pessoas presentes no evento poderiam passar no stand da marca e deixar uma frase ou pensamento que, em seguida, era transformada em adesivos com QR Code impressos, assim qualquer pessoa que estive-se com um celular com leitor de QR Code, poderia scannear o código e começar uma conversa com a pessoa que portasse o adesivo. Confira a ação no vídeo-case abaixo:

Saindo do eixo Europa/Primeiro Mundo, um bar de Nova Delhi na Índia, chamado Turquoise Cottege, fez uma ação brilhante que misturou conscientização com interações divertidas. Todas as pessoas que entraram no bar foram carimbadas com um QR Code, chamado de “The Buddy Stamp”.

Por direcionar um site online, toda hora que o código era digitalizado, ele direcionava o usuário a um tipo de conteúdo. Das 20h até às 22h, primeiras horas de funcionamento do bar, o código levava o consumidor a ofertas e descontos especiais da casa. Já das 22h até às 6h, o usuário poderia digitalizar o código para chamar um táxi. Além disso, o conteúdo se estendia até o dia seguinte, quando proporcionava dicas para curar a ressaca.

Ao todo, 85% dos usuários de smartphones que estavam no bar fizeram a leitura do código e vários divulgaram suas experiências em redes sociais. O vídeo case desta ação ficou bem interessante também:

Na próxima coluna, irei abordar a situação no Brasil. Caso sua marca queira fazer uma ação utilizando o QR Code, lembre-se de utilizar sempre um conteúdo adaptado para celulares.

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