Enquanto escrevo este artigo me pergunto: Por que devo sair do conforto do texto e pensar em campanhas de vídeo para o meu negócio?
A resposta é simples: as pessoas adoram assistir vídeos. Afinal, o que é melhor: ler página por página de informações, ou assistir a um vídeo que mostra a mesma informação de uma forma muito mais dinâmica, emocionante e estimulante?
Campanhas de vídeo não são apenas atraentes, mas também aumentam a visibilidade de sites nos motores de busca como Google e Bing. Uma dica que não é mais segredo: sites que contém vídeos aparecem no topo da lista de resultados de pesquisa. O Google entende que produzir um vídeo exige mais investimento de tempo e de recursos do que escrever um texto. E como recompensa, classifica melhor sites que possuem vídeos.
Dentre as inúmeras possibilidades do ambiente online, os vídeos estão desempenhando um papel de destaque, adicionando valor ao conteúdo e à mensagem e gerando melhores resultados para campanhas de marketing digital.
Dicas para criar campanhas de vídeo online
Se sua empresa está pronta para incluir o vídeo online em sua estratégia de negócio, veja abaixo algumas dicas de como criar campanhas de vídeo infalíveis no Facebook e no YouTube.
- Defina o objetivo da sua campanha de vídeo
- Pense no seu público-alvo
- Decida que tipos de vídeo vai fazer
- Planeje bem a produção de conteúdo
- Atenção ao prazo e ao orçamento
- Analise a performance de sua campanha de vídeo
Vamos ver cada passo em detalhe:
Defina o objetivo da sua campanha de vídeo
Pensar nos objetivos de seu vídeo é a primeira etapa ao desenvolver sua campanha de vídeo. Uma ótima forma de fazer este planejamento é pensar em qual nível do funil de marketing você quer que seu vídeo se encaixe.
Aqui vale pensar se seu objetivo é atrair novos clientes para sua marca, engajar seu público já ativo, alimentar seus leads ou concluir vendas.
Você também pode fazer um filme interno para divulgar sua empresa ou recrutar novos colaboradores, ou um para agradar àqueles clientes que já investiram em seu serviço.
Pense no seu público-alvo
Agora que o objetivo da sua campanha de vídeo está claro, é importante saber para quem este vídeo será criado. Este é um estágio importante; criar um vídeo sem um público-alvo em mente é muito mais provável que falhe.
Falamos bastante sobre público-alvo e persona em um artigo aqui do site, que vale super a pena você ler.
Decida que tipos de vídeo vai fazer
O céu é o limite quando se trata dos tipos de vídeos que você pode criar: institucional, testemunhal, how-tos, tutoriais, talking head, webinars, entrevistas com especialistas em seu nicho. Basicamente, quase tudo pode ser um vídeo online.
Planeje bem a produção de conteúdo
A longo prazo, uma estratégia de produção de conteúdo forte poupa tempo e dinheiro. É importante saber como os vídeos serão feitos e filmados, quer você planeje com ferramentas modernas ou no papel.
A contratação de uma empresa ou agência de produção pode facilitar muitas etapas do processo. Eles cuidarão de todo o planejamento e aprovação; tudo o que você tem que fazer é dar direções claras.
Se você estiver fazendo tudo internamente, você precisará considerar todos os passos para um vídeo. Isto inclui o seguinte:
- Identificar os componentes e equipamentos necessários
- Escrever a história
- Fazer o storyboard do vídeo
- Preparar elenco e local de filmagem
- Escolher a plataforma de distribuição
- Verificar a legalidade de qualquer música incluída
- Montar um time para revisão e aprovação da peça final
Se esta é a primeira vez que você elabora uma estratégia detalhada de campanha de vídeo, você verá certas coisas que precisa ajustar ou algo que escapou da sua análise antes, ao percorrer o plano de conteúdo. Para isto é importante a pós-produção depois de executar um plano forte.
Atenção ao prazo e ao orçamento
Você deve tentar cumprir um cronograma enquanto organiza sua produção completa, desde a idealização criativa até a divulgação real do vídeo. Pense em dividir tarefas em uma linha do tempo. Assim, você pode ver o quão longe chegou e quanto trabalho ainda resta, além de evitar desperdício de recursos.
E, por falar em recursos, planeje bem o dinheiro e os recursos que você tem disponíveis. É importante não se perder numa ideia que não combina com a sua realidade, o que pode levar à frustração ou ao desperdício.
Analise a performance de sua campanha de vídeo
Sem análise, nenhum esforço de marketing on-line pode ser bem sucedido.
Ao começar sua campanha de vídeo, você deve rastrear seus resultados e tomar decisões informadas sobre como melhorá-los.
Você pode usar o YouTube Analytics e o Google Analytics para obter métricas dos vídeos e descobrir mais sobre visualizações, fontes de tráfego, tempo total de visualizações e como encontrar seus vídeos mais populares.
Além disso, você pode avaliar o conhecimento geral de sua marca observando a quantidade total de visualizações, ações e menções.
Ter métodos de medição bem definidos é sempre a melhor maneira de pensar em uma campanha de vídeo de sucesso.
Crie agora sua campanha de vídeo!
A ascensão do vídeo marketing é uma oportunidade única para empresas como a sua. Como os clientes preferem o vídeo a outros tipos de entretenimento, eles agora esperam que marcas de todos os tamanhos e indústrias se comuniquem com eles através do vídeo.
Você precisa planejar uma campanha de vídeo online para se manter relevante no cenário atual. Pode parecer difícil no início, mas é um campo no qual você pode se divertir muito. Não hesite em experimentar coisas novas, pois para fazer vídeos de sucesso você pode usar um pouco mais de ousadia do que no restante do seu conteúdo.
Começando com estas ideias para inspiração, você pode desenvolver uma campanha que se conecte de forma inesquecível com a sua audiência, com potencial para aumentar drasticamente leads e conversões para o seu negócio.
Oi, Lilia,
parabéns pelo seu post convidado, está bem completo. Só comentaria que o youtube, apesar das limitações, é uma excelente vitrine para o vídeo. É a minha segunda fonte de tráfego disparado, só perdendo para o orgânico e muito acima da terceira fonte, que é o face.
Abraço,
Ana
Oi Ana!
Obrigada por compartilhar sua experiência na VideoAulasByAna com estes canais. Realmente o YouTube é a melhor vitrine para vídeos.
No entanto, plataformas profissionalizadas de Video Streaming garantem uma distribuição mais segura e com escalabilidade e ainda permitem um maior gerenciamento e análise de estatísticas de consumo de vídeos pelos espectadores.
Abraços!
Lilia