Mulheres no marketing digital

O mercado para as mulheres no marketing digital melhorou muito na última década,  trazendo para a indústria importantes líderes de pensamento e pioneiras.

Mas, apesar do fato de as mulheres constituírem menos de um terço da força de trabalho do marketing digital, elas estão conquistando espaço.

Parece óbvio que ter mulheres em posições de liderança no marketing, afetando positivamente as campanhas e retratando corretamente os consumidores é uma estratégia necessária. Mas por que ainda são tão poucas, se é tão aparente e simples?

E como estão as coisas para as mulheres no marketing digital, especificamente: existe igualdade, ou ainda há uma grande disparidade de gênero a ser superada? Esta é a questão da qual tratamos neste artigo. 

As mulheres no marketing digital hoje

O sucesso das mulheres no marketing digital não é novidade, porém o tendenciosismo de gênero dentro da indústria faz com que posições femininas sejam desvalorizadas em 21%, quando comparadas com suas contrapartes masculinas! Tal desvalorização pode explicar o porquê das mulheres representarem uma minoria na indústria.

Apesar dos estudos nacionais e internacionais indicarem um aumento da presença feminina no marketing, ainda há muitos desafios. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Marketing Digital em 2021, representamos 30% do mercado brasileiro de marketing digital, mas apenas 6,5% das posições de liderança. 

Quando olhamos para fora do país, os dados são um pouco melhores. Vemos que o marketing tem uma forte presença feminina, com 60% de mulheres trabalhando no campo na América do Norte. Mais do que isso, elas estão avançando na escada corporativa, com 53% dos cargos de diretoria ou gerência sênior e 59% dos cargos gerenciais ocupados por mulheres.

A verdade é que no Brasil a falta de diversidade de gênero nos níveis gerenciais há muito tempo tem sido um problema, não apenas no setor digital. Muitas empresas ainda têm uma cultura de “clube do bolinha”, o que dificulta o avanço das profissionais que se identificam como mulheres.

Como a atual crise da pandemia afetou as mulheres no mercado

Devido às responsabilidades adicionais de cuidar da família e de tarefas domésticas serem mais atribuídas às mulheres, os dados mostram que a pandemia aumentou muito a disparidade já existente entre gêneros. 

De acordo com um relatório da ONU, a crise gerada pela pandemia do COVID-19 impactou negativamente as ocupações e as condições de trabalho gerais das mulheres na América Latina e no Caribe, gerando um enorme retrocesso nos avanços alcançados em termos de participação no mercado de trabalho.

As empresas agora vão precisar oferecer muito mais apoio ao desenvolvimento profissional das funcionárias e à reintegração no mercado de trabalho durante a licença-maternidade. A igualdade de gênero é agora vista como uma situação vantajosa para ambas as partes; vamos manter o ritmo!

Representatividade importa

A representatividade importa, porque quando destacamos o caminho para a realização e demonstramos onde as pessoas podem chegar, elas podem perceber que são respeitadas independentemente de sua cor, sexo, orientação sexual ou habilidade.

Quando veem uma marca que prioriza a presença de mulheres em sua força de trabalho, e suas condições as permitem chegar a altas posições, consumidoras mulheres podem se enxergar por inteiro na marca, se sentir realmente representadas.

As mulheres podem ser um importante acelerador e facilitador da igualdade de gênero quando lideram. Metas de paridade de gênero em todos os níveis podem nos ajudar a chegar lá; no entanto, somente organizações inclusivas e conscientes do gênero podem desenvolver e reter o crescente talento feminino. E já passou da hora de isso acontecer!

Por que ter mulheres no marketing digital?

1 – Aproximadamente 80% das decisões de compra são tomadas por mulheres:

Nos canais digitais como Google, mídias sociais, anúncios de e-commerce são as mulheres que compõem a maior parte do público consumidor. Pensar em ter mulheres fazendo publicidade para mulheres faz todo o sentido.

2 – As pioneiras e inovadoras:

Justamente porque a disparidade existe, as mulheres estão mais inclinadas do que os homens a superar expectativas quando se trata de inovação e produtividade. Mulheres como Bia Granja, do YOUPIX, Christiane Silva Pinto do Google e a autora Martha Gabriel são exemplos de excelência na indústria.

3 – Agências que contratam mulheres geram maiores resultados:

De acordo com dados do LinkedIn, as agências que incluem mulheres em sua força de trabalho primária tiveram um aumento de 30% na receita. As mulheres estão quebrando as barreiras entre gêneros em indústrias historicamente dominadas por homens, graças a melhores incentivos e horários de trabalho flexíveis.

4 – Ambiente mais competitivo:

Haveria menos competição se apenas os homens competissem contra outros homens. A presença de mulheres em qualquer indústria tende a tornar o ambiente mais competitivo, o que melhora o sucesso geral de qualquer organização.

5 – Empreendedoras:

As mulheres no Brasil enfrentam numerosas barreiras sociais e culturais, e o marketing digital oferece excelentes oportunidades para romper essas barreiras. A possibilidade de trabalhar como freelancer ou em home office são algumas delas.

O lucro aumenta conforme a diversidade

Não é apenas uma obrigação moral assegurar a igualdade de oportunidades e um ambiente de trabalho justo entre gêneros. Isto pode proporcionar benefícios concretos, tais como aumento de produtividade e um ambiente de trabalho mais dinâmico para os funcionários. De acordo com a Accenture, uma redução de 50% na desigualdade de gênero pode aumentar significativamente o lucro geral de uma empresa (até 30% de crescimento), bem como servir como fonte de incentivos e ambições de carreira:

  • a porcentagem de mulheres que percebem seu papel como crítico nos processos decisórios aumentaria em 43%; 
  • mulheres com aspirações de liderança aumentariam em 21%; 
  • o número de mulheres satisfeitas com seu trabalho aumentaria em 5%, economizando dinheiro para as empresas.

O progresso ainda é imperfeito

Embora ainda existam problemas para as mulheres no marketing digital, tais como representação, acesso a cargos de liderança e igualdade salarial entre os gêneros, um tremendo progresso está sendo feito à medida que muitas mulheres continuam a ultrapassar limites de sucesso na indústria.

As coisas estão começando a mudar. Trabalhar e se capacitar para obter estas posições de topo dá às mulheres o poder de mudar o preconceito de gênero no local de trabalho. 

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As pessoas devem ser compensadas de acordo com suas habilidades e experiência. Também sinto que são necessárias mais mulheres líderes no mundo para alcançar esta igualdade. Nós vamos chegar lá!

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