O que é taxa de rejeição e os fatores que impactam essa métrica do Google Analytics

  

Taxa de rejeição é uma métrica que pode ser bem confusa quando encontrada pela primeira vez. É provável que várias questões surjam em sua mente: Uma taxa de rejeição alta é boa ou ruim? Ela mexe com meu SEO? Quais fatores a afetam? Ela ainda é relevante no Google Analytics?

Você não está sozinho, felizmente. Muitos profissionais de marketing têm feito tais perguntas, mas ainda não receberam uma resposta satisfatória. Fizemos este artigo para desmistificar a taxa de rejeição, fornecendo uma visão geral do que ela realmente é, no que ela impacta e quais fatores a influenciam.

O que é a taxa de rejeição?

Segundo o Google, é o percentual de sessões de uma única página.

Não é uma questão de tempo de navegação.

Se um usuário encontra seu blog no Google através de um artigo bem posicionado e deixa a tela aberta por 45 minutos e logo depois de ler o artigo vai embora sem fazer clique em nenhum lugar, aquela visita fará parte da taxa de rejeição.

Nesse caso, essa visita cumpriu com as expectativas, que foi que leia o artigo, ou seja, a taxa de rejeição não seria um problema.

O problema está quando alguém chega ao site, olha uma página só e além disso, vai embora rapidamente.

Mesmo assim, a taxa de rejeição é um indicador relevante para medir a qualidade dos conteúdos de seu site.

Onde foi parar a taxa no Google Analytics 4?

Em comparação com o Universal Analytics, o Google Analytics 4 é mais orientado para eventos e ações. Com este novo método de rastreamento, não é mais necessário ter uma medida de inatividade no site. É por isso que o novo indicador de “taxa de engajamento” no Google Analytics 4 substitui a taxa de rejeição.

Uma ‘sessão de engajamento’ é aquela que satisfaz um ou mais dos seguintes critérios:

  • Ela dura mais de dez segundos.
  • Contém várias pageviews
  • Pelo menos um evento de conversão está presente.

A taxa de engajamento é medida como sessões engajadas divididas pelo total de sessões.

Apesar de a nova métrica conter mais elementos, ela é basicamente comparável à taxa de rejeição. Uma sessão que durou 0 segundos ou teve apenas 1 pageview (critério de taxa de rejeição) não será considerada uma Sessão Engajada. 

A taxa de rejeição afeta o ranking de SEO?

Durante anos, especialistas em SEO têm argumentado sobre a importância desta métrica Google Analytics para o ranking dos mecanismos de busca.

No entanto, existem alguns conceitos errados sobre o assunto. Como resultado, muitos donos de websites se esforçam para reduzir as taxas de rejeição na esperança de melhorar seus resultados, apesar do fato de que taxas mais baixas nem sempre significam rankings mais altos.

As taxas de rejeição (e outros indicadores do Google Analytics) não estão incluídos nos algoritmos de classificação do Google, de acordo com Matt Cutts, ex-chefe de Webspam do Google.

A solução parece ser simples: as taxas de rejeição não têm nenhuma relação com a SERP.

No final das contas, não importa se o Google rastreia a taxa de rejeição através do Google Analytics e ajusta a classificação de sua página de acordo. Afinal de contas, as consequências diretas são simples de rastrear. O importante é como a taxa de rejeição afeta os parâmetros SEO com os quais o Google se preocupa indiretamente.

A principal conclusão é que, embora a taxa de rejeição não tenha impacto direto no ranking da página, ela ainda é algo que você deve estar ciente e deve ser capaz de melhorar.

Quando computadas corretamente, altas taxas de rejeição são muitas vezes sinais de preocupações mais sérias, tais como má experiência do usuário ou mau direcionamento. Estas são as preocupações que você deve ter. 

Os problemas de SEO tendem a melhorar quando se trabalha com questões mais profundas como usabilidade e segmentação de clientes.

Fatores que impactam a taxa de rejeição

Os seguintes fatores podem influenciar esta métrica:

Mal posicionamento em Google

Otimizar, sem perceber, suas palavras chave que não estão relacionadas com o próprio conteúdo que está na página é um fator que impacta na taxa de rejeição.

Imagine o caso de um título curto que utilize uma palavra curta como “Síndrome de Diógenes”. Mas, esse blog não é um blog sobre psicologia e sim um blog de organização empresarial onde o autor utilizou essa palavra para explicar que é bom que os empregados tenham uma mesa limpa e sem acúmulo de várias coisas nela.

Essa é uma técnica editorial muito utilizada, mas, se não otimiza corretamente seu blog, Google vai entender que tenta se posicionar para essa palavra chave (“Síndrome de Diógenes”), pode posicionar seu artigo para essa palavra e as visitas que cheguem a ele sairão rapidamente porque não é o que estão buscando.

Existe um problema de sintonia entre a palavra chave e o conteúdo do artigo.

Esse tipo de problema é muito comum. Uma coisa é o título de seu artigo para o leitor e outra para o Google.

Um rendimento insuficiente em sua hospedagem

Esse é outro fator que influencia na taxa de rejeição.

Pense na sua própria forma de navegar na internet. A verdade é que todos somos muito impacientes. Ninguém espera mais de 5 segundos ou no máximo 10 para que uma página carregue.

Então, se está utilizando um serviço de hospedagem ruim ou tem um servidor compartilhado com vários sites, é provável que isso influencie na capacidade de carregamento de suas páginas, com isso, sua taxa de rejeição aumentará.

A solução passa por mudar de hospedagem para algum que atenda o nível de tráfego de seu site.

Mau Desenho

O desenho de seu site tem que ser de qualidade, limpo, intuitivo, seus artigos tem que ser fáceis de ler.

Tudo isso, de alguma forma, impacta na taxa de rejeição de seu site.

O que você faz quando chega a um site mal arrumado ou cheio de banners onde é difícil achar o conteúdo?

Isso! Rejeita!

Péssima Usabilidade

Por um lado, falamos da navegação principal que permite aos usuários ( que chegaram a uma página onde não encontraram o que buscavam) a opção de clicar em outra área que os leve a uma temática que esteja relacionada à pesquisa que eles fizeram no Google.

Falamos também de oferecer artigos relacionados no final dos posts, porque, se um leitor fica contente no final da leitura e você apresenta conteúdos relacionados, as chances de ficar em seu site são altas.

Da mesma forma, se tem um widget com os artigos mais populares ou mais comentados estará apoiando a usabilidade de seu blog.

Se seu blog oferece muito conteúdo (mais de 80 ou 100 artigos) é fundamental que tenha uma caixa de pesquisa.

Uma gestão errada dos pontos de saída de seu site

A nível de desenho, deve saber que se tem muitos banners ou publicidade que apontam para sites externos, seu leitor tem altas probabilidades de deixar seu site.

Todos os blogs que estão monetizados com publicidade tem que ter a publicidade muito visível, com isso a taxa de rejeição também aumenta.

Então, se seu site aposta pela qualidade, deve ter claro que quanto menos pontos de saída oferecer ao leitor, melhor.

Se tem que linkar para um site externo que seja abrindo uma nova aba, assim o leitor não vai sair de seu site.

Todos esses parâmetros vão afetar diretamente a sua taxa de rejeição, ou bounce rate.

E você conhece alguns outros fatores para compartilhar nos comentários?

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